Governo do Estado entrega obras em Caxias e fortalece parceria com o município: Fábio Gentil toma posse como secretário

Fábio Gentil, o governador Carlos Brandão e o prefeito de Caxias, Gentil Neto, exibem o ato de posse do novo secretário da Sagrima

O município de Caxias viveu um dia histórico nesta terça-feira (08), com a entrega de importantes obras realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, do prefeito Gentil Neto, da deputada Daniella, vereadores, lideranças políticas e, em destaque, do líder político Fábio Gentil, que assumiu oficialmente a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Maranhão.

Entre as entregas, destaque para a inauguração da Areninha da Volta Redonda, a revitalização da quadra da escola estadual Duque de Caxias, a entrega da Areninha do Parque da Cidade e a assinatura da ordem de serviço da ampliação da Avenida do Pirajá, obras que representam investimentos significativos na infraestrutura urbana, no esporte e na educação do município.

O governador Carlos Brandão também deu o aval para a construção do tão sonhado aeroporto de Caxias, graças ao emprenho de Fábio Gentil e de Gentil Neto que doou o terreno. Um marco para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. Além disso, visitou a escola estadual Santos Dumont, reforçando o compromisso com a educação, e realizou a entrega de novas viaturas policiais, fortalecendo a segurança pública no município.

Durante o evento, o governador reforçou o compromisso com Caxias e destacou a força da parceria entre o Governo do Estado e a gestão municipal:

“Estamos aqui não apenas para entregar obras, mas para reafirmar nosso compromisso com o povo caxiense. É com união que a gente transforma realidades e constrói um Maranhão melhor para todos”, afirmou o governador.

Fábio Gentil, em sua fala, emocionou o público ao lembrar de sua trajetória como prefeito de Caxias e dos frutos colhidos até hoje graças a uma gestão que priorizou o povo.

“O trabalho sério que realizamos à frente da Prefeitura de Caxias segue dando frutos. Agora, como secretário de Estado, continuo com o mesmo compromisso: trabalhar por nossa gente, com responsabilidade e amor.”, declarou Fábio Gentil.

Gentil Neto, atual prefeito de Caxias, também destacou a importância da união entre os poderes e a continuidade de um projeto que tem transformado a cidade:

“Seguimos avançando porque temos base sólida. A gestão de Fábio Gentil deixou um legado que respeitamos e ampliamos. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para continuarmos entregando resultados à população”, pontuou Gentil Neto.

As entregas representam mais que obras físicas: simbolizam o fortalecimento de um projeto político pautado na união, no trabalho e na seriedade. A presença de grandes lideranças estaduais e municipais reafirma Caxias como prioridade no desenvolvimento do Maranhão.

AmoVinho vai sediar encontro sobre tendências de mercado, gestão e estratégias de crescimento Negócios & Vinhos será realizado no dia 22 de abril, às 19h

Almistron Marinho (dir.) com Fernando Coelho, curador e mediador do Negócios & Vinhos

 SÃO LUÍS – No próximo dia 22 de abril, às 19h, a AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon) realizará a primeira edição do evento Negócios & Vinhos, destinado exclusivamente ao universo empresarial para quem busca inspiração, networking e troca de experiências.

Com curadoria e apresentação do professor de Negócios e escritor Fernando Coelho, o encontro contará, também, com a participação especial do empresário Marcio Brasil, CEO do Grupo Terra Zoo.

Durante o evento, os participantes poderão desfrutar de uma conversa informal que abordará tendências de mercado, gestão empresarial e estratégias de crescimento, tudo em um ambiente sofisticado, harmonizado com uma seleção dos melhores vinhos e a alta gastronomia que a casa oferece.

“Nosso objetivo é convocar destacados nomes do empresariado para compartilhar experiências e insights valiosos de forma inovadora. O Negócios & Vinhos é uma oportunidade única para aprender e estabelecer conexões estratégicas em um formato descontraído e prazeroso”, diz Fernando Coelho.

Almistron Marinho, fundador do Amovinho Bistrô & Adega, e seus parceiros, Mário Fernandes e Emanoel Mota, complementam que o evento traduz a essência do espaço. “Sempre pensamos nosso ambiente para oferecer momentos especiais. Combinar conhecimento empresarial com uma seleção criteriosa de vinhos e uma gastronomia de excelência é perfeito para quem busca inspiração e oportunidades de negócios”.

As reservas podem ser feitas pelo telefone (98) 99173-1819 ou pelo Instagram @amovinhoslz. As vagas são limitadas.

Durante ato em Caxias, Brandão empossa Fábio Gentil na Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária

Fábio Gentil e o governador Carlos Brandão exibem o ato de posse do novo secretário da Sagrima

O engenheiro civil e líder político Fábio Gentil foi empossado pelo governador Carlos Brandão, nesta terça-feira (8), durante ato em Caxias, no cargo de secretário de Estado de Agricultura e Pecuária. Ele agradeceu a Brandão pela confiança e prometeu trabalhar para atingir os melhores resultados possíveis à frente da pasta, cuja missão é implementar políticas públicas para fortalecer o agronegócio, importante vetor de desenvolvimento do Maranhão.

Fábio Gentil assina o ato de posse no cargo de secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, observado pela deputada estadual Daniella, sua esposa

Maior liderança política do leste maranhense, Fábio Gentil assume o cargo respaldado por uma vasta experiência na gestão pública. Após exercer, de forma consecutiva, cinco mandatos de vereador e dois mandatos de prefeito em Caxias, sua terra natal, ele desponta como um dos quadros mais bem preparados do governo Brandão, com plena capacidade de contribuir para que o agro do Maranhão avance ainda mais nos cenários nacional e internacional.

“Hoje é um dia de muita honra e alegria para mim ao assinar a posse como novo secretário da Sagrima. Agradeço imensamente ao governador Carlos Brandão pela confiança depositada em meu trabalho. Assumo esse desafio com responsabilidade, compromisso e o firme propósito de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado por meio do fortalecimento da agricultura e da pecuária. Vamos em frente”, declarou Fábio Gentil ao ser empossado por Brandão, em ato bastante concorrido, na presença de diversas lideranças e do povo caxiense.

Fábio Gentil e o governador Carlos Brandão trocam abraço, após a assinatura do afo de posse, sob aplausos dos presentes

Além do governador Carlos Brandão, participaram da cerimônia o vice-governador Felipe Camarão, o prefeito de Caxias, Gentil Neto; a deputada estadual Daniella, vereadores, lideranças populares locais e regionais e cidadãos de diversas localidades do município, que fizeram questão de prestigiar mais um momento vitorioso da trajetória do conterrâneo na vida pública.

Juscelino Filho pede demissão do cargo de ministro das Comunicações após ser denunciado pela PGR ao STF por corrupção

O agora ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho com com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), pediu demissão do cargo após a Procuradoria-Geral da República apresentar uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal, acusando-o de corrupção passiva e outros crimes cometidos durante seu mandato como deputado federal. A saída foi confirmada pelo próprio partido e uma nota deve ser divulgada ainda nesta terça-feira (08).

A denúncia se refere a uma investigação sobre o desvio de emendas parlamentares, especificamente envolvendo dinheiro enviado para a cidade de Vitorino Freire, no Maranhão. Na época, a irmã de Juscelino Filho, Luanna Rezende, que também é membro do União Brasil, era prefeita do município. Ele nega qualquer irregularidade.

A PGR encaminhou a denúncia ao STF, onde a investigação está sob a relatoria do ministro Flávio Dino. Quanto à vaga no Ministério das Comunicações, ela deve ser preenchida pelo União Brasil.

Dra. Ludimilla Rodrigues celebra 10 anos transformando vidas com estética avançada

Dra. Ludimilla Rodrigues: “Fui a primeira da minha família a conquistar o ensino superior” (Foto/Divulgação)

Especializada em estética integrativa, a Dra. Ludimilla Rodrigues celebra em 2025 uma década de atuação na área e comemora também seu sucesso na LR Clinic, no Ed Marcus Barbosa, Sala 318 – Calhau. Na programação de comemoração, vários de seus protocolos estão com descontos especiais, entre outras novidades para suas clientes.

“Minha história com a estética começou oficialmente em 2011, quando me formei em Estética e Cosmetologia. Mas minha vontade de aprofundar o conhecimento e oferecer algo além da beleza exterior me levou a cursar Biomedicina, graduação que concluí em 2017. No ano seguinte, me especializei em estética avançada e, desde então, venho me dedicando à harmonização facial, rejuvenescimento, saúde da mulher e suplementação, entre outras áreas”, conta a profissional.

Ludimilla faz questão de falar da sua origem humilde. Nascida na cidade de São José de Ribamar, ela foi criada por uma mãe solo. “Cresci com um sonho que me acompanhava em silêncio: fazer uma faculdade. Para muitos, parecia distante. Para mim, era questão de tempo e coragem. Fui a primeira da minha família a conquistar o ensino superior”, conta cheia de orgulho.

Sua primeira clínica de estética foi aberta em 2013: “com muita coragem”, revela. “Foi um passo grande para quem vinha de onde eu vim. Ao longo desses anos, enfrentei inúmeros desafios — e ainda enfrento. A estrada nunca foi fácil, mas sempre foi movida por amor. E quando se trabalha com amor, a dedicação deixa de ser esforço e passa a ser parte da rotina”, desabafa.

A estética, para a Dra Ludimilla, vai muito além do que se vê. “Ela toca a alma, resgata a confiança e empodera”. Para ela, cada resultado alcançado com uma paciente, cada transformação no espelho, cada olhar emocionado de volta à autoestima, mostram que ela escolheu o caminho certo. Parabéns e mais sucesso, Dra.

Maranhão se destaca em potencial energético com inauguração de duas novas termelétricas

Foto aérea da UTE MC2 Nova Venécia 2, que entrou em operação em março no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão

A potência de geração de energia elétrica no Brasil foi ampliada em 1.742,28 megawatts (MW) nos primeiros três meses de 2025, conforme demonstra levantamento realizado pelas áreas técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Maranhão se destacou em março, com o início da operação de duas novas usinas termelétricas, reunindo 113,40 MW.

A expansão verificada somente em março foi de 220,30 MW, em 11 novas usinas em operação comercial:  duas termelétricas (113,40 MW), sete eólicas (102,30 MW), uma central geradora hidrelétrica (3,70 MW) e uma pequena central hidrelétrica (0,90 MW). Quase 40% do crescimento da matriz elétrica no mês corresponde à entrada em operação da Usina Nova Venécia 2, a gás natural. Localizada em Santo Antônio dos Lopes/MA, ela possui potência autorizada de 87,22 MW. 

O primeiro trimestre do ano contou com a liberação de novas usinas em 11 estados nas cinco regiões do país. O Mato Grosso do Sul apresenta a maior expansão no período, com 437,13 MW, seguido da Bahia, com 356,70 MW. Considerando apenas o mês de março, o Maranhão foi o estado com maior crescimento da potência instalada no mês, com 113,40 MW decorrentes da entrada em operação de duas termelétricas. A Bahia ficou em segundo lugar, com duas usinas e 85,50 MW instalados.

Capacidade total de usinas centralizadas é de 209,9 GW 

Em 1º de abril, o Brasil somou 209.905,0 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o SIGA, 85,04% das usinas são consideradas renováveis.

Saiba mais aqui.

Em Brasília, Brandão assina contrato de R$ 45 milhões para reforçar combate a incêndios no Maranhão

Com o investimento será possível a criação de sete novas unidades do Corpo de Bombeiros ampliando a capilaridade da corporação

Carlos Brandão destacou que o convênio é resultado de três anos de luta junto ao BNDES

O governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF) nesta segunda-feira (7) para assinar um contrato de R$ 45 milhões para o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA). O recurso foi viabilizado pelo Fundo Amazônia a partir de parceria do Governo do Maranhão com o Ministério do Meio Ambiente e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O investimento possibilitará a criação de mais sete unidades do Corpo de Bombeiros, ampliando a capilaridade das ações, especialmente as de combate a incêndios. O governador ressaltou que a corporação é uma referência dentro e fora do estado em diversas ações, inclusive de salvamento, e que a gestão estadual não tem poupado esforços para garantir as condições para um trabalho ainda mais eficiente.

“Depois de três anos de luta e apresentação do projeto ao BNDES, nós assinamos esse convênio. É um momento histórico para a preservação das florestas, combate a incêndios, é todo um programa ambiental. Hoje temos 39 unidades do Corpo de Bombeiros e agora vamos implementar mais sete. Lembrando que estamos construindo uma sede nova e vamos fazer um concurso público para ampliar o efetivo, então vamos fortalecer muito o combate a incêndios, que já é muito forte”, observou Brandão.

O governador Carlos Brandão e secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, exibem o convênio assinado

Representando a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, o contrato foi assinado pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Ele explicou que a medida proporciona maior sinergia com a proposta do governo federal que busca mitigar as queimadas a partir do pronto combate aos focos de incêndio.

“Se deixar um incêndio atingir grandes proporções é muito mais difícil reverter. Portanto, quem está na ponta, que é o Estado, descentralizando suas equipes, mais rapidamente poderá estar na linha de frente e será apoiado pelo Ibama/ICMBio e todas as outras forças. Então, nós acreditamos que isso é central para de fato melhorar e dar uma resposta mais efetiva ao risco de incêndio, que cresce muito em função das mudanças climáticas”, afirmou Capobianco.

Também estiveram presentes à assinatura do contrato o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; a secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flavia Franco; representante do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho; e o coronel Wellington Reis, que representou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Chuvas: comandante-geral do Corpo de Bombeiros alerta para necessidade de remoção de famílias de áreas de risco em 20 bairros de São Luís

Equipe da Defesa vistoria área de risco em bairro de São Luís após forte chuva

Alagamentos, inundações e outros problemas decorrentes das chuvas, afetam pelo menos 20 bairros de São Luís, que tiveram áreas mapeadas como de risco, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). É feito um trabalho de monitoramento, avaliação do cenário e prestado auxílio às famílias, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual (CEPDECMA), em apoio ao órgão municipal. 

As regiões com pontos de risco são Coroadinho, Parque Pindorama, Salinas do Sacavém, Sacavém, Matança/Anil, Novo Angelim, Angelim, João de Deus, Santo Antônio/Pirapora, Barreto, Isabel Cafeteira, Fumacê, Sá Viana, Vila Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. Essas áreas vêm sendo monitoradas periodicamente, o trabalho que se intensifica em virtude do avanço das chuvas. Com a previsão de chuvas mais fortes e intensas, o problema deve se agravar nessas áreas.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil levam orientações a comunidade da capital ameaçada pelas chuvas

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, aponta que aponta como medida, a remoção das pessoas das áreas de risco, durante este período, a fim de prevenir tragédias ainda maiores. “A Defesa Civil Estadual vem trabalhando para garantir a segurança de todos e minimizar os danos, apoiando o órgão municipal, na capital e também no interior do Estado. Essa parceria com os municípios e a colaboração das comunidades são diferencial para enfrentamento da situação e proteção da vida. Nossa orientação é que estas famílias sejam removidas das áreas de risco, a fim de evitar tragédias neste período chuvas”, reafirma.

A Defesa Estadual desenvolve ações de prevenção, mitigação dos danos, resposta a ocorrências e, se necessário, de reconstrução. Os bombeiros também auxiliam no acesso a benefícios sociais, e orientam para decretação de Estado de Emergência junto do Governo Federal, no que refere aos municípios. O intuito é assegurar apoio imediato às comunidades e a pronta recuperação das regiões”, explica o coronel Célio Roberto.

Equipe da Defesa Civil avalia risco em bairro de São Luís com área vulnerável às chuvas

Chuvas no Maranhão

Dezoito municípios decretaram Situação de Emergência, por conta das chuvas: Formosa da Serra Negra, Grajaú, Buriti Bravo, Pindaré-Mirim, Monção, Bom Jardim, Codó, Peri Mirim, Pedro do Rosário, São João do Soter, Arame, Turilândia e Afonso Cunha. Estreito e Buriticupu decretaram Estado de Calamidade Pública.

A medida foi tomada após as fortes chuvas que afetaram as regiões e causaram transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra, obstrução de vias, deixando muitas famílias em situações de vulnerabilidade. A Defesa Civil Estadual presta apoio aos órgãos municipais, na mitigação dos danos e no suporte aos afetados.

Noite de lançamento: “Os Tambores de São Luís” ganha versão em quadrinhos

Equatorial Maranhão, patrocinadora da obra, reforça seu compromisso com a cultura maranhense

A analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, o escritor e roteirista Iramir Araújo e a Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, no evento de lançamento da obra “Os Tambores de São Luís em Quadrinhos”

A valorização e o fortalecimento da cultura maranhense são compromissos permanentes da Equatorial Maranhão. Por meio de patrocínios e apoios a projetos culturais, a concessionária de energia viabiliza iniciativas que preservam a memória, incentivam a formação de novas plateias e impulsionam diversas expressões culturais no estado.

A mais recente iniciativa foi o patrocínio do livro Os Tambores de São Luís em Quadrinhos, uma adaptação do romance histórico Os Tambores de São Luís, do consagrado escritor maranhense Josué Montello (1917-2006); assinada pelo escritor e roteirista Iramir Araújo. A obra conta com o patrocínio da Equatorial e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O romance original tem como protagonista o negro Damião e retrata sua jornada por São Luís para visitar seu trineto recém-nascido. Considerado um dos grandes romances sobre a escravidão no Brasil, Os Tambores de São Luís ganha agora uma nova versão em quadrinhos, tornando-se mais acessível a diferentes públicos e promovendo o contato de novas gerações com a obra de Montello.

A Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, esteve presente no evento e destacou a relevância da iniciativa. “Para a Equatorial, é um privilégio e uma grande alegria apoiar esse projeto, que reforça a cultura do Maranhão por meio da literatura. Essa releitura em quadrinhos aproxima a obra de novos públicos, permitindo que mais pessoas conheçam a grandiosidade do trabalho de Josué Montello. O que Iramir Araújo nos entrega é a continuidade de uma história fundamental para o Maranhão e para os maranhenses. Com esse apoio, a Equatorial reafirma seu compromisso de incentivar e fortalecer a cultura maranhense em suas diversas formas de expressão”, comenta.

A Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, destacou a missão de fortalecimento da cultura maranhense da Equatorial Maranhão

Com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire, a obra foi apresentada ao público em uma noite cultural na Casa de Cultura Josué Montello, na última quinta-feira (03/04). O evento marcou o início das comemorações pelos 50 anos do romance Os Tambores de São Luís e contou com uma programação especial, incluindo sessão de autógrafos, debate com os autores e exposição interativa sobre o processo de adaptação, com QR Codes para leitura digital. A apresentação do grupo Tambor de Mina Terreiro de Iemanjá também fez parte da celebração.

O autor, historiador e roteirista Iramir Araújo enfatizou a importância do apoio da Equatorial Maranhão na realização do projeto. “O patrocínio da Equatorial é essencial para que obras como essa cheguem ao público. A empresa demonstra uma sensibilidade ímpar ao investir na cultura, e somos muito gratos por esse apoio”, ressaltou Iramir.

Com essa iniciativa, a Equatorial Maranhão reforça seu papel como incentivadora da cultura e da valorização da identidade maranhense, levando a literatura e a arte a um público cada vez mais amplo.

OAB celebra trajetória de José Sarney com Medalha Raymundo Faoro

Ao reconhecer o papel histórico de José Sarney na redemocratização do país, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, entregou ao advogado e ex-presidente da República a Medalha Raymundo Faoro, dedicada a quem tem o compromisso com a democracia, a legalidade e os direitos fundamentais da cidadania. A homenagem ocorreu durante a sessão ordinária do Conselho Pleno, nesta segunda-feira (7/4), na OAB-DF.

“No marco dos 40 anos do mais longo período democrático da República, esta homenagem celebra quem inaugurou esse novo ciclo na história nacional. Ao homenageá-lo, a OAB presta um tributo a quem liderou o Brasil em um dos momentos mais sensíveis de sua vida republicana”, disse Simonetti.

O presidente da entidade explicou que a concessão da comenda expressa, ao mesmo tempo, reconhecimento e memória. “Reconhecimento por sua liderança na reconstrução democrática do Brasil. Memória, porque sua presença é indissociável da narrativa constitucional do país”, pontuou, lembrando aos presentes que coube ao presidente Sarney conduzir a transição democrática, convocar a Assembleia Nacional Constituinte e garantir, “com coragem e equilíbrio”, a promulgação da Constituição de 1988.

Na ocasião, Beto Simonetti lembrou da atuação de Sarney marcada pela escuta, pela moderação e pelo compromisso com as instituições. “Uma liderança que compreendeu o papel do Direito na reconstrução da República e o valor da estabilidade institucional como pilar da liberdade e do avanço social. Ao longo de décadas, demonstrou profundo respeito à advocacia, com reconhecimento efetivo do papel da classe na consolidação do Estado Democrático de Direito”, destacou Simonetti.

Confira a íntegra da homenagem

Natureza constitucional

Às vésperas de completar 95 anos, Sarney, que também é advogado, afirmou que a OAB tem mantido sua tradição, coragem, bravura e a sua importância no cenário nacional. “E hoje, de maneira singular, talvez seja no mundo a única sociedade que tenha o status de natureza constitucional”, apontou o homenageado.

Sarney afirmou que Beto Simonetti tem a mesma grandeza dos ex-presidentes da entidade Raymundo Faoro, que dá nome à comenda, e Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a quem exaltou. “No STF [Supremo Tribunal Federal], no STJ [Superior Tribunal de Justiça], e em todos os eventos que nos encontramos, Simonetti tem mantido a independência e a coragem de Rui Barbosa, dizendo as coisas que devem ser ditas”, elogiou.

Prerrogativas da advocacia

O procurador constitucional, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, iniciou a homenagem destacando que Sarney é uma das mais emblemáticas figuras da vida política institucional brasileira. “José Sarney é um homem que se confunde com a história recente do Brasil. Parlamentar de vocação rara, intelectual de pena refinada, homem público de espírito democrático, coube a ele a complexa missão de liderar o país em um dos momentos mais delicados e determinantes de nossa história, a transição da ditadura para democracia. Naquela quadra histórica, marcada por expectativas, temores e esperanças, Sarney assumiu a Presidência da República após o falecimento de Tancredo Neves. O fez com sobriedade, serenidade e profundo respeito à nova ordem democrática que se formava. Em seu governo, consolidaram-se as bases da redemocratização, com a reinstalação das liberdades civis e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte”, disse.

Na ocasião, Coêlho elencou a importância da atuação de Sarney para a advocacia, tanto quando ocupou a Presidência da República (1985-1990) quanto o Senado Federal. “Compreendeu, como poucos, que o Estado Democrático de Direito se faz com fortalecimento das instituições, com respeito às garantias fundamentais e com a valorização dos profissionais que possuem a Justiça como ofício. Nesse contexto, foi incansável na defesa da advocacia e de suas prerrogativas. Como senador, protagonizou importantes batalhas em defesa do livre exercício da profissão do advogado como voz de cidadão. Em momentos decisivo, ergueu a sua palavra com lucidez em favor da imunidade do exercício da profissão do advogado e da inviolabilidade dos escritórios de advocacia, marco histórico na proteção das prerrogativas”, ressaltou o ex-presidente da OAB Nacional, lembrando, ainda, sua importante contribuição para a elaboração do Código de Processo Civil (CPC).

José Sarney também foi governador do Maranhão (1966-1970) e deputado federal (1955-1966).

A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca; o ex-senador Edison Lobão; a diretoria da OAB; presidentes das seccionais da Ordem; conselheiros federais; desembargadores federais; entre outras autoridades.

Honraria

Criada em 2008, a Medalha Raymundo Faoro é a mais alta distinção concedida pela advocacia brasileira com o propósito de distinguir personalidades cuja atuação pública se destaca pelo compromisso com a democracia, a legalidade e os direitos fundamentais da cidadania, valores que moldam a história da OAB.

Leia matéria relacionada:

OAB homenageará Sarney com Medalha Raymundo Faoro em celebração aos 40 anos da redemocratização do país 

Confira todas as fotos da sessão no Flickr do CFOAB

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima