Doce sabor da inovação ajuda empreendedora maranhense a se diferenciar na Páscoa

Cliente de cursos online do Sebrae, com inovação, empreendedora traz produtos diferenciados e inovadores, para atrair mais clientes e consolidar empreendimento

Com serviços de catering e buffet itinerante, Catharina Xavier aposta em produtos e atendimento inovadores para se diferenciar no mercado. (Fotos: divulgação)

Com o preço dos tradicionais ovos de chocolate nas alturas, é tempo de inovar e transformar. É essa a receita que os pequenos negócios que desejam aumentar a lucratividade nesta Páscoa estão seguindo, medindo os ingredientes e pesando bem as necessidades e tendências do mercado, buscando equilibrar o desejo de presentear quem se ama com eventuais impactos para o bolso.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sinalizam que as vendas de produtos ligados à Páscoa deverão somar R$ 3,36 bilhões este ano. No entanto, esse valor representa queda de 1,4% na comparação com o ano passado, já descontada a inflação. 

Para driblar essa dificuldade, as empresas – e principalmente os pequenos negócios – , apostam firmes na criatividade e produtos com maior valor agregado mirando nichos de consumo específicos e também na oferta do tradicional “repaginado” e de produtos menores, com o mesmo peso simbólico e afetivo. 

Inovando a tradição para se diferenciar 

Seguindo essa receita e pensando no preceito de renovação que a Páscoa traz, a empreendedora Catharinna Xavier de Souza, criadora da Cathy Cozinha Espontânea (no bairro do Calhau, em São Luís), elevou literalmente o sarrafo no quesito inovar, ofertando os chamados ovos premium, tendência de mercado com nível de diferenciação nas alturas.

Pepita D’Oro: empreendedora inova com ovos ‘banhados” em ouro, renovando a tradição do consumo de chocolates na Páscoa

Sem deixar de lado a tradição, Cathy criou uma linha especial para a Páscoa, usando chocolates finos, com teor elevado de cacau – os chamados ovos artísticos. São produtos que estão ganhando o mercado, realçados por por detalhes pensados para fazer a diferença. Dessa forma, Cathy inova invocando a tradição artesanal, o luxo da joalheria francesa e dos ovos de Páscoa de ouro da família Romano, imortalizados pelo joalheiro Peter Carl Fabergé. 

Estratégia de vendas e atração de clientes – Com um catálogo virtual, distribuído via aplicativo de mensagens, listas de transmissão e atrativa divulgação em redes sociais, Cathy propõe um menu com delícias artesanais, como a Pepita D’Oro, que ela chama “O Rei de Todos” (feito com caramelo francês, flor de sal, sucrilho crocante envolto em chocolate e folhas de ouro); ou ainda, com o Alvorecer de Pistache, que encanta por onde passa (feito com chocolate nobre meio amargo, brigadeiro de pistache com pedaços e, ainda, casquinha com crocantes de pistache).

Pensa que acabou? Como se fizesse um convite ao consumidor a mergulhar no luxo que é degustar um bom chocolate, tem também o Fine Se, ovo com muito chocolate, brigadeiro e balinhas Fini, o must da finura e a melhor escolha para os ‘pequenos’.

Completando o cardápio de ofertas, a empresa oferece também a linha dos chamados tradicionais, com embalagens bem criativas. Entre estes, estão ovos de brigadeiro de limão siciliano com mirtilo, brigadeiro trufado belga ao leite, ninho com Nutella e o não menos atrativo recheado com bacuri, que atende ao consumidor que gosta aliar à tradição do chocolate, os nossos sabores típicos. 

Experiência única

A expectativa é que esse conjunto de produtos, que têm em comum o fato de garantir para o cliente uma experiência de consumo única, contribua para elevar a lucratividade do negócio em 30% comparado a um mês normal. 

Marina Lavareda ressalta a importância das experiências de consumo memoráveis (Foto: Sebrae/Divulgação)

Para garantir sucesso nessa empreitada, cuidados com os produtos, com embalagens e no atendimento são fundamentais, segundo a empreendedora. “Nesta Páscoa, unimos a criatividade, com produtos especiais, sem deixar de lado nosso atendimento e atenção para com o cliente, garantindo uma experiência marcante, que o torne fiel ao nosso negócio, gerando prazer e satisfação”, explica Catharina. 

A experiência de consumo pode ser descrita como a impressão que um consumidor terá de uma empresa, desde o primeiro contato até a aquisição de produtos ou serviços. É um dos mais importantes diferenciais competitivos para as empresas neste mercado de concorrência globalizada.

Segundo Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão, ao pensar nesse quesito, o empreendedor pode inovar trabalhando com várias estratégias. Entre estas, a gerente cita como exemplo a “oferta de mais facilidades ao cliente, por exemplo, com um atendimento humanizado, rápido e efetivo; ou com a criação de vínculos emocionais, fazendo com que o cliente se sinta ouvido e valorizado; ou, ainda, adotando múltiplos canais para comunicação (como chatbots, e-mail, SMS, redes sociais e telefone), além de pensar em formas de integrar os canais de comunicação e venda, tanto on-line quanto off-line e de facilitar o processo de vendas com segurança para o consumidor”. Tudo isso, segundo ela, “sem descuidar de ouvir os feedbacks do cliente, com atenção ao atendimento e valorização do cliente a quem queremos oferecer experiências ímpares de consumo, fazendo com que se tornem propagadores das empresas e das boas experiências”, conclui ela. 

Foco na melhoria

Criada em 2019, a Cathy Cozinha Espontânea tem como foco principal o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Atua como microempresa em segmentos como serviços de catering, buffet Itinerante (no espaço do cliente), fornecimento para eventos personalizados e individualizados, além de encomendas, com serviço de delivery, sempre com cardápio personalizado. 

Para ela, o crescimento da empresa trouxe como principal desafio a necessidade de aprimorar a gestão do negócio. Ela, que é cliente do Sebrae nos cursos online, planeja investir no Empretec e em opções de consultoria para consolidação do negócio, que já é uma referência no mercado local. “Com esse crescimento, é preciso investir no controle da gestão, para que minha empresa cresça de forma sustentável nesse mercado tão concorrido”, explica ela. 

Cesar Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão (Foto: Sebrae/Divulgação)

O gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, avalia que a decisão de investir no aprimoramento da gestão vai trazer mais eficiência para a empresa e destaca a aposta na inovação. “Com os controles gerenciais adequados e um planejamento sólido, a Cathy Cozinha Espontânea tem todas as condições para seguir crescendo. É importante continuar aprimorando os produtos, inovando nesta área e nos processos e investindo na construção de relacionamento com o cliente. A inovação, de fato, tornou-se um caminho sem volta. O empresário que inova, que procura agregar valor ao seu negócio, está sempre à frente, porque inova pensando no cliente e em suas necessidades”, explica Guimarães.

Com esse perfil, a Cathy Cozinha Espontânea avança também no quesito realizar sonhos. Tanto para a sua criadora, como para o cliente. “Minha empresa nasceu de um sonho, de um desejo íntimo de dar vazão a um dom e ao aprendizado permanente como chef. E é para continuar realizando sonhos e fazendo sonhar, que queremos nos fortalecer como empresa e continuar a trajetória de crescimento”, completa ela.

Presidente da Equatorial Maranhão agora é Cidadão Maranhense

O casal Anya e Sérvio Túlio dos Santos com o Dep. Wellington do Curso, autor da homenagem (Fotos: Danielle Vieira)

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos, é o mais novo Cidadão Maranhense, com título concedido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, através da sugestão do deputado estadual Wellington do Curso (Novo).

Carlos Hubert entre Victória Nicácio e Jessika Farias (MKT)

A cerimônia, realizada no plenário Nagib Haickel, reuniu parlamentares, autoridades, colaboradores da companhia, familiares, amigos e representantes da sociedade civil. Em seu discurso, Sérvio expressou sua emoção ao receber o título e reforçou o vínculo afetivo com o Maranhão.

Célio Sérgio (O Imparcial) e Henrique Castelo Branco

“Sou paraibano de nascimento, mas me sinto maranhense de coração — por afeto, por escolha e por pertencimento”, afirmou.

Francila Soares, Alinez Martins e Rafaela Moreira, da Equatorial Maranhão

A homenagem reconhece a trajetória de duas décadas de Sérvio à frente de importantes cargos na Distribuidora de energia elétrica e sua contribuição efetiva para o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio do acesso à energia.

Ex-deputado estadual Stênio Rezende, Bráulio Martins, José Jorge Soares e Luiz Bandeira

Natural de Campina Grande (PB), Sérvio construiu sua carreira no Maranhão, onde reside há 20 anos. Desde 2021, ele comanda a Equatorial Maranhão, distribuidora de energia que atende os 217 municípios maranhenses.

Sérgio Carvalho, Vanessa Mendes, Alinez Martins e Henrique Tabosa (Regional Norte)

Também merece destaque sua atuação à frente do Programa do Governo Federal Luz Para Todos, que leva energia a milhares de famílias em áreas remotas do estado.

Walney Medeiros e Ivan Nachtigall da Equatorial Maranhão

Além dos investimentos em infraestrutura elétrica, o presidente da Equatorial Maranhão destacou o papel estratégico da Companhia em todas as regiões do estado, contribuindo para impulsionar o turismo, o agronegócio, o comércio e a valorização do patrimônio maranhense.

Nan Souza, César Cardoso e Ronald Almeida

O título concedido chega em um momento simbólico para a Distribuidora, que comemorou em 2024, 20 anos de atuação no Maranhão. Durante esse período, a Equatorial consolidou-se como uma das maiores empresas do setor no país, com forte presença territorial e papel ativo na transformação da matriz de desenvolvimento do estado.

Francisco Soares, Sérvio Túlio e Marcelino

“A minha história no Estado se confunde com a história da Equatorial Maranhão” frisou emocionado o mais novo Cidadão Maranhense.

Rio Anil Shopping divulga horário de funcionamento para os feriados de abril

O Grupo Argumento fará show especial no Palco Rio Anil, na Praça de Alimentação

O Rio Anil Shopping informa os horários de funcionamento durante os feriados da Sexta-feira Santa (18/04) e de Tiradentes (21/04), conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 da Fecomércio-MA.

No dia 18 de abril (Sexta-feira Santa), as lojas e quiosques estarão fechados, assim como os demais serviços como Equatorial, Localiza, Zarp, Cartório, Lotérica, Hospital de Referência Oftalmológica (HRO) e Instituto de Graduação e Pós Graduação (Ipog).  Já a praça de alimentação funcionará das 12h às 22h e as Lojas Americanas, das 12 às 21h. O Mateus Supermercados funcionará de 9h às 21h e a academia Smart Fit, de 9h às 12h.

No feriado de Tiradentes, 21 de abril (segunda-feira), o Rio Anil Shopping funcionará com lojas e quiosques abertos das 10h às 22h, mesmo horário da praça de alimentação e das Lojas Americanas. O Hospital São Domingos atenderá das 7h às 12h. Já os demais serviços, como Equatorial, Localiza, Zarp, Cartório, Lotérica, HRO e IPOG, estarão fechados. O Mateus Supermercados funcionará de 9h às 21h e a academia Smart Fit, de 9h às 12h.

PROGRAMAÇÃO

O shopping funcionará normalmente no fim de semana entre os feriados, dias 19 (sábado) e 20 (domingo) de abril, inclusive, com programação especial. Das 15h às 18h30, a programação é infantil, com a presença do Coelhinho da Páscoa para tirar fotos e divertir a criançada. Já a partir das 18h30, a atração é o Palco Rio Anil, na Praça de Alimentação, com show especial do Grupo Argumento, em comemoração ao aniversário de 15 anos do shopping.

No domingo de Páscoa (20), véspera de feriado, as comemorações continuam. O Clubinho Rio Anil realiza, a partir das 15h, oficinas gratuitas de artesanatos de Páscoa, que as crianças vão aprender a fabricar e levar para casa como lembrança desse momento especial. No Palco Rio Anil, quem entra em cena às 18h30 é o cantor Gabriel Leandro.

Gentil Neto e Fábio Gentil recebem o vice-governador Felipe Camarão e o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, na tradicional Procissão do Fogaréu, em Caxias

O secretário Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella, o bispo de Caxias, Dom Sebastião, o prefeito Gentil Neto e o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda Milhomem

O prefeito Gentil Neto e o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, receberam, nessa quarta-feira (16), em Caxias, o vice-governador, Felipe Camarão, e o secretário estadual da Cultura, Yuri Arruda Milhomem, na tradicional Procissão do Fogaréu. O espetáculo religioso é um dos pontos altos da Semana Santa em todo o leste do Maranhão, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

O prefeito Gentil Neto, o secretário Fábio Gentil e a deputada estadual Daniella com personagens da Procissão do Fogaréu

Gentil Neto destacou o prestígio que representou a dupla visita, em um momento tão significativo para a cidade. “Noite de encontros espaciais! Recebemos com alegria o vice-governador Felipe Camarão e o secretário estadual de Cultura, Yuri Arruda Milhomem, que vieram prestigiar a tradicional Procissão do Fogaréu”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.

Clique aqui e aqui e assista aos vídeos.

Recepção ao vice-governador Felipe Camarão na residência do secretário e líder político Fábio Gentil

Sobre o evento religioso, Gentil Neto ressaltou que foi um espetáculo de fé, cultura e emoção. “Um momento que tocou nossos corações e nos encheu de orgulho. Parabenizo todos os envolvidos nessa belíssima celebração, que já faz parte da nossa história”, assinalou.

A Procissão do Fogaréu toma conta de uma das principais avenidas de Caxias, fortalecendo a fé e a tradição religiosa

O secretário Fábio Gentil recebeu Felipe Camarão em sua casa, acompanhado da deputada estadual Daniella, e também destacou o prestígio que foi ter a presença do vice-governador e amigo em Caxias para participar de um evento tão representativo para os caxienses. “Procissão do Fogaréu em Caxias: um espetáculo de fé e tradição. Momentos como esse fortalecem nossa devoção e nos enche de orgulho da nossa cultura. Foi lindo demais”, exaltou.

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, dialoga com o secretário de Estado d Cultura, Yuri Arruda Milhomem, destacando a grandiosidade da Procissão do Fogaréu

Felipe Camarão declarou que de tanto ouvir falar da Procissão do Fogaréu, resolveu participar do evento religioso, a convite do bispo de Caxias, Dom Sebastião; do vereador e amigo Léo Barata, líder do governo na Câmara Municipal; do prefeito Gentil Neto; do secretário Fábio Gentil e da deputada estadual Daniella. Ele destacou a grandiosidade da procissão realizada há 22 anos pelos caxienses. “É o maior espetáculo a céu aberto que temos. Uma manifestação católica, cultural, de fé, religiosidade e tradição”, enalteceu.

Um dos momentos mais emocionantes do espetáculo: Jesus prega aos fieis no Domingo de Ramos

O secretário estadual da Cultura, Yuri Arruda Milhomem, também fez referência à magnitude da Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. “O evento carrega história e tradição, encantando gerações e emocionando fieis”, expressou.

Júlio Filho marca presença em evento de assinatura de Ordem de Serviço da extensão da Av. Litorânea

Júlio Filho e o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, com o ministro do Esporte, André Fufuca

Acompanhado de lideranças, o presidente do PL em São José de Ribamar, Júlio Filho, participou na última terça-feira (16), da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para extensão da Avenida Litorânea, que agora passará dos atuais 7km para 14km de via e, consequentemente, contemplará também a cidade ribamarense.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, dialoga com o governador Carlos Brandão sobre a importância da obra viária

O evento foi promovido pelo governador Carlos Brandão e reuniu autoridades políticas de todo o Estado, entre elas, o prefeito da cidade balneária, Dr. Julinho (Podemos).

De acordo com o projeto exposto, a nova etapa da obra ligará o bairro Olho D’Água até o município de São José de Ribamar, dobrando sua extensão e consolidando um importante eixo de mobilidade urbana na Grande Ilha.

Júlio Filho e Dr. Julinho integraram a numerosa comitiva que prestigiou a assinatura da ordem de serviço da nova extensão da Avenida Litorânea

Julio Filho destacou a importância do projeto e parabenizou o governador pela iniciativa. Segundo ele, a ampliação da avenida vai muito além da mobilidade: “Esse é um passo importante para o desenvolvimento da nossa região, pois integra os principais municípios da Grande Ilha, impulsiona o turismo e fortalece a economia local”, afirmou.

Dezenas de máquinas no canteiro de obras para dar início à execução do projeto de engenharia

Júlio também ressaltou os impactos positivos para os pequenos empreendedores, como donos de bares e restaurantes, além da geração de empregos diretos e indiretos. “Essa obra representa progresso para São José de Ribamar e para toda a Ilha. É disso que se trata a verdadeira metropolização: integração, desenvolvimento e oportunidade para todos.”, completou.

Após luta do deputado Wellington, prefeito de Paço do Lumiar nomeia aprovados em concurso público

O deputado estadual Wellington do Curso comemorou a nomeação dos aprovados no último concurso público para preenchimento de cargos na Prefeitura de Paço do Lumiar

O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) comemorou a nomeação dos aprovados no último concurso público para preenchimento de cargos na Prefeitura de Paço do Lumiar, município da região metropolitana de São Luís. O anúncio foi feito pelo prefeito Fred Campos, que fez valer a luta do parlamentar, defensor permanente e incansável do ingresso de servidores concursados nas mais diferentes carreiras em todo o Maranhão.

“Ontem, o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou a publicação no Diário Oficial do Município dos aprovados no último concurso. Uma luta antiga do nosso mandato”, registrou Wellington nas redes sociais.

O deputado parabenizou os novos servidores. “Luta nossa! Vitória de todos”, assinalou.

Equatorial Maranhão executa Plano Operacional para garantir fornecimento de energia durante a Semana Santa

Equipes estratégicas estarão mobilizadas em todo o estado durante o feriado prolongado

A iniciativa contempla o reforço de ações preventivas e a mobilização de equipes especializadas em pontos estratégicos do estado

Com o objetivo de assegurar a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica durante o feriado prolongado da Semana Santa, a Equatorial Maranhão colocou em prática um robusto Plano Operacional. A iniciativa contempla o reforço de ações preventivas e a mobilização de equipes especializadas em pontos estratégicos do estado, considerando o aumento do fluxo de pessoas em áreas urbanas, litorâneas e rurais nesse período.

O Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca o preparo da empresa para atuar com eficiência durante o feriado. “Estruturamos um plano sólido, com atividades bem alinhadas e um fluxo de atuação definido, para que possamos responder com agilidade a qualquer situação emergencial. Nosso compromisso é garantir que os clientes tenham o máximo de continuidade no fornecimento de energia elétrica e possam aproveitar o feriado com segurança e tranquilidade — seja participando das celebrações religiosas, viajando ou em momentos de lazer”, afirmou.

Equipes de plantão e tecnologia a serviço da população

Durante todo o feriado, equipes técnicas estarão de plantão e prontas para atender qualquer eventualidade. O contingente mobilizado reúne engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, controladores, eletricistas, equipes comerciais e de campo, incluindo estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva — todos preparados para atuar de forma rápida e segura.

Essas equipes estarão posicionadas em regiões com maior movimentação de pessoas, e contarão com sistemas de comunicação integrados ao Centro de Operações Integradas (COI), o que garante agilidade na troca de informações e no atendimento às ocorrências relacionadas ao sistema elétrico.

O Centro de Operações Integradas (COI) garantirá agilidade na troca de informações e no atendimento às ocorrências

Ações preventivas reforçadas antes do feriado

Além da atuação especial durante o feriado, a Equatorial Maranhão intensificou ações de manutenção preventiva nos dias que antecedem a Semana Santa, com foco em reduzir os impactos típicos do período chuvoso. As principais medidas incluem inspeções programadas nas redes de distribuição, lavagem de componentes nas subestações, substituição de isoladores, instalação de espaçadores e poda preventiva de galhos que possam comprometer a rede elétrica.

Alerta de segurança e canais de atendimento

A Distribuidora reforça a importância da direção segura, especialmente nas rodovias, para evitar colisões com postes — uma das principais causas de interrupções no fornecimento de energia. Em casos de falta de energia ou acidentes envolvendo a rede elétrica, a população deve acionar imediatamente a Central 116 (ligação gratuita), o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Em situações de choque elétrico, a orientação é nunca tocar na vítima — o procedimento correto é isolar a área e buscar ajuda especializada.

Os pontos presenciais de atendimento ao público e os postos E+ Reciclagem funcionarão normalmente até quinta-feira, 17 de abril. Não haverá expediente nos dias 18 (Sexta-feira Santa) e 21 (Tiradentes), com retorno das atividades na terça-feira, 22 de abril.

Durante todo o feriado, o atendimento seguirá normalmente por meio dos canais digitais da Equatorial Maranhão:

• WhatsApp (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara;
• Central 116, disponível 24 horas, com ligação gratuita;
• Site: www.equatorialenergia.com.br

Universidade Ceuma mantém projeto que garante mobilidade e mais qualidade de vida a pacientes do Socorrão 2

Estudantes de Fisioterapia participam de treinamento para ingresso no Projeto Mexa-se

A Universidade Ceuma mantém um projeto que leva mais mobilidade e qualidade de vida para pacientes acamados. Desde 2022, o projeto de extensão Mexa-se, do curso de Fisioterapia, tem feito a diferença no Hospital Socorrão II, utilizando coxins sustentáveis – feitos de materiais recicláveis – para reduzir o risco de úlceras por pressão e melhorar a mobilidade dos pacientes.

A coordenadora do projeto, Profª Me. Ana Lourdes, reforça a importância da mobilização: “Apesar de você estar internado e, por algum motivo, necessitar ficar na cama, você não precisa deixar de mexer o que pode ser mexido, porque, senão, você tem a possibilidade de agravar os sistemas orgânicos”.

Paciente com mobilidade prejudicada é tratada por equipe de estudantes de Fisioterapia da Universidade Ceuma

Além de mudar vidas no hospital, o projeto também capacita estudantes da Universidade Ceuma, proporcionando aprendizado prático sobre atendimento humanizado e prevenção de lesões hospitalares.

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a instituição de ensino superior reforçou a premissa que vem é seguida à risca por todos os seus cursos da área de saúde : cuidar vai muito além de tratar.

A coordenadora do projeto, Profª Me. Ana Lourdes, reforça a importância da mobilização para estimular os pacientes acamados a se mexer

O Projeto Mexa-se mostra tal princípio na prática — promovendo mobilidade, prevenindo lesões e levando dignidade pra quem mais precisa. Saúde de verdade é a que alcança, acolhe e transforma.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima