Espaço conta com três ativações dinâmicas: a Bolha do Empreendedor, o Game do Perfil do Empreendedor e a participação da LIS, a inteligência artificial do Sebrae.

Explorar o universo do empreendedorismo tornou-se uma atividade lúdica e divertida com o estande do Sebrae no Torneio SESI de Robótica First Lego League Challenge (FLL) – Regional Maranhão. O evento, que tem o Sebrae como parceiro, é promovido neste sábado (15) e domingo (16) no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
Dinâmico e interativo, o espaço do Sebrae oferece três ativações educativas: a Bolha do Empreendedor, o Game do Perfil do Empreendedor e a participação da LIS, a inteligência artificial do Sebrae. A gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia, explica que as atividades têm o objetivo de mostrar aos participantes as principais características do perfil empreendedor, ajudando-os a conhecer e a aplicar essas competências no seu dia a dia.
“A proposta é mostrar para os estudantes as competências empreendedoras que estão em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Então, as ativações permitem que, dentro do perfil empreendedor, os estudantes possam desenvolver essas competências, como criatividade, liderança e trabalho em equipe”, destacou Hildenê Maia.

Na primeira ativação do estande do Sebrae, o participante entra em uma grande bolha transparente com diversos balões coloridos, cada um representando uma característica empreendedora diferente. A missão é encontrar, de forma lúdica, um balão específico dentro da bolha. Após achá-lo, o participante é convidado a entender como a competência simbolizada por esse balão pode ser desenvolvida no cotidiano.
O estudante Murilo Marinho, de 11 anos, encontrou, dentro do “universo” de possibilidades da bolha, o balão que representa a “visão” e aprendeu a importância dessa característica não somente para o empreendedorismo, mas também para tomar decisões e liderar o próprio caminho. “Eu achei muito bacana a bolha! Foi uma experiência muito legal porque entendi que a gente precisa ter visão e pensar no futuro. O mais legal é que aprendi tudo isso me divertindo”, observou Murilo.
Já a segunda ativação do Sebrae, denominada Game do Perfil Empreendedor, ajuda os participantes a reconhecer as principais características do seu perfil empreendedor e a empregá-las para impulsionar seu crescimento pessoal, identificar oportunidades de negócio e se destacar no mercado de trabalho.

Além disso, por meio de um totem no estande, os participantes também podem interagir com a LIS, a inteligência artificial do Sebrae. Ela auxilia os participantes a tirar dúvidas sobre vários temas voltados para o empreendedorismo, dando dicas e explicando o funcionamento de soluções do Sebrae ao público.
O Torneio SESI de Robótica segue até às 19h deste domingo (16), encerrando a programação com a cerimônia de premiação dos melhores competidores da FLL. Aberto ao público, o evento conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas, sendo 102 equipes de 10 estados na modalidade FLL e 20 equipes na modalidade F1 in Schools.
Neste ano, os desafios da competição são centrados no tema “Submerged”, com a proposta de incentivar soluções para problemas ambientais, como poluição marinha e preservação dos habitats oceânicos.