O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), voltou a prever riscos geo-hidrológicos em São Luís em razão das fortes chuvas que castigaram a cidade nos últimos dias. De acordo com o cenário observado, podem ocorrer desde inundações a deslizamentos de terras.
O CEMADEN aponta como moderada a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na região geográfica intermediária de São Luís. Há previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade. Nesse cenário, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais também indica probabilidade moderada de ocorrência de movimentos de massa na região intermediária de São Luís, devido aos acumulados de chuva nas últimas 120 horas e à previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade.
Conforme o que foi observado, podem ser deflagrados deslizamentos pontuais, principalmente em áreas de risco mapeadas (Figura 2).