O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais prevê mais chuvas, com possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações de córregos urbanos e alagamentos temporários de áreas rebaixadas de São Luís (Figura 1). De acordo com a previsão, a precipitação pode ocorrer na forma de pancadas com intensidade moderada a forte.
O monitoramento apontou alta probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em laranja, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de São Luís, devido aos elevados acumulados observados nas últimas 24 horas, somado à chuva prevista, que podem ser de intensidade moderada a forte, na forma de pancadas, a qualquer hora do dia. Neste cenário, é esperado que ocorram alguns deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias, além da aceleração de processos erosivos instalados.
Risco geológico
Ainda segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres, há probabilidade moderada de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Imperatriz (MA), Caxias (MA), Salvador, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus-Itabuna, Vitória da Conquista (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), devido à previsão de chuva moderada a forte, a qualquer hora do dia, com possibilidade de pancadas localizadas.
Conforme foi observado, as chuvas podem ser suficientes para causar deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.