HU-UFMA e Prefeitura de São Luís realizam formatura de pacientes que concluíram o Ensino fundamental no hospital

São Luís (MA) – Cinco pacientes da Unidade de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) celebraram uma grande conquista na manhã desta sexta-feira, 07. Eles fazem parte da segunda turma de formandos do Projeto ABC Nefro, que atende estudantes em tratamento de hemodiálise no ambiente hospitalar. A iniciativa é fruto da parceria entre o HU-UFMA e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A superação em meio a difícil rotina de tratamento de doença renal crônica é motivo de alegria para os cinco formandos. Entre eles, Andressa Sousa Almeida, natural do munícipio de Cantanhede, representou os alunos na solenidade com um discurso. Ela sintetizou os desafios enfrentados e a felicidade de vivenciar esse momento especial.

“Hoje celebramos uma conquista extraordinária. Embora a Classe hospitalar seja bem diferente da escola convencional, permitiu que continuássemos nossos estudos e concluíssemos o Ensino Fundamental com êxito. Foi uma prova de determinação, resiliência e coragem. Cada um de nós enfrentou desafios durante a jornada, que exigiu muita força de vontade para não desistir. Não foi fácil estudar por anos ligados a uma máquina de hemodiálise, mas com o apoio de todos, conseguimos vencer”, disse, emocionada.

O projeto ABC Nefro foi iniciado em 2013 e é pioneiro no país no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do ambiente hospitalar. Ele possibilita a alfabetização de pacientes entre 15 e 98 anos durante as sessões de hemodiálise. Em 2018, o projeto foi ampliado para incluir crianças submetidas ao tratamento, por meio da parceria com a Superintendência da Área de Ensino Fundamental (SAEF).

Por meio da iniciativa, os alunos têm acesso aos conteúdos escolares de uma forma personalizada, adaptada às limitações impostas pelo tratamento. De acordo com a assistente social do Serviço de Nefrologia e coordenadora do projeto no HU-UFMA, Gisele Silva Pereira, a ideia surgiu quando a equipe identificou o grande número de pacientes analfabetos e as dificuldades que eles enfrentavam para frequentar a escola regularmente.

“Dois direitos fundamentais estão sendo garantidos: a saúde e a educação. Por isso, este momento representa uma grande vitória, principalmente para os nossos pacientes-alunos. Muitos deles chegaram aqui ainda crianças. Nenhum morava em São Luís, mas tiveram que fixar residência na cidade por conta do tratamento de hemodiálise. É difícil mensurar o sacrifício de cada um. Esse tratamento impacta toda a vida do paciente. Por isso, parabenizo os cinco pacientes e suas famílias  pela garra, pela força e pela conquista”, afirmou Gisele. 

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, também destacou a importância do projeto: “Estamos vivendo um momento emblemático para o país. O ABC Nefro é um projeto de grande impacto e extremamente necessário. Ele oferece uma oportunidade valiosa para os nossos pacientes, permitindo que continuem aprendendo sem precisar se afastar dos estudos devido às condições de saúde.”

Para a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a cerimônia foi marcada pela emoção. “Quando participo de eventos como esse, fora do ambiente escolar, tenho a plena noção de que educação se faz a muitas mãos. Quando o poder público oferece saúde e educação, nada mais é do que cumprir nosso dever com os cidadãos.”

Para viabilizar o projeto, o HU-UFMA firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que disponibiliza os profissionais e fornece os materiais didáticos necessários. A Escola conveniada é a Alberto Pinheiro, situada nas proximidades do hospital. As aulas são ministradas de forma individualizada, tendo por base as necessidades de cada um dos pacientes. Durante o evento, foi assinada a renovação do contrato do projeto até o ano de 2027.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques Salgado; a coordenadora do Programa Classe Hospitalar da Rede Municipal de Ensino de São Luís, Margareth Matos; demais autoridades; profissionais e familiares. O evento contou com a apresentação da Banda Municipal de São Luís e foi realizado no auditório do Centro de Referência em Endocrinologia e Hepatologia. A formatura da primeira turma do projeto aconteceu em 2022, com oito formandos.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013.  Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Saiba mais aqui.

Paulo Marinho Jr. pode estar na mira da Polícia Federal

Paulo Marinho Jr. foi favorecido em sua campanha eleitoral por Josimar de Maranhãozinho, que está envolvido em escândalo de corrupção de repercussão nacional

Uma bomba estourou na política nacional e maranhense: Josimar do Maranhãozinho é suspeito de envolvimento em negociações de emendas parlamentares, de acordo com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Durante seu mandato, Josimar do Maranhãozinho cedeu sua cadeira de parlamentar a Paulo Marinho Jr., que, enquanto deputado, destinou diversas emendas para cidades nas quais não tinha vínculos (ou votos), deixando a cidade de Caxias sem nenhuma emenda voltada para a melhoria da população local.

De acordo com informações, a Polícia Federal estaria analisando documentos e emendas feitas pelo parlamentar. Além disso, fontes indicam que documentos bancários, conversas no WhatsApp e outros registros estão sendo investigados pela Polícia Federal.

Josimar do Maranhãozinho foi responsável por bancar a campanha de Paulo Marinho Jr. nas eleições de 2024 na cidade de Caxias, o que gerou suspeitas e despertou o interesse das autoridades, que agora estão acompanhando de perto o caso.

Cultura do Cuidado no Natus Lumine Hospital e Maternidade

Atenção Plena (Mindfulness) e Saúde Mental no Trabalho foram temas de palestra e dinâmica de grupo

A palestra sobre Atenção Plena (Mindfulness) foi mais uma ação realizada pelo Natus Lumine em prol da saúde mental de seus colaboradores

Trabalhar em um ambiente hospitalar é, para muitos profissionais, sinônimo de vocação e entrega. No entanto, a rotina intensa, o contato constante com situações de sofrimento e o nível de responsabilidade exigido diariamente podem cobrar um alto preço sobre a saúde mental.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), profissionais da área da saúde estão entre os grupos mais vulneráveis a problemas como a Síndrome de Burnout (esgotamento) e a Ansiedade Crônica. O ambiente hospitalar, com o peso emocional das situações vividas, demanda uma atenção redobrada às necessidades mentais.

No Natus Lumine Hospital e Maternidade, essa realidade é atenuada com a conscientização e educação continuada de seus profissionais, para práticas que fomentam a saúde mental, a exemplo da Atenção Plena também conhecida como Midfulness. Trata-se de uma prática que envolve focar a atenção no momento presente de forma intencional e sem julgamentos. Isso significa estar consciente do que está acontecendo agora — seja uma sensação física, um pensamento, uma emoção ou o ambiente ao redor. A prática, que tem raízes em tradições meditativas orientais, foi adaptada para o contexto ocidental por meio de estudos científicos que demonstram seus diversos benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade. Ao focar no presente, a mente se afasta de preocupações futuras ou de experiências passadas. Aumento da concentração e do foco, pois ajuda a evitar distrações e melhora a produtividade, especialmente em atividades que exigem alta precisão. Melhoria no bem-estar emocional, uma vez que essa prática ajuda a observar emoções sem se deixar dominar por elas. E mais, promove o autoconhecimento e melhoria na qualidade das relações interpessoais, além da redução de conflitos.

A psicóloga convidada Liane Milhomem com Chrystiane Vasconcelos, coordenadora do Grupo de Gente e Gestão do Natus Lumine

Esses e outros detalhes sobre o tema foram destacados pela psicóloga convidada Liane Milhomem na palestra “Saúde Mental no Trabalho – Prática da Atenção Plena (Mindfulness)”. Em seguida, ela conduziu uma atividade de relaxamento com técnicas de respiração.

“Essa técnica possibilita que a pessoa tenha um autoconhecimento mais elevado e com isso, que entenda melhor seus próprios limites e suas potencialidades, que aumente sua autoestima e que possa exergar o outro de forma mais leve. As pessoas tendem a atuar no piloto automático dentro do ambiente corporativo, e ao cuidar dos pacientes, muitas vezes o profissional de saúde acaba esquecendo de si, e assim, desenvolve doenças silenciosas, incluindo questões psicológicas e mentais, como o famoso Burnout. E o Mindfulness atua diretamente no cérebro, ajudando a combater o stress, potencializando a saúde mental. É algo simples de fazer, mas poderoso em resultados” resumiu a psicóloga.

Ela ensinou a prática dos quatro tempos, que envolve dividir a respiração – inspirar, segurar a respiração e expirar por 4 segundos cada, de forma alternada, por um tempo total de 10 minutos, todos os dias. “Se a pessoa fizer isso diariamente, por dois meses seguidos, ela já incorpora um novo hábito que além de muito saudável é cientificamente comprovado que traz muitos benefícios mentais e produz muitos hormônios positivos” completou Liane Milhomem.

Práticas como gratidão e atenção plena positiva promovem mudanças qúmicas no cérebro, liberando dopamina (prazer), serotonina (felicidade) e reduzindo o cortisol (relaxamento).

Prática de Mindfulness através da técnica da respiração em quatro tempos

A Supervisora de Enfermagem da UTI NeoNatal do Natus Lumine Patrícia Teixeira participou da atividade e aprovou: “Foi um momento muito leve, mas de profunda reflexão e que trouxe insights valiosos, como a importância de cultivarmos a saúde mental e o que fazer para melhorar na vida pessoal e profissional” declarou Patrícia Teixeira.

Segundo a psicóloga Chrystiane Vasconcelos, Coordenadora do Grupo de Gente e Gestão do Natus Lumine, essa iniciativa faz parte de um programa que envolve várias ações contínuas, em prol da saúde mental dos profissionais do hospital.

“Foi muito importante proporcionar esse momento de conscientização e de relaxamento para nossos colaboradores, que têm uma rotina naturalmente sobrecarregada. O cuidado com a saúde mental tem sido algo muito forte aqui no Natus Lumine e essa foi mais uma, das diversas ações que promovemos nesse sentido. Através dessa cultura do cuidado com a saúde mental, conquistamos um ambiente de trabalho mais leve e mais feliz, e todos ganham muito com isso” explicou.

Equipe multidisciplinar de saúde do Natus Lumine Hospital e Maternidade com a psicóloga Liane Milhomem

Ao cuidar do emocional de seus profissionais e estimular hábitos como a prática do Mindfulness, o Natus Lumine Hospital e Maternidade está também garantindo um atendimento mais humanizado aos pacientes e prevenindo o adoecimento dentro da própria equipe.

Ganhadores dos sorteios da “Compra Premiada Potiguar”

Camila Brasil premiando com um carro BYD 0Km a cliente de São Luís Adela Batista Ferreira

O último final de semana fechou com chave de ouro aquela que foi a maior campanha de sorteio de prêmios da história do Grupo Potiguar e do segmento de material de construção do Maranhão.

Os diretores do Grupo Potiguar Ricardo Silva, Sandra Vieira e Adriano Pestana

Estamos falando da Compra Premiada Potiguar, que no sábado (01.02) e domingo (02.02) premiou clientes das 10 lojas do Grupo que concorreram com milhares de cupons nas lojas de São Luís, Santa Inês, Bacabal e Imperatriz. No total, foram entregues 120 vales compras semanais de R$ 500,00 além do grande prêmio final.

Um dos felizardos de São Luís que ganhou um carro BYD 0KM, Francisco Alves Ferreira, cliente da Potiguar Olho d´Água

Nas lojas de Santa Inês e de Imperatriz foram sorteados 02 Iphones, 02 motobikes e 01 carro elétrico 0 Km em cada cidade. E em São Luís, na loja Potiguar da Forquilha, foram sorteados 06 Iphones, 6 motobikes e 3 carros elétricos 0 Km da BYD. As compras foram diferentes, mas em comum, todos os sorteados se emocionaram ao serem avisados do resultado. E em Santa Inês, teve sorte dupla: O cliente Airton Damião da Silva, que nunca ganhou nada e nem acreditava muito na sorte, acabou sorteado duas vezes, e levou para casa um carro 0KM e 01 Iphone.

A sócia e diretora do Grupo Potiguar Camila Brasil com os filhos Benjamin e J. Marcelo

“Estou construindo uma casa e comprei todos os materiais na Potiguar, sempre com a vendedora Simone, que tem um atendimento maravilhoso na loja de Santa Inês. Foram muitas compras e que acabaram me dando essa sorte. Estou muito feliz!”, disse o morador da cidade de Vitorino Freire, que foi à Santa Inês fazer as compras e saiu duplamente premiado.

Justiça condena Município de Buriticupu a adotar medidas para conter voçorocas

Ação Civil Pública foi ajuizada pelo MPMA em 2022

Voçorocas colocam em risco moradores e o meio ambiente de Buriticupu

Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), formulado em Ação Civil Pública, ajuizada em 2022, a Justiça determinou, na última segunda-feira, 3, ao Município de Buriticupu, a adoção de providências para a contenção dos processos de erosão (voçorocas) em diversos pontos da cidade.

O autor da ação é o promotor de justiça José Frazão Menezes, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Buriticupu. A sentença foi assinada pelo juiz Flávio Gurgel Pinheiro, da 1ª Vara da Comarca.

Entre as obrigações do Município, estão: delimitar e isolar, com sinalização adequada, todas as áreas com risco de desabamento e movimentos de massa decorrentes das voçorocas, além de atualizar o cadastro de todas as famílias residentes nas proximidades das áreas afetadas, providenciando aluguel social para aquelas expostas a risco iminente. Ambas as medidas têm prazo de 30 dias para implementação.

A sentença também impõe que seja apresentado, no prazo de 120 dias, um plano detalhado para execução de obras de contenção das voçorocas, com cronograma físico-financeiro; e em 180 dias, devem ser implementadas medidas para mitigação dos impactos ambientais.

O Município de Buriticupu deverá, ainda, recuperar ambientalmente as áreas degradadas no prazo máximo de quatro anos.

“O Município de Buriticupu ainda não solucionou o problema de forma plenamente eficaz mesmo diante de reiteradas notificações do Ministério Público e dos compromissos assumidos em sede de conciliação, o que justifica a necessidade de uma decisão judicial impositiva”, justificou, na sentença, o juiz.

ENTENDA O CASO

Enormes abismos que se formam onde há pouca vegetação e o solo fica desprotegido, as voçorocas – que significa terra rasgada em tupi-guarani – começaram a surgir em Buriticupu há mais de 30 anos, a partir da rápida expansão urbana da cidade, como consequência do desmatamento da vegetação nativa. Alguns desses abismos têm até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento.

Devido à incidência do processo de erosão e dos riscos à segurança dos moradores, bem como ao meio ambiente, o Ministério Público instaurou Inquérito Civil, no qual buscou, junto ao Município, solução para os problemas que afetavam toda a comunidade.

Diante da inércia da administração, foi ajuizada, em abril de 2022, uma Ação Civil Pública a fim de que a justiça determinasse providências sobre a demanda. Em seguida, foi designada audiência de conciliação para o dia 20 de abril desse ano, em que foi acordado que, no prazo de 30 dias, o Município iria: a) delimitar e isolar a área, bem como interditar os imóveis e remover as pessoas expostas aos riscos; b) cadastrar as famílias afetadas pela erosão, custear o aluguel social e apresentar levantamento das áreas afetadas.

Porém, segundo o promotor de justiça José Frazão Menezes, ao longo do processo houve dificuldade de comprovação das ações adotadas pelo município, razão pela qual foi requerido o julgamento antecipado da lide.

“Nossa expectativa agora é que não sejam apenas adotadas, mas devidamente comprovadas todas as providências determinadas pela justiça, vez que os prazos são perfeitamente exequíveis, não devendo mais se despender tempo discutindo-se judicialmente direitos tão evidentes, pois se referem à situação de risco envolvendo pessoas e o meio ambiente”, observou o membro do Ministério Público.

São Luís Shopping e Selfit promovem neste sábado (8) segunda edição do Esquenta Carnaval

São aulas gratuitas de Self Dance para o público aos sábados de fevereiro, preparando os foliões para a temporada momesca

Primeiro dia do Esquenta Carnaval reuniu um grupo animado

O São Luís Shopping e a Selfit Academias promovem neste sábado 8 a segunda edição do Esquenta Carnaval, um projeto que oferece aulas gratuitas de Self Dance para animar e preparar o público para a temporada momesca. As aulas acontecem sempre às 17h, na Praça de Alimentação — Piso 2, sempre aos sábados até o 22 de fevereiro.  

As aulas são conduzidas por instrutores da Selfit, com um treino dinâmico e acessível para todos. Além de ser uma excelente maneira de entrar no espírito carnavalesco, a dança é uma aliada poderosa para manter o corpo ativo e saudável. “Proporcionamos um treino envolvente para todo mundo entrar no ritmo e sentir os benefícios no corpo e na disposição”, afirma Bianca D`Elia, coordenadora técnica da Selfit Academais.

A aula Self Dance não deixou ninguém parado

“Idealizamos essa ação para ir além do exercício, proporcionando uma experiência de lazer e bem-estar para os nossos visitantes”, afirma Igor Quartin, gerente de marketing do São Luís Shopping.

Para participar, basta fazer a inscrição pelo aplicativo do São Luís Shopping, disponível na Apple Store (IOS) e na Play Store (Android). A entrada é gratuita, e a programação promete contagiar o público com muito ritmo e alto astral.

Serviço:

São Luís Shopping e Selfit apresentam — Esquenta Carnaval*

�� Datas: 8, 15 e 22 de fevereiro

�� Horário: 17h

�� Local: Praça de Alimentação – Piso 2, São Luís Shopping

�� Inscrição: Pelo app São Luís Shopping (IOS e Android)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima