Um exemplo de amor ao próximo e de ESG

0comentário

Empresa maranhense é exemplo de capitalismo consciente ao apoiar hospedagens de famílias e pacientes em tratamento. Neste Dia Nacional da Saúde (31.03) ação voluntária da Shipping Protection revela como empresas podem liderar a agenda ESG com impacto social

O casarão colonial da empresa de serviços marítimos Shipping Protection, no Centro Histórico de São Luís, ganhou um uso humanitário

Em um cenário ainda desafiador para a consolidação de práticas ESG no Brasil e no mundo, uma empresa maranhense de médio porte tem se destacado por sua atuação ética, voluntária e profundamente humana.

Com sede em São Luís e presença operacional em diversos estados e países, a Shipping Protection, agência especializada em serviços para empresas de navegação, tem dado passos firmes em direção a um modelo virtuoso de capitalismo consciente, no qual o lucro não se sobrepõe ao propósito.

A iniciativa mais recente da empresa, comandada pelo administrador de empresas e ex- agente marítimo Kledilton Cutrim Pinto – que também possui formação específica com MBA em ESG — foi firmar uma parceria com a Casa de Apoio Viver; para abrigar em imóvel da empresa, pessoas assistidas pela entidade, que há 5 anos acolhe famílias e pacientes oncológicos vindos de municípios do interior do Maranhão para tratamento na capital. Fundada por três senhoras amigas – Dijé, Lalá e Pedrolina; a instituição sem fins lucrativos atualmente é mantida pelo filho e marido de dona Pedrolina, respectivamente Clézio e Fernando Araújo; em um trabalho voluntário que envolve toda a família.

As duas suítes contam com camas de casal e beliches, e oferecem mobiliário, TV, ar-condicionado e roupa de cama aos hóspedes em tratamento de saúde

“Já recebemos pessoas de todo o Maranhão, de Goiás, do Pará e até de Brasília. Nossa sede no Filipinho só consegue abrigar até 30 pessoas e com a parceria da Shipping Protection, ampliamos esse atendimento para cerca de 10 pessoas nas duas suítes disponibilizadas. Somos muito gratos à Shipping Protection que tem acolhido muito bem as famílias que enviamos. Com essa nova parceria, passamos também a acolher pacientes não apenas oncológicos, mas com doenças neurológicas que são pacientes da Casa de Apoio Ninar” destaca o Presidente da Casa de Apoio Viver Clézio Araújo. Ele orienta que as pessoas interessadas em hospedagem devem contatar a entidade pelo seu perfil no instagram (@casadeapoioviver).

Muitas dessas pessoas apoiadas pela entidade enfrentam a dura realidade de não ter onde ficar durante semanas ou meses de sessões de quimioterapia e radioterapia, o que acaba levando parte delas a interromper o tratamento, por falta de condições financeiras básicas, como hospedagem e alimentação.

Para ajudar a mudar esse quadro, a Shipping Protection decidiu, sem nenhuma exigência legal ou contrapartida fiscal, ceder dois quartos de um prédio próprio situado à Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, aos assistidos pela Casa de Apoio Viver. As duas suítes disponibilizadas são confortáveis, climatizadas, mobiliadas e com banheiro privativo; e representam um alento para quem enfrenta o desgaste físico e emocional do tratamento do câncer longe de casa. Além da estrutura, a empresa também fornece alimentação completa aos hóspedes durante toda a permanência.

Atualmente quem conta com esse apoio é a dona de casa Karla Carvalho Cardoso, que veio de Turiaçu (MA) e está hospedada na casa da Shipping Protection com dois filhos pequenos. O mais velho, Yussef Cardoso Rabelo, está fazendo exames e tratamento de epilepsia, na Casa de Apoio Ninar na Ponta D´Areia e vão ficar na capital maranhense por cerca de duas semanas.

O CEO da Shipping Protection Kledilto Cutrim Pinto selou a parceria com o Presidente da Casa de Apoio Viver, Clézio Araújo

“Já pensou se eu tivesse que pagar diversas viagens para ficar indo e vindo de Turiaçu pra São Luís? Em cada viagem eu gasto quase quinhentos reais. Não teria como bancar isso. Seremos eternamente gratos à Casa de Apoio e à empresa que nos acolheu” disse a mãe que está hospedada na Casa da Shipping Protection.

Nesse Dia Nacional da Saúde, celebrado em 31 de março, vale destacar o exemplo humanitário da Shipping Protection que apoia a saúde de maranhenses de baixa renda; e também reforçar uma discussão crucial para o século 21: A necessidade de envolver todos os stakeholders (públicos diversos) — e não apenas os acionistas — na estratégia de ganhos nos negócios das empresas.

Essa ação está diretamente alinhada ao conceito de capitalismo de stakeholders, que entende que as empresas têm responsabilidade perante a sociedade, ao meio ambiente e à comunidade em que estão inseridas. A Shipping Protection é um exemplo claro de como negócios de qualquer porte podem adotar essa lógica e gerar impacto real e mais que isso, uma prova de que todo tipo de empresa pode fazer algo em prol da sociedade.

“Como empresa que adota a agenda ESG, entendemos que o nosso papel como empresa vai além das atividades econômicas. Ao apoiarmos essa instituição, estamos ajudando a criar um ambiente de negócios também mais humano e solidário”, destaca o Coordenador de ESG da empresa, Paulo Renato Lemos.

O Coord. de ESG Paulo Renato Lemos, o CEO Kledilton Cutrim Pinto e a Ger. Financeira da Shipping Protection Franciane Mendes, que integram o Comitê de Sustentabilidade da empresa marítima

Para o CEO da Shipping Protection, Kledilton Pinto, a motivação é clara: “Se queremos uma sociedade mais justa e empresas mais respeitadas, precisamos sair da teoria e agir. Essa ação é só o começo do que queremos fazer, mas é imensa em impacto social. Já tivemos famílias que conseguiram concluir o tratamento com dignidade porque tinham onde dormir e o que comer” , revela o empresário.

Para a Gerente Financeira da empresa, Franciane Moreno Mendes, a atuação social da empresa é motivo de orgulho e de inspiração: “A atuação da empresa em ESG revela um propósito maior e melhor de fazer negócios. Trabalhar na Shipping Protection me dá oportunidade não só de crescer como profissional, mas de ver a empresa ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Estamos deixando um legado positivo que muito nos inspira” frisou Franciane Mendes.

Câncer e pobreza: barreiras que ainda matam

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 704 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil a cada ano até 2025. Em regiões periféricas ou mais pobres, como o interior do Maranhão, o número de pacientes que abandonam o tratamento por falta de apoio logístico é alarmante.

“Não são poucos os casos em que a pessoa descobre o câncer, consegue o encaminhamento para tratamento, mas simplesmente não tem como vir para a capital e se manter aqui. Falta hospedagem, falta comida, falta tudo. Isso mata”, afirma o coordenador e Presidente da Casa de Apoio Viver, Clézio Araújo.

Diante dessa realidade, o gesto da Shipping Protection vai muito além de uma ação de marketing ou responsabilidade social superficial. Trata-se de uma postura empresarial ancorada em valores éticos, visão de longo prazo e consciência social — princípios centrais do capitalismo consciente.

A dona de casa de Turiaçu (MA), Karla Carvalho Cardoso que está em São Luís com os dois filhos e é hóspede da Casa Shipping Protection

Com esse exemplo de prática empresarial humana e solidária, o Dia Mundial da Saúde ganha um significado a mais: O de lembrar que todas as empresas podem — e devem — ser aliadas ativas na construção de um futuro mais humano, sustentável e inclusivo, inclusive na saúde.

Sobre a Shipping Protection

A empresa Shipping Protection atua no ramo de agenciamento marítimo com múltiplos serviços é uma empresa de origem maranhense, com matriz em São Luís e que opera com filiais em diversos Estados, além de outros países como Panamá e Colômbia.

Fundada em 2009 pelo maranhense Kledilton Cutrim Pinto, a empresa presta suporte a diversas empresas e organizações do setor naval, garantindo que suas operações portuárias ocorram com eficiência, segurança e conformidade regulatória.

O ideal de Proteção está presente não apenas no nome da empresa, mas também nos serviços prestados e soluções oferecidas com excelência aos clientes; e também nas ações sociais que a empresa realiza a vários anos, e que está em contante ampliação, a exemplo da nova parceria firmada com a Casa de Apoio Viver.

A empresa aposta e adota a agenda ESG, e mantém ações relevantes nas três áreas – Meio Ambiente, Social e Governança.

sem comentário »

Eventos científicos da Center Hospitalar e Biosat

0comentário
Rogério Carvalho e Rogério Froes (Biosat); Helizângela Sodré e Giselle Pereira (Center Hospitalar) com o grupo de médicos ginecologistas no segundo dia de evento na Villa do Vinho Bistrô

A empresária maranhense Giselle Pereira, da Center Hospitalar, promoveu dois eventos científicos exclusivos para médicos proctologistas e ginecologistas, no formato de aula científica, na Villa do Vinho Bistrô, em parceria com a Biosat.

O objetivo foi apresentar o primeiro fistuloscópio flexível digital do mundo; uma tecnologia inovadora no diagnóstico de imagens proctológicas ainda mais abrangentes e precisas. Outro destaque foi o laser de diodo, que está revolucionando o tratamento de patologias proctológicas e ginecológicas.

Esses equipamentos oferecem a possibilidade de procedimentos mais eficazes, sem a necessidade de internação prolongada, transformando a experiência tanto do médico quanto do paciente. E já estão à disposição dos médicos, numa exclusividade da Center Hospitalar, que representa a Biosat no Maranhão.

O primeiro evento recebeu grandes expoentes da proctologia maranhense. Já o segundo evento foi dedicado aos ginecologistas. Ambos contaram com apresentações científicas conduzidas pelo Diretor da Biosat Rogério Carvalho e pelo especialista de produtos Rogério Froes.

sem comentário »

CLA realiza lançamento de Foguete de Treinamento Básico

0comentário

A atividade também teve como finalidade a aferição da funcionalidade da infraestrutura operacional, como os meios de comunicação, transmissão e recebimento de dados, rastreio e segurança

Lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) (Foto: Soldados T. Serejo e João Santos/CLA)

OCentro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no estado do Maranhão e subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou, na última quinta (27), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), no decurso da Operação Falcão I/2025. A atividade de treinamento operacional, sob a Coordenação-Geral do Diretor do Centro, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, compõe o calendário de lançamento do CLA para 2025, cuja principal finalidade foi a oportunidade de desenvolver e aprimorar a experiência dos operadores da Janela Brasileira Para o Espaço.

Estiveram presentes autoridades civis e militares, como o Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Vendramin Nunes; o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Procurador Federal do Ministério Público Militar, Alexandre Reis de Carvalho; a Coordenadora da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira no Maranhão (URMA), Danielle Andrade; o Engenheiro Aeroespacial e Representante Técnico da Innospace do Brasil, Arthur Durigan Bahdur; entre outros convidados que prestigiaram o lançamento número 501 realizado pelo CLA desde o início de suas atividades, há 42 anos.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Preparar, lançar e rastrear

Nos dias que antecederam o início dos trabalhos, uma equipe do CLA foi destacada para divulgar no centro da cidade de Alcântara, agrovilas e comunidades pesqueiras do entorno o “Aviso aos Navegantes”, uma síntese extraída dos documentos da Operação e que esclarece sobre a breve delimitação de acesso à faixa de mar demarcada como área de segurança e impacto. Foram realizados os esclarecimentos à população, com a apresentação de imagens reais de satélites que lhes garantissem a correta identificação da área, além de fotos do FTB e operadores, para que tivessem uma ideia das dimensões do engenho e dos trabalhos realizados pelo CLA.

Chegada a hora do lançamento, as empresas parceiras que atuam na área aeroespacial puderam atestar mais uma vez a eficiência e desenvolvimento do Centro. “Acompanhar esta Operação é uma oportunidade de interagir com os meios e operadores envolvidos, de fortalecer laços institucionais e, à medida que nos são apresentadas as novas tecnologias implementadas, de levar à Innospace as atualizações desses sistemas e procedimentos, atualizando nosso banco de dados para viabilizar essa difícil atividade de lançar foguetes”, enfatizou o representante da empresa sul-coreana, Arthur Bahdur.

“Esse lançamento não é apenas um sucesso técnico, é um testemunho do que podemos alcançar quando nos unimos por uma causa comum. Cada Coordenadoria deu um exemplo brilhante de dedicação, paixão e excelência. Nós não apenas lançamos um foguete ao espaço, nós lançamos sonhos, esperanças e o futuro”, completou o Analista em Ciência e Tecnologia e Coordenador de Lançamento, Engenheiro Aeroespacial Jerônimo Donizeti Mendes, que integra o efetivo do CLA.

Militares envolvidos na operação de lançamento nas instalações do CLA (Foto: Soldados T. Serejo e João Santos/CLA

Lançamos como treinamos!

Com um tempo decorrido entre o lançamento e a finalização do rastreio de aproximadamente três minutos, o FTB garantiu o sucesso da Operação Falcão I após ascender sobre a Baía de São Marcos, a partir do solo alcantarense.

“A Operação Falcão I visa adestrar todos os nossos meios operacionais para os lançamentos de foguetes de maior porte, pois lançamos um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que chega à altura ou apogeu de 30 km e impacta no mar em 12 Km de distância, dentro de uma área já controlada e calculada para a queda em segurança; dessa forma conseguimos adestrar todos os meios operacionais visando às operações futuras”, concluiu o Diretor do CLA.

Em sintonia: AEB, CLA e Rádio Universidade da UFMA

Nesta edição, a Operação Falcão contou, ainda, com a cobertura jornalística da Universidade FM, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os universitários, em uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), realizaram um trabalho de divulgação das atividades do CLA, alcançando cerca de 33 municípios, inclusive Alcântara, e possuindo uma expressiva audiência durante suas programações.

Para a Coordenadora da UFMA, Danielle Andrade, a cobertura realizada pela Universidade FM foi de grande importância, tanto para a AEB, quanto para o CLA, dada à relevância regional que a rádio possui com sua programação.

“A Universidade FM tem contribuído para que as populações de Alcântara e entorno conheçam o trabalho do CLA, bem como os benefícios gerados pelo Centro para a sociedade. Isso permite mitigar a desinformação e promover mais entendimento sobre a atividade espacial na Região, incentivando estudantes, pesquisadores e entusiastas na área da ciência e tecnologia aeroespacial”, destacou.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

sem comentário »

Clínica de São Luís tem profissionais com mais de um ano de salários atrasados

0comentário

A Clínica Fonomult, com unidades nos bairros COHAB e São Francisco, em São Luís, vem aplicando continuamente calotes em seus funcionários. Profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros não recebem vencimentos há mais de um ano. Extremamente insatisfeitos, os colaboradores resolveram tornar pública a situação e encaminharam denúncia a este blog.

Segundo o relato, além do absurdo atraso salarial de mais de um ano, há o caso dos terapeutas ABA – profissionais que aplicam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em pessoas neurodiversas, especialmente crianças com autismo. Esses nunca receberam, pois, de acordo com as normas, só passam a ser remunerados a partir do terceiro mês de trabalho e desde que foram admitidos ainda não houve um único pagamento da folha.

A direção da Clínica Fonomult havia anunciado o pagamento dos salários para esta segunda-feira (31), o que não ocorreu. A justificativa é que o plano de saúde com o qual a empresa mantém convênio não repassou os valores devidos, pois não foi apresentado o relatório com informações sobre a evolução dos pacientes atendidos.

Este blog foi informado, ainda, que apenas os colaboradores da recepção e da limpeza, contratados no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estão com os salários em dias.

sem comentário »

MPF obtém condenação de ex-prefeito de Marajá do Sena (MA) por desvio de verbas para a construção de escolas

0comentário

Ex-gestor foi condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão e ao pagamento de R$ 96 mil, mais correção monetária, pelos prejuízos causados

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação do ex-prefeito de Marajá do Sena (MA), Manoel Edivan Oliveira da Costa, a cinco anos e seis meses de reclusão pelo desvio de R$ 96.737,62 em verbas federais destinadas à construção de duas unidades escolares no município. O ex-gestor terá que devolver o valor, acrescido de correção monetária, para reparação do dano causado ao patrimônio público, e também está proibido de exercer funções públicas por cinco anos. Ainda cabe recurso da decisão.

As verbas foram repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de convênio firmado com o município, em 2014, para a construção das escolas. A ação penal, proposta pelo MPF na Justiça Federal contra Manoel Edivan, demonstrou que as verbas não foram aplicadas no objeto do convênio, caracterizando o desvio de recursos públicos. De acordo com o Parecer Técnico da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, apenas 25,06% da construção de uma das escolas foi realizada. A outra escola teve apenas 0,13% da obra executada.

De acordo com a sentença da 1ª Vara Federal no Maranhão, as obras não foram concluídas dentro do prazo estabelecido, que era 30 de setembro de 2016, e a prestação de contas, obrigatória até 31 de agosto de 2018, não foi apresentada.

O MPF também aponta que, embora o réu tenha deixado o cargo de prefeito em dezembro de 2016, antes do fim do prazo para a prestação de contas, o seu sucessor não conseguiu apresentar as contas devido à falta de documentos e informações sobre o andamento das obras. Dessa forma, o sucessor adotou as providências legais necessárias visando o resguardo do patrimônio municipal, tal como o ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito.

Na sentença da ação penal, a Justiça absolveu o ex-prefeito do crime de responsabilidade pela não prestação de contas, pois considerou que ele estava impossibilitado de fazê-lo, já que não estava mais no cargo ao final do prazo desta obrigação legal. Mas a decisão foi favorável aos pedidos do MPF no que se refere ao crime de responsabilidade pelo desvio dos recursos públicos, pelo qual Manoel Edivan foi condenado.

Desvio de verbas públicas – Para a Justiça Federal, ficaram provadas as irregularidades e inexecução parcial das obras.

Na decisão, a Justiça entendeu que “o modo escancarado como se deu o desvio dos recursos públicos impressionou, inclusive pela iniludível crença na impunidade, reforçada pelo pouco caso que fez o réu da investigação e – por que não dizer – da ação penal. Tal postura, na mesma medida que viola princípios básicos da administração pública, a desacreditar as instituições, humilha o cidadão e contribuinte, a merecer resposta penal proporcional”.

A sentença também pontua que Marajá do Sena possui o possui o segundo pior IDH educacional do estado do Maranhão, de apenas 2,99, e ressaltou que, “ainda assim, o réu subtraiu às famílias desse município a possibilidade de ver seus filhos contarem com duas escolas básicas”.

sem comentário »

5ª edição do Café ACM Mulher acontece nesta segunda-feira, 31 de março

0comentário

Promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM) evento terá palestra de Carla Galo

O presidente da ACM, Antonio Gaspar, ressalta que a cada edição do Café ACM Mulher, as inscrições são encerradas dias antes de sua realização”

Encerrando as comemorações alusivas ao Mês da Mulher, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promove nesta segunda-feira, 31 de março, a 5ª edição do Café ACM Mulher, que este ano vem com o tema “Comunidade: Conexão e Transformação”. O evento, que é organizado pelo Conselho da Mulher Empresária (ACM Mulher), será realizado no Villa Reale Buffet, no bairro do Calhau, a partir das 17h.

A edição de 2025, a ACM traz Carla Galo, palestrante motivacional e comportamental, que abordará o tema “Conexões de Valor”. Além da palestra, na programação do evento haverá espaço de exposição de produtos e serviços de empreendedoras maranhenses e momentos para geração de networking entre as participantes do evento. 

A presidente da ACM Mulher, Ana Izabel Fernandes, diz que o evento tem como propósito proporcionar um espaço para que as empreendedoras maranhenses, independente do segmento que atuam, compartilhem suas experiências, desafios e conquistas

“O Café ACM Mulher surgiu em 2020, como um evento on-line, no período em que a classe empresarial buscava discutir como poderia minimizar os impactos da pandemia da covid-19 em seus negócios e o ACM Mulher, de forma muito sábia, conduziu as discussões de como as empreendedoras poderiam se preparar para lidar com a mudança de cenários. O evento remoto ganhou força e nos anos seguintes passou a ser presencial e sucesso de público, tanto que, a cada edição, as inscrições são encerradas dias antes de sua realização”, explicou o presidente da ACM, Antonio Gaspar.

Para presidente do ACM Mulher, a empresária Ana Izabel Fernandes, o evento tem como propósito proporcionar um espaço para que as empreendedoras maranhenses, independente do segmento que atuam, compartilhem suas experiências, desafios e conquistas, criando uma rede de apoio e inspiração. Além disso, é mais uma oportunidade para abordar temas como igualdade de gênero, empoderamento e inovação, pois o associativismo também tem entre sua missão ajudar a conscientizar a sociedade sobre a relevância do empreendedorismo feminino para a economia do país.

Carla Galo, palestrante motivacional e comportamental, abordará o tema “Conexões de Valor”

“O empreendedorismo feminino é fundamental para a quebrar de estereótipos e preconceitos, pois ajuda a promover uma cultura mais inclusiva e diversificada no ambiente de negócios. Em suma, acreditamos que o Café ACM é mais uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das empresárias maranhenses.

A 5ª edição do Café ACM Mulher conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Intercar Mitsubishi e da Fecomércio e apoio do Sebrae, da Fiema, do Villa Reale Buffet e do Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEM.

sem comentário »

Servidores do Hospital da Ilha denunciam tratamento carrasco de supervisora administrativa

3comentários
Hospital da Ilha, onde servidores operacionais estariam sendo maltratados por supervisora carrasca

Servidores operacionais do Hospital da Ilha, localizado na Avenida São Luís Rei de França, na região do Turu, denunciam o tratamento carrasco que estariam recebendo da supervisora administrativa, Nice Cristina Ferreira dos Santos. Segundo os funcionários, a postura tirana da chefe interfere no bem-estar de todos os subordinados durante as jornadas de trabalho, com graves consequências para a saúde física e mental.

De acordo com relatos encaminhados a este blog, a supervisora tenta limitar até mesmo o horário de descanso dos servidores, que é de três horas, em sistema de revezamento. Ela também teria o hábito de monitorar constantemente os funcionários, proibindo-os, inclusive, de sentar durante os turnos de trabalho.

Extremamente insatisfeitos com o comportamento opressor de Nice dos Santos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, zeladores, vigilantes, agentes de portaria, maqueiros, entre outros trabalhadores, preparam um abaixo-assinado para exigir providências da direção do Hospital da Ilha ou mesmo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que administra a unidade de saúde, contra a supervisora carrasca.

3 comentários »

Iracema Vale enaltece obras estruturantes entregues pelo governo Brandão em São Luís

0comentário

Entre as inaugurações estão a intervenção do retorno do Olho d’Água/Araçagy, além da entrega de carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’

Ao lado do governador Carlos Brandão, deputada Iracema Vale participou da entrega de obras de intervenções no trânsito entre o Olho d’Água e o Araçagy

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), participou, neste domingo (30), em São Luís, da entregas de obras estruturantes e equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

“O governador Carlos Brandão já entregou obras de ponta a ponta no Maranhão, o que demonstra o compromisso do governo com o progresso e o bem-estar da população. hoje, estamos inaugurando mais obras que vão melhorar o tráfego na Grande Ilha e a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Iracema Vale.

Carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’ foram entregues pelo governador Brandão para apoiar a geração de renda dos trabalhadores da orla

Entre as inaugurações estão a intervenção do retorno do Olho d’Água/Araçagy, que proporcionará mais segurança e mobilidade aos moradores da região, além da entrega de vários carrinhos do programa ‘Minha Renda na Praia’, para a venda de milho, churrasco e coco, com o objetivo de apoiar o empreendedorismo e a geração de renda dos trabalhadores da orla.

Uma carreata celebrou a revitalização da MA-203, uma das principais vias de acesso da capital. A estrada passa a oferecer 20 quilômetros de via, que foram requalificadas, do antigo retorno do Olho d’Água a Raposa, para melhoraria do tráfego e da acessibilidade.

Deputada Iracema Vale, ao lado do governador Carlos Brandão, participou da entregas de obras e equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida da população

Também participaram das atividades a primeira-dama, Larissa Brandão; o vice-governador, Felipe Camarão (PT); o prefeito de Raposa, Eudes Barros; os deputados estaduais Antonio Pereira (PSB) e Yglésio Moyses (PRTB); o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Cazé, entre outros.

sem comentário »

Universidade Ceuma realiza IV Encontro de Atividades Esportivas e Recreativas para Pessoas com Síndrome de Down

0comentário
Grupo de professores e estudantes da Universidade Ceuma com portadores de Síndrome de Down que participaram do encontro

A Universidade Ceuma realizou, no último sábado (29), por meio da Coordenação do Curso de Educação Fisica, no ginásio esportivo do Campus Renascença, o IV Encontro de Atividades Esportivas e Recreativas para Pessoas com Síndrome de Down. Durante toda amanhã, crianças e adolescentes especiais participaram de uma vasta programação, marcada por alegria e diversão, em ambiente acolhedor e inclusivo.

Atividades esportivas e recreativas aconteceram no ginásio de esportes do Campus Renascença

Alunos de diferentes cursos da área de saúde da Universidade Ceuma deram suporte ao IV Encontro de Atividades Esportivas e Recreativas para Pessoas com Síndrome de Down. A presença de acadêmicos de Educação Física, Fonoaudiologia, Enfermagem e Fisioterapia foi essencial para o sucesso do evento.

Portadores de Síndrome de Down tiveram uma manhã repleta de alegrias, diversão e inclusão

Abaixo, carta de agradecimento da Coordenação do Curso de Educação Física da Universidade Ceuma pelo êxito do encontro:

É com sentimento de alegria que em nome da Coordenação do Curso de Educação Fisica gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos que tornaram o IV Encontro de Atividades Esportivas e Recreativas para pessoas com Síndrome de Down um evento tão especial.

Portadores de Síndrome de Down de diferentes faixas etárias participaram do encontro promovido pela Universidade Ceuma

Parabéns ao professor Eduardo Macieira por liderar esse importante projeto para o nosso curso com o apoio da coordenação do curso de Educação Física e alunos de diferentes cursos da saúde que estiveram somando esforços para essa manhã cheia de significados e de muita alegria e diversão.

Estudantes de cursos da área de saúde da Universidade Ceuma deram suporte às atividades

A dedicação, o carinho e o esforço de todos os envolvidos contribuíram para a criação de um ambiente acolhedor e enriquecedor, que fortaleceu o nosso compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças.

O IV Encontro de Atividades Esportivas e Recreativas para Pessoas com Síndrome de Down promovido pela Universidade Ceuma proporcionou troca de experiências e aprendizado

A troca de experiências e aprendizados foi inspiradora e com certeza todos saímos mais enriquecidos. Muito obrigado por fazerem parte desse momento tão importante!

sem comentário »

Maranhão abriu 1,4 mil novas vagas de emprego formais em fevereiro

0comentário

Resultado foi positivo em quanto setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês e o estoque chegou a 47,7 milhões

País acumula saldo de mais de meio milhão de empregos formais gerados nos dois primeiros meses de 2025: 576 mil. (Arte: Secom/PR)

O Maranhão registrou, em fevereiro, um saldo de 1.470 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 24,2 mil admissões e 22,7 mil desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira, 28 de março, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 2,6 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Maranhão é de 22,4 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 661,7 mil pessoas.

Em fevereiro, o Maranhão apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 626 vagas. Na sequência aparecem Indústria (420), Agricultura (347) e Comércio (330). O setor de Construção (-253) teve saldo negativo.

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (1.057). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (1.027) com as vagas no Maranhão. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.660.

Vagas formais geradas em fevereiro na série histórica do Novo Caged

MUNICÍPIOS – O município de Balsas teve o melhor saldo no estado em fevereiro, com 235 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 25 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no estado aparecem a capital São Luís (226), Paço do Lumiar (162), Timon (132) e Tasso Fragoso (108).

NACIONAL — O Brasil gerou 431,9 mil postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. É o número mais expressivo para o mês da série histórica do Novo Caged. O resultado é superior às 307 mil vagas de fevereiro de 2024, às 252 mil registradas no mesmo mês em 2023, às 353 mil de 2022, às 397 mil de 2021 e às 217 mil de 2020.

O resultado de fevereiro é fruto da diferença entre o total de 2,5 milhões de pessoas admitidas e 2,1 milhões de desligamentos em todo o país. Com os números registrados em janeiro e fevereiro, o país acumula saldo de mais de meio milhão de vagas formais no ano: 576 mil. Em relação ao estoque total de pessoas empregadas no país, o Brasil registra 47,7 milhões de empregos formais, crescimento de 0,91% em relação a janeiro.

Divisão das vagas formais em fevereiro por regiões e estados

No mês, todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram números positivos no país. Destaque para o setor de Serviços, que respondeu pela criação de 254,8 mil vagas. Em seguida aparecem Indústria (69,8 mil), Comércio (46,5 mil), Construção (40,8 mil) e Agropecuária (19,8 mil).

ESTADOS — São Paulo liderou o ranking das 26 Unidades da Federação com saldos positivos de empregos formais em fevereiro. O estado registrou 137,5 mil novos postos com carteira assinada. Minas Gerais, com 52,6 mil, e Paraná, com 39,1 mil, completam o trio dos estados com maior saldo. Apenas Alagoas apresentou queda em fevereiro, com -5,4 mil vagas.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS