
A judoca de 13 anos RKayara Rocha Ferreira é moradora da Prainha – Cajueiro e em menos de dois anos viu sua vida ser transformada, quando foi convidada a participar da escolinha de judô ofertada pelo Porto São Luís em sua comunidade.
Ela se destacou nas aulas do projeto “Farol de Campeões” e se transformou em uma atleta competitiva e de destaque estadual.
Sob a orientação do Sensei Witaçuci Bezerra, RKayara começou a se destacar nas lutas e a colecionar medalhas em competições locais. Depois de ser vice-campeã nos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL´s); conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Estaduais (JEM´s) e atualmente é a terceira melhor judoca do Estado do Maranhão, na categoria Sub 15.
E agora, após vencer uma seletiva estadual, foi classificada para o Campeonato Brasileiro de Judô – Região I que acontecerá em Manaus (AM) de 29 a 30 de março. Ela vai defender o Maranhão, com apoio do Porto São Luís.
RKayara é a primeira atleta da família e é inspiração para o irmão e judoca Arthur Rocha Ferreira, de 11 anos e os demais judocas do projeto Farol de Campeões.
O Projeto Farol de Campeões, iniciativa do Porto São Luís oferece aulas de judô gratuitas para 60 crianças e jovens das comunidades do Cajueiro, Mãe Chica, Vila Maranhão e adjacências; com idades entre 7 a 17 anos.