CLA realiza lançamento de Foguete de Treinamento Básico

0comentário

A atividade também teve como finalidade a aferição da funcionalidade da infraestrutura operacional, como os meios de comunicação, transmissão e recebimento de dados, rastreio e segurança

Lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) (Foto: Soldados T. Serejo e João Santos/CLA)

OCentro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no estado do Maranhão e subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou, na última quinta (27), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), no decurso da Operação Falcão I/2025. A atividade de treinamento operacional, sob a Coordenação-Geral do Diretor do Centro, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, compõe o calendário de lançamento do CLA para 2025, cuja principal finalidade foi a oportunidade de desenvolver e aprimorar a experiência dos operadores da Janela Brasileira Para o Espaço.

Estiveram presentes autoridades civis e militares, como o Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Vendramin Nunes; o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Procurador Federal do Ministério Público Militar, Alexandre Reis de Carvalho; a Coordenadora da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira no Maranhão (URMA), Danielle Andrade; o Engenheiro Aeroespacial e Representante Técnico da Innospace do Brasil, Arthur Durigan Bahdur; entre outros convidados que prestigiaram o lançamento número 501 realizado pelo CLA desde o início de suas atividades, há 42 anos.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Preparar, lançar e rastrear

Nos dias que antecederam o início dos trabalhos, uma equipe do CLA foi destacada para divulgar no centro da cidade de Alcântara, agrovilas e comunidades pesqueiras do entorno o “Aviso aos Navegantes”, uma síntese extraída dos documentos da Operação e que esclarece sobre a breve delimitação de acesso à faixa de mar demarcada como área de segurança e impacto. Foram realizados os esclarecimentos à população, com a apresentação de imagens reais de satélites que lhes garantissem a correta identificação da área, além de fotos do FTB e operadores, para que tivessem uma ideia das dimensões do engenho e dos trabalhos realizados pelo CLA.

Chegada a hora do lançamento, as empresas parceiras que atuam na área aeroespacial puderam atestar mais uma vez a eficiência e desenvolvimento do Centro. “Acompanhar esta Operação é uma oportunidade de interagir com os meios e operadores envolvidos, de fortalecer laços institucionais e, à medida que nos são apresentadas as novas tecnologias implementadas, de levar à Innospace as atualizações desses sistemas e procedimentos, atualizando nosso banco de dados para viabilizar essa difícil atividade de lançar foguetes”, enfatizou o representante da empresa sul-coreana, Arthur Bahdur.

“Esse lançamento não é apenas um sucesso técnico, é um testemunho do que podemos alcançar quando nos unimos por uma causa comum. Cada Coordenadoria deu um exemplo brilhante de dedicação, paixão e excelência. Nós não apenas lançamos um foguete ao espaço, nós lançamos sonhos, esperanças e o futuro”, completou o Analista em Ciência e Tecnologia e Coordenador de Lançamento, Engenheiro Aeroespacial Jerônimo Donizeti Mendes, que integra o efetivo do CLA.

Militares envolvidos na operação de lançamento nas instalações do CLA (Foto: Soldados T. Serejo e João Santos/CLA

Lançamos como treinamos!

Com um tempo decorrido entre o lançamento e a finalização do rastreio de aproximadamente três minutos, o FTB garantiu o sucesso da Operação Falcão I após ascender sobre a Baía de São Marcos, a partir do solo alcantarense.

“A Operação Falcão I visa adestrar todos os nossos meios operacionais para os lançamentos de foguetes de maior porte, pois lançamos um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que chega à altura ou apogeu de 30 km e impacta no mar em 12 Km de distância, dentro de uma área já controlada e calculada para a queda em segurança; dessa forma conseguimos adestrar todos os meios operacionais visando às operações futuras”, concluiu o Diretor do CLA.

Em sintonia: AEB, CLA e Rádio Universidade da UFMA

Nesta edição, a Operação Falcão contou, ainda, com a cobertura jornalística da Universidade FM, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os universitários, em uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizaram um trabalho de divulgação das atividades do CLA, alcançando cerca de 33 municípios, inclusive Alcântara, e possuindo uma expressiva audiência durante suas programações.

Para a Coordenadora da UFMA, Danielle Andrade, a cobertura realizada pela Universidade FM foi de grande importância, tanto para a AEB, quanto para o CLA, dada à relevância regional que a rádio possui com sua programação.

“A Universidade FM tem contribuído para que as populações de Alcântara e entorno conheçam o trabalho do CLA, bem como os benefícios gerados pelo Centro para a sociedade. Isso permite mitigar a desinformação e promover mais entendimento sobre a atividade espacial na Região, incentivando estudantes, pesquisadores e entusiastas na área da ciência e tecnologia aeroespacial”, destacou.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Sem comentário para "CLA realiza lançamento de Foguete de Treinamento Básico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS