A Clínica Fonomult, com unidades nos bairros COHAB e São Francisco, em São Luís, vem aplicando continuamente calotes em seus funcionários. Profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros não recebem vencimentos há mais de um ano. Extremamente insatisfeitos, os colaboradores resolveram tornar pública a situação e encaminharam denúncia a este blog.
Segundo o relato, além do absurdo atraso salarial de mais de um ano, há o caso dos terapeutas ABA – profissionais que aplicam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em pessoas neurodiversas, especialmente crianças com autismo. Esses nunca receberam, pois, de acordo com as normas, só passam a ser remunerados a partir do terceiro mês de trabalho e desde que foram admitidos ainda não houve um único pagamento da folha.
A direção da Clínica Fonomult havia anunciado o pagamento dos salários para esta segunda-feira (31), o que não ocorreu. A justificativa é que o plano de saúde com o qual a empresa mantém convênio não repassou os valores devidos, pois não foi apresentado o relatório com informações sobre a evolução dos pacientes atendidos.
Este blog foi informado, ainda, que apenas os colaboradores da recepção e da limpeza, contratados no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estão com os salários em dias.