*Ricardo Costa Gonçalves
Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores (PT), completa 45 anos. Fundado por trabalhadores, intelectuais, movimentos sociais e religiosos ligados à Teologia da Libertação, o PT consolidou-se como um dos principais agentes de transformação social no país. Agora, ao completar 45 anos, o partido celebra sua história, seus desafios superados e as conquistas que marcaram a vida de milhões de brasileiros.
O PT nasceu em meio à luta pela redemocratização do Brasil, no final da ditadura militar. Sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, o partido se destacou pela defesa dos direitos trabalhistas, da reforma agrária e da participação popular nas decisões políticas. Sempre, demonstrou um compromisso inabalável com a construção de uma democracia mais inclusiva, promovendo debates fundamentais para o avanço social e econômico do país.
Em 2002, o PT elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Seu governo melhorou a vida do povo brasileiro com políticas sociais inovadoras, como o Bolsa Família, que ajudou a tirar milhões da pobreza, e a ampliação do acesso ao ensino superior, por meio do ProUni e da expansão das universidades federais e institutos federais. Além disso, os governos do PT foram responsáveis por um forte crescimento econômico, investimento em infraestrutura e uma política externa voltada à soberania nacional e ao fortalecimento do Brasil no cenário global.
O partido, também, foi capaz de enfrentar e resistir à maior onda de perseguição política. A elite tentou destruir a reputação do partido. Resistimos e estamos vivos. O impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, marcou um momento de grande retrocesso democrático e representou um duro golpe contra as conquistas sociais promovidas pelo partido..No entanto, o PT demonstrou resiliência e capacidade de reorganização. Mesmo diante da perseguição política e da polarização crescente no país, o partido manteve sua força e conseguiu, em 2022, levar Lula de volta à Presidência. Essa vitória reafirma o compromisso do PT com a luta pelos direitos sociais e a reconstrução de um Brasil mais justo e igualitário.
As contribuições do PT na política nacional é inegável. O partido foi responsável por consolidar políticas públicas que reduziram a desigualdade, fortaleceram a participação popular e ampliaram direitos fundamentais. Além disso, a sigla sempre esteve na vanguarda da luta pelos direitos das mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+.
Olhando para o futuro, o PT enfrenta o desafio de se reinventar e voltar a dialogar com sua base social: os trabalhadores e a classe média. A renovação de suas lideranças, a modernização de sua comunicação e o fortalecimento de políticas ambientais e tecnológicas são essenciais para que o partido continue a desempenhar um papel fundamental na política brasileira.
Aos 45 anos, o PT celebra sua trajetória de lutas e conquistas, consciente dos desafios que ainda estão por vir. Mais do que um partido, o PT representa um projeto de país pautado na inclusão, na justiça social e na democracia. E sua história, longe de estar concluída, continua a ser escrita por aqueles que acreditam em um Brasil melhor para todos.
*Secretario estadual de Formação do PT, assessor da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária