Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
A ação ocorreu após o CRM-PI informar à Polícia Federal que o suspeito compareceu ao órgão para fazer sua inscrição como médico
A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (25/3), um homem por uso de diploma falso para obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). O falsário já havia tentado praticar a mesma fraude no Maranhão.
A ação ocorreu após o CRM-PI informar à Polícia Federal que o suspeito compareceu ao órgão para fazer sua inscrição como médico, apresentando documentos pessoais, além de histórico escolar e diploma de bacharelado em medicina emitidos por uma faculdade particular de Teresina. Após análise, foi constatado que o diploma e histórico apresentados eram falsos e que o nome do pretenso profissional não constava no banco de dados de alunos da instituição de ensino.
O suspeito já havia tentado obter o registro no Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) em dezembro de 2024, utilizando o mesmo diploma falso, mas não havia retornado para apresentar os demais documentos necessários.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a sede da Polícia Federal no Piauí, onde foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato contra o CRM-PI.
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
O vereador Daniel Barros disseminou mais uma fake news sobre a saúde municipal em Caxias, mas foi novamente desmascarado
Parece que Daniel Barros não aprendeu a lição. Depois de prometer que não incomodaria mais os caxienses após seu desempenho desastroso nas eleições de 2024, ele volta a tentar causar alarde na população. Desta vez, o vereador apareceu novamente para distorcer os fatos sobre um incidente técnico no Hospital Infantil.
Na última ocorrência, um disjuntor apresentou problema, o que levou a uma breve queda de energia. No entanto, a equipe técnica do hospital resolveu a situação em apenas 10 minutos, sem qualquer risco para as crianças internadas ou prejuízo no atendimento. Mas, ignorando os fatos, Daniel Barros correu para as redes sociais para espalhar desinformação, afirmando que as crianças correram perigo — uma afirmação totalmente falsa.
Esse tipo de atitude já se tornou comum no comportamento do ex-candidato, que tenta se manter relevante usando o medo e o pânico como estratégia política. A população de Caxias já conhece esse jogo e sabe identificar quando alguém tenta distorcer a verdade para ganhar atenção.
A saúde pública de Caxias segue firme, trabalhando com seriedade e compromisso, enquanto alguns insistem em viver de fake news.
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
O vereador Marlon Botão se comprometeu a seguir cobrando para que as melhorias solicitadas se tornem realidade
O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou requerimento, nesta terça-feira (25), em que solicita à Prefeitura de São Luís a reforma do Centro de Saúde Maria de Lourdes Rodrigues, no bairro Rio Grande, zona rural da capital.
“Nossa gente merece um posto de saúde estruturado e com atendimento digno”, ressaltou Marlon Botão.
O vereador também oficiou ao Governo do Estado a implantação de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na região da Cidade da Cidade Operária. “A educação transforma vidas e essa escola pode abrir muitas portas para nossos jovens”, assinalou.
Marlon Botão se comprometeu a seguir cobrando para que as melhorias solicitadas saiam do papel e cheguem a quem mais precisa.
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
Pessoas moram em área de risco e devem ser removidas para abrigos
O Município denunciou, em 2019, o perigo às famílias moradoras de imóveis localizados em diversos pontos da capital que apresentam risco de deslizamento ou desmoronamento, ocasionadas pelas fortes chuvas
A Justiça determinou, em 24 de março, a retirada de famílias que moram em 18 casas de três ruas do bairro Sá Viana, diante da situação de risco de desabamento na qual se encontram, até que sejam realizadas as obras e intervenções necessárias, pelo Município de São Luís, no prazo de três meses.
No mesmo prazo, o Município de São Luís deverá providenciar a colocação das famílias em abrigos, e a remoção para casa de familiares, com distribuição de cestas básicas e inscrição no programa de aluguel social, até que haja uma solução mais viável.
Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, acolheu pedido de tutela de urgência feito pelo Município de São Luís, contra um grupo de pessoas que moram nas ruas Aquiles Lisboa, Militana Ferreira e Tomaz de Aquino, que se recusam a sair do local.
RISCO DE DESABAMENTO OU DESMORONAMENTO
O município de São Luís alegou, na ação, a recusa dos moradores em fornecer a documentação necessária à Defesa Civil no momento das notificações, o que impede a identificação individualizada do número de residentes dos imóveis considerados de alto risco.
Por meio de laudos da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC ) e Superintendência pela Defesa Civil (SUDEC), o Município denunciou, em 2019, o perigo às famílias moradoras de imóveis localizados em diversos pontos da capital que apresentam risco de deslizamento ou desmoronamento, ocasionadas pelas fortes chuvas.
Algumas moradoras alegam atrasos no recebimento do aluguel social; que o Município não tem prestado informações sobre por quanto tempo as famílias precisariam ficar afastadas de suas casas, nem sobre realocação para abrigos e da necessidade de laudo técnico para demolição dos imóveis.
O Município de São Luís informou que inseriu as famílias no Programa Minha Casa Minha Vida, encaminhando o relatório atualizado da situação de cada casa e as intervenções realizadas para eliminação dos riscos.
LAUDOS TÉCNICOS
Na análise do caso, o juiz Douglas Martins verificou a existência de uma situação de risco de desastre, assim como seu impacto potencial para a população decorrente do período chuvoso, com danos ao patrimônio, à infraestrutura de serviços públicos e aos moradores da região.
O juiz observou que o resguardo à vida é primordial, o que deverá ser analisado, caso a caso, pelos técnicos municipais competentes. A decisão registra que cabe ao Município resguardar a vida das famílias, cumprindo seu dever de agir nos casos de risco de desastre, conforme previsto no “Estatuto da Cidade”.
A sentença considerou que, no caso da impossibilidade de permanência no local, seja temporária (até que as obras sejam concluídas) ou definitiva (impossibilidade de correções), o Município de São Luís deve prestar todo o amparo necessário para as famílias que saírem de suas casas.
RISCO DE DESASTRE
O juiz concluiu pela existência de uma situação de risco de desastre, assim como seu impacto potencial para a população decorrente do período chuvoso, com danos ao patrimônio, à infraestrutura de serviços públicos e aos moradores da região.
“Note-se que, em todo caso, a avaliação técnica acerca da possibilidade de permanência dos moradores nas áreas de risco, mediante sua correção/eliminação, cabe ao Município de São Luís”, ressaltou.
De acordo com a sentença, o Município de São Luís deverá apresentar, à Justiça, no prazo de 30 dias, o cronograma de cumprimento das obrigações, bem como relatório comprovando que os réus estão recebendo, regularmente, o aluguel social.
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
Carlos Brandão na solenidade de assinatura ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, que contou com a presença de diversas autoridades
O Governo do Maranhão deu início a um amplo programa de revitalização da infraestrutura aeroportuária do estado. Na segunda-feira (24), o governador Carlos Brandão assinou a ordem de serviço para a execução de obras em dez aeroportos maranhenses. A medida facilitará o transporte médico de urgência e emergência, além de fortalecer a economia, incentivando setores como o turismo e o agronegócio.
A solenidade de assinatura ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, como a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, secretários de Estado e prefeitos das cidades onde estão localizados os aeroportos.
Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou que a modernização dos aeroportos regionais impulsionará o desenvolvimento do estado.
“Lançamos um amplo programa de revitalização, reforma, ampliação e modernização dos aeroportos regionais do Maranhão para levar mais desenvolvimento a 10 municípios, a princípio. Com essa ação, além de incentivar o agronegócio, estamos contribuindo com o comércio, o turismo, e, principalmente, salvando vidas com o transporte de urgência e emergência de pacientes. Em breve, teremos mais voos e mais infraestrutura aérea no estado”, afirmou Brandão.
Nesta fase do projeto, serão contemplados os aeródromos das cidades de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas. A iniciativa visa fortalecer a integração estadual e impulsionar o agronegócio e o turismo no Maranhão.
Investimento e planejamento
Por determinação do governador Carlos Brandão, equipes das secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, realizaram estudos de viabilidade para a ampliação, melhoria, modernização e implantação da infraestrutura dos aeródromos.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca, ressaltou que a reforma dos 10 aeroportos será um grande marco na história do Maranhão.
“Esses aeroportos receberão a infraestrutura necessária para expandir sua capacidade. Serão executados serviços de pavimentação asfáltica, iluminação e balizamento, entre outros. São obras de grande importância para o desenvolvimento do estado, favorecendo tanto o agronegócio quanto a cadeia turística”, explicou.
Já o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, afirmou que as obras irão corrigir as deficiências do estado no setor aeroportuário.
“Atualmente, o Maranhão tem quatro aeródromos em condições normais de pouso e decolagem. Com a entrega dos 10 aeroportos totalmente reestruturados, o estado poderá regularizar seu fluxo aéreo, contando com toda a infraestrutura necessária para a aviação regional. A determinação do governador Carlos Brandão é concluir todas essas obras até o fim do ano”, destacou.
Os prefeitos das cidades contempladas avaliaram positivamente a iniciativa do governo do Maranhão.
“Em Barra do Corda, diariamente pousam de três a cinco aeronaves no aeroporto do município, pois nossa região tem um agronegócio bem desenvolvido. Portanto, essa iniciativa do governo do Maranhão em reestruturar os aeroportos regionais vai impulsionar o crescimento de todas as regiões do estado”, comentou Rigo Teles, prefeito de Barra do Corda.
Já Filipe Marreca, prefeito de Itapecuru-Mirim, destacou a importância da revitalização dos aeroportos regionais.
“O Maranhão vive uma excelente fase de crescimento no agronegócio e no turismo, setores que também fortalecem o comércio e os serviços nas cidades. Com aeroportos adequados, podemos expandir nossa capacidade de atração de negócios”, afirmou.
Obras e melhorias
O projeto, que será executado pelo governo do Maranhão, segue as diretrizes de regularização do Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Os serviços previstos incluem:
-Recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem;
Nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves;
Implantação de balizamento noturno para aviação regional;
Recuperação dos acessos aos aeródromos e das cercas patrimoniais/operacionais;
Melhorias nos terminais de passageiros.
Essas ações fazem parte da expansão do programa de manutenção permanente, que inclui medidas corretivas e preventivas para garantir a modernização e a segurança da infraestrutura aeroportuária do estado.
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
Ao lado do governador Carlos Brandão, presidente da Alema participou da assinatura de Ordem de Serviço para construção e requalificação de aeroportos em municípios do estado
Iracema Vale participou da assinatura de Ordem de Serviço para construção e requalificação de aeroportos em municípios do estado
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para revitalização e incremento da infraestrutura aeroportuária do Maranhão. A solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (24), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, visa fortalecer a integração estadual, bem como impulsionar áreas como agronegócio e turismo no estado.
A deputada Iracema Vale destacou ainda o impacto positivo destas estruturas nas ações para a saúde da população do Maranhão.
“O governador Carlos Brandão construirá e dará estrutura para aeroportos municipais receberem aviões de médio e grande porte. O governador, mais uma vez, mostra que está preparando o estado para grandes oportunidades de negócios e desenvolvimento. Isto também impactará nas regionais de saúde, já que possibilitará, também, resgatar pacientes que necessitem de atendimentos médicos mais complexos, salvando vidas”, disse Iracema Vale.
Participaram do ato, ao lado de Iracema Vale, os deputados Ricardo Arruda (MDB), Dra. Vivianne, Leandro Bello e Adelmo Soares, além da deputada licenciada e secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha (PL)
Além da presidente Iracema Vale, participaram do ato os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Dra. Vivianne (PDT), Leandro Bello (Podemos) e Adelmo Soares (PSB), bem como a deputada licenciada e secretaria de Estado da Mulher, Abigail Cunha (PL). Prefeitos, secretários de Estado e outras autoridades também marcaram presença.
“Nós estamos lançando um amplo programa de aeroportos regionais. Entendemos que, quando interiorizamos, levamos o desenvolvimento, pois o aeroporto é uma porta de entrada para desenvolver a região. Não tenho dúvida de que esse é um marco na história do Maranhão. A aviação regional traz o desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou o governador Carlos Brandão.
Solenidade foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões
Cidades
Os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas estão contemplados nesta fase do projeto que abrange tanto reformas estruturais quanto a construção de novos aeroportos.
O prefeito de Carutapera, Amin Quemel, destacou a importância da obra para a região. “Este aeroporto vai beneficiar todo o litoral norte do Maranhão. Era um clamor da população que hoje se concretiza e que fomentará o turismo nesta região que é belíssima”, salientou o gestor.
A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, participou da assinatura da Ordem de Serviço
Em alguns municípios, o governo estadual construirá os aeroportos a partir do zero. Já nos municípios onde já existem a infraestrutura, o Executivo estadual implementará serviços como a recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem; nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves; implantação de balizamento noturno para aviação regional; melhorias nos terminais de passageiros, entre outras ações.
Estão à frente dos trabalhos as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Infraestrutura (Sinfra), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos. Os projetos seguem as diretrizes de regularização no Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Daniel Matos
25 de março de 2025
Nenhum comentário
Evento temático será realizado no dia 5 de abril, às 21h, no Residencial Recepções, com show de Andrew Sixty
Henrique Carvalho, Mauro Dejota e Claudinho Polary comandam o projeto Hot Mix
SÃO LUÍS – Um dos mais vitoriosos projetos que levantam a bandeira do flashback no Brasil está completando 30 anos de existência. Hot Mix, que derivou de um programa de rádio maranhense e se mantém incólume na agenda cultural desde a década de 1990, vai festejar com dois grandes eventos.
O primeiro evento será realizado no dia 5 de abril, às 21h, no Residencial Recepções, na Avenida Mário Andreazza (Cohama), com a presença de Andrew Sixty, que fez muito sucesso no Brasil e em outros países com sua dance music. Os ingressos estão à venda na Quarup (Tropical Shopping), no local e Brasil Ticket (brasilticket.com.br).
As comemorações terão continuidade em setembro, com mais uma grande festa, tendo como convidados outras personalidades da música mundial.
DJs do Hot Mix
Especialista em abrir passagem para o túnel do tempo e garantir viagens musicais inesquecíveis, o selo Hot Mix é comandado pelos DJs Claudinho Polary, Mauro Dejota e Henrique de Carvalho. Segundo Claudinho Polary, o ano comemorativo foi aberto em janeiro, com a realização de dois passeios náuticos pela costa maranhense, unindo o som do mar às músicas do repertório dos três DJs a bordo de uma embarcação e uma tripulação que o ano inteiro levanta a bandeira do flashback.
“Foi uma viagem marítima e musical com o melhor repertório da década de 1990, que é o nosso forte. Foi com esse passeio que demos o pontapé inicial para a programação festiva em alusão aos nossos 30 anos de trabalho. No entanto, muita coisa ainda vem pela frente”, garante Claudinho Polary.
Mauro Dejota enfatiza que a grande festa temática do dia 5 de abril será em grande estilo e incrementada com o melhor em termos de som, iluminação e ambientação, relembrando as mais emblemáticas casas noturnas de São Luís e suas animadas pistas de dança.
“Tudo isso para receber quem nos prestigia ao longo de todo esse tempo e, claro, para receber esse artista internacional chamado Andrew Sixty, que será a estrela da nossa boate”, complementa Mauro Dejota.
Andrew Sixty
Andrew Sixty é um projeto italiano de dance music que tem como vocalista Andrea Alberghi. Ele embalou as pistas de dança com suas regravações de músicas antigas, em especial da década de 1960. Sixty virou figurinha carimbada nas pistas com o hit “Oh Carol!”, e saiu em algumas coletâneas da Paradoxx Music, em especial “As 7 Melhores Volume 2”.
Quando tinha na bagagem já uma penca de hits, como “You Got It”, “Stand By Me” e “Caterina”, Andrew aportou no Brasil em 1995 e realizou shows que ferveram diversos clubes, como a Krypton Dance Planet (São Paulo), além de performances em diversos programas de TV.
Henrique de Carvalho ressalta que, além das festas e dos convidados, a programação prevê, ainda, a gravação de um documentário sobre o Hot Mix, com depoimentos dos DJs e de outros personagens que fizeram parte da história, principalmente frequentando as festas temáticas.
Andrew Sixty será atração internacional em festa alusiva aos 30 anos do selo Hot Mix
“Nossa intenção é deixar essa história registrada em vídeo para a posteridade. Nós faremos um resgate de todas as emoções que vivemos e ainda presenciamos, pois continuamos nas pistas, reunindo amigos e festejando a vida”, frisa Henrique de Carvalho.
Hot Mix
O selo Hot Mix derivou de um programa homônimo de rádio surgido em 1995, que durou oito anos e passou pelas emissoras Cidade e São Luís FM, atual Jovem Pan. Começou a se apresentado pelo DJ Jofran e, mais tarde, por Claudinho Polary e Henrique de Carvalho. Os dois convidaram Mauro DJ para integrar a equipe e fazer sequências de flashback dos anos 1970 e 1980. O programa tornou-se campeão de audiência até os anos 2000.
Com o sucesso da proposta, os DJs levaram o projeto para as boates por onde passaram, entre elas, Ninja, Taj Mahal, Tucano’s, Extravagance, Fábrica, Seven Night, 90 Graus, Clubão da Cohab e Casino Maranhense. Claudinho Polary foi residente da Ninja, Taj Mahal, Tucano’s e Extravagance. Henrique de Carvalho passou pela Boate Lítero, Tucano’s e Fábrica. Já Mauro Dejota foi residente da 90 Graus, Tucano’s e Casino Maranhense.
A primeira festa do Hot Mix foi em 1996, no Casino Maranhense (Avenida Beira-Mar), reunindo os dois mais famosos programas de dance da época: Hot Mix e Mix 94, na então Rádio Difusora FM.
Serviço
O quê
Festa alusiva aos 30 anos do Hot Mix
Quando
Dia 5 de abril, às 21h
Onde
Residencial Recepções, na Avenida Mário Andreazza (Cohama)
Ingressos: Quarup (Tropical Shopping), no local e Brasil Ticket
Comentários