Ibama relata tráfico de uma tonelada de robalo e camarão-tigre-gigante oriunda do Maranhão

0comentário

Carga de pescado apreendida no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, durante a Operação Hermes, deflagrada para fiscalizar a fauna, a flora, a biopirataria e o patrimônio genético nacional

As ações fiscalizatórias conduzidas pelo órgão foram realizadas majoritariamente em aeroportos brasileiros

A Operação Hermes, que tem como foco combater o tráfico de fauna e flora e a biopirataria para proteção da biodiversidade e do patrimônio genético nacional, resultou, durante 2024, na apreensão de 2.314 animais, quase todos silvestres. O Maranhão aparece em destaque no relatório como um dos estados com registro desse tipo de crime.

As ações fiscalizatórias conduzidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram realizadas majoritariamente em aeroportos brasileiros.

Em uma das fiscalizações, realizada em outubro, agentes do instituto que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) identificaram que uma carga de mais de uma tonelada de pescado não tinha notas fiscais regulares, o que ensejou a apreensão do produto. O pescado, que incluía robalo e camarão-tigre-gigante, havia saído do Maranhão.

No escopo da operação, foram apreendidos no mesmo período mais de 56 toneladas de pescado, incluindo barbatana de tubarão, bexiga natatória e tubarão-azul; amostras de patrimônio genético; e madeira nativa e produtos da flora nativa. As autuações relacionadas às apreensões totalizaram cerca de R$ 1,5 milhão.

O tráfico de animais continua a ser um grande desafio no Brasil, tanto por sua abrangência quanto pelos danos ambientais causados. Para minimizar essa ameaça, o Ibama reforça a importância da conscientização da sociedade sobre o impacto do comércio ilegal de espécies, além de manter operações constantes em portos, aeroportos e recintos alfandegários.

Saiba mais aqui.

Sem comentário para "Ibama relata tráfico de uma tonelada de robalo e camarão-tigre-gigante oriunda do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS