Resgate de vítimas da queda de ponte e retirada de materiais do Rio Tocantins serão interrompidos com aumento da vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito

Desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek deixou saldo trágico de mortes (Foto: Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nesta quinta-feira, 9 de janeiro, a 4ª Reunião da Sala de Crise sobre Acidente em Ponte do Rio Tocantins na BR-226, que foi transmitida por meio do canal da ANA no YouTube. O encontro buscou compartilhar e nivelar informações sobre a atuação dos diversos órgãos no gerenciamento das medidas preventivas e riscos existentes causados após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR-226). Além disso, o espaço visa a subsidiar a tomada de decisões referentes à redução de riscos e impactos sobre usos múltiplos da água na região.

Além da ANA, participaram do encontro representantes de diversas instituições envolvidas, entre elas, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Serviço Geológico do Brasil (SGB); Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA); dentre outros atores.

Durante a 4ª Reunião, o diretor interino da ANA Marcelo Medeiros destacou o papel da Agência, reforçando o escopo de competência e atuação da instituição, cujo foco está no monitoramento da qualidade da água. Neste sentido, ele ressaltou a ação conjunta com a SEMA/MA, que juntos têm realizado o monitoramento com sonda multiparamêtrica, instrumento cuja versatilidade permite medir vários parâmetros da qualidade da água em um único dispositivo.

Ainda durante a Sala de Crise, foi informado que o monitoramento que vem acontecendo desde 24 de dezembro não mostra alteração dos parâmetros básicos e dos níveis de pesticidas no rio Tocantins. Especialmente para a análise de acetomiprido, foram encaminhadas amostras para ao laboratório de Goiânia (GO), parceiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cujos limites de detecção são inferiores àqueles apontados pelos laboratórios da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A ANA enviou um especialista para a região desde a última quinta-feira (2) para fazer coletas diárias em três pontos (P 1, P3 e P4/5), junto com a SEMA e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A partir de domingo, 12 de janeiro, o SGB seguirá acompanhando a qualidade da água, porém o monitoramento não será mais diário.  As coletas para pesticida serão realizadas três vezes por semana e diariamente para os parâmetros básicos, incluindo a medição de vazão.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) informou na reunião que há um plano de remoção dos veículos submersos – dois caminhões com ácido sulfúrico de empresas transportadoras diferentes, e um caminhão de pesticidas, além dos demais veículos de pequeno porte – cuja operação será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia ficou de enviar um plano de resposta ao IBAMA nesta sexta-feira (10), com informações sobre a ação.

Os representantes do Ministério da Saúde e de Vigilância Sanitária apontaram que não houve alterações dos padrões epidemiológicos ou ocorrência de agravos nas comunidades ribeirinhas e nas populações indígenas.

A equipe do SGB informou que está em campo desde 26 de dezembro de 2024 medindo as vazões e coletando as amostras em três pontos (P1, 3 e 4/5). Atualmente as vazões estão abaixo da média, mas está aumentando em decorrência das últimas chuvas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a situação atual das usinas da bacia. Desde o acidente, a usina hidrelétrica (UHE) Estreito, que fica a montante (rio acima), vem operando para minimizar as vazões defluentes no período diurno e consequente aumento no noturno. A Cota máxima para a UHE Estreito é de 154,5m, para minimizar o impacto das chuvas nesta época do ano. Mas, atualmente, a cota está em 155,16m. A partir desta sexta-feira (10), passará a operar com 4700 m3/s (vazões médias diárias), aumentando gradualmente nos dias subsequentes até chegar a operar com 7400 m3/s (vazões médias diárias) entre os dias 13 e 17 de janeiro. Com isso, é esperado que, a partir de sábado (11), haja queda do volume de armazenamento.

Como a operação para o mergulho é mais segura com vazões da ordem de  1000 m3/s, com as previsões de vazões mais altas para a próxima semana, não será possível, neste período, a realização de mergulhos, tanto para o resgate de pessoas como para a retirada de material.

Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, a partir das 15h, acontecerá a 5ª Reunião da Sala de Crise para acompanhamento da situação, atualização de informações, como aquelas relacionadas ao monitoramento da qualidade de água, à operação das usinas hidrelétricas do rio Tocantins, previsões meteorológicas, entre outros temas.

Viviane Batidão e J.Eskine são os convidados do “Ensaios da Anitta” em São Luís

O DJ carioca Felipe Mar, também foi confirmado para fazer o aquecimento do evento neste sábado (11), a partir das 16h, na área externa do São Luís Shopping

A maratona da folia já vai começar! Neste sábado (11), Anitta dá início aos “Ensaios da Anitta” para 2025 e, pela primeira vez, aterrissa na área externa do São Luís Shopping, a partir das 16h. Além de apresentar seus grandes hits, a diva não estará sozinha e confirmou a participação dos cantores: Viviane Batidão, ícone do tecnomelody e J.Eskine, o dono da “Resenha do Arrocha”. O DJ carioca Felipe Mar, também foi confirmado para fazer o aquecimento do evento e nos intervalos o DJ local Rogério Mix.

O evento tem a produção local da 4Mãos Entretenimento, com o patrocínio da Beats, Bet.Bet, Kenner, L´Oréal Paris, Laser Company e Rexona Brasil. Para Marcelo Aragão, vai ser um evento extraordinário. “São muitos detalhes, cenografia, estrutura. O público vai se surpreender, porque são inúmeras surpresas desde a entrada do evento”, conta o produtor.

A cantora Viviane Batidão, ícone do tecnomelody, é convidada especial do evento “Ensaios da Anitta” em São Luís

Serão 12 datas, respectivamente em: São Luís, Fortaleza, Salvador, Ribeirão Preto, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e, por fim, São Paulo. Os shows acontecem entre janeiro e fevereiro. Além disso, os tradicionais desfiles do Bloco da Anitta, em Salvador e Rio de Janeiro, já estão confirmados, respectivamente, para os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

Clique aqui e aqui e assista aos vídeos.

Para quem vai acompanhar em São Luís é bom se antecipar. Últimos ingressos à venda do espaço open com beats, cerveja, água e refrigerante e do setor arena. O espaço open tem a classificação 18 anos e o setor arena 16 anos. É possível adquirir o acesso on-line através do site https://www.ingresse.com/ensaios-da-anitta-2025-sao-luis/ ou na 4Mãos Store, no São Luís Shopping.

Com o tema “Maratona de Jogação”, celebrando o universo esportivo, a cantora terá fantasias icônicas inspiradas por diferentes modalidades esportivas que devem dominar os looks durante esta temporada. A importância sócio-cultural desse universo foi um dos motivos para a escolha da temática.

J.Eskine, o dono da “Resenha do Arrocha”, é outra atração da festa

“Carnaval é minha época preferida do ano. E é um momento de grande atenção nacional e internacional. É por isso que sempre aproveito a ocasião para falar de coisas que são importantes para mim. Meu carnaval já homenageou mulheres incríveis da história, causas ambientais, tecnologia… Agora é a vez dos esportes. Tô feliz e animada pra cair na estrada novamente”, comemora a artista, que anualmente faz questão de cantar em diversas cidades brasileiras durante a folia.

A maratona de pré-carnaval da poderosa é sempre muito especial, principalmente por seu formato único. Tudo acontece num palco de 360 graus, que aproxima o público ainda mais de Anitta. Além disso, o projeto já se tornou conhecido pelo line up ilustre de convidados que a girl from Rio recebe no palco, contemplando diversos gêneros da nossa música, como pop, funk, trap, rap, sertanejo, piseiro, brega, axé e outros.

Vice-prefeita de Paço do Lumiar, sobrinha do governador Brandão, lamenta “fuxicos” e “intrigas” do deputado comunista Márcio Jerry nas redes sociais

A vice-prefeita Mariana Brandão dialoga com gestores e outros profissionais durante a visita que fez à Maternidade de Paço do Lumiar

A vice-prefeita de Paço do Lumiar, Mariana Brandão (MDB), sobrinha do governador Carlos Brandão (PSB), lamentou publicamente a postura do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), que, segundo ela, “passa o dia inteiro na rede social tentando fazer intrigas por meio de fuxicos, sempre querendo provocar discórdia”. A reação indignada de Mariana veio após uma postagem do comunista sobre sua visita à Maternidade de Paço do Lumiar.

Em recado direto a Márcio Jerry, a vice-prefeita luminense disse que não há motivo para esse tipo de comentário, dando a entender que a postagem do parlamentar foi um ato maldoso. “Eu apenas reforcei a importância da maternidade para a saúde da cidade, cuja entrega foi feita quando o atual governador era vice-governador. Ou seja, participou de toda a entrega e, principalmente, cuidou com todo carinho na atual gestão para que a maternidade continuasse funcionando com excelência pelos luminenses”, assinalou.

Mariana Brandão ressaltou que ela e Jerry fazem parte do mesmo grupo político, negou que tenha tentado desmerecer o trabalho do ex-governador Flávio Dino e, por fim, questionou o deputado por ter apagado o comentário que fez como réplica ao que ele escreveu.

Abaixo, a reação de Mariana Brandão ao ataque de Márcio Jerry:

Casa de vinhos investe em novos talentos

A cantora Lídhia, que faz parte da nova geração da música maranhense, se destaca como uma das vozes da nova geração da música maranhense

A AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon) tem uma programação musical semanal, escolhida com muito carinho especialmente para os clientes do espaço.

A casa está investindo em novos talentos. Uma das artistas que abrilhantam a programação semanal é a cantora Lídhia, que se destaca como uma das vozes da nova geração da música maranhense. Ela se apresenta no espaço nesta sexta-feira (10).

A também compositora apresenta um repertório que passeia pelo pop contemporâneo. Além disso, ela busca unir suas paixões pela arte e literatura à música escrevendo sobre existir, amar, desamar, ser desamada e sobre a vida em si.

“Comecei a cantar muito cedo com meu pai e irmão. Aos 23, me formei em Direito pela Uema e decidi não trabalhar na área, dedicando-me à música. Em 2022, comecei a cantar em bistrôs e restaurantes, voz e violão, trio e com banda completa”, relembra a cantora, que nesta terça-feira (7) se apresenta na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon. 

Em 2022, Lhídia foi convidada para participar do programa ‘Cantos da Ilha’, em homenagem ao aniversário de São Luís, uma iniciativa da TV Mirante. Em 2023, recebeu mais um convite da emissora para participar de um especial alusivo ao Dia dos Pais no programa Daqui, uma vez que tem como violonista seu próprio pai.

Aos 26 anos, ela lançou “Beira”, disponibilizada nas plataformas musicais, sendo uma dentre as diversas composições que já escreveu. Produzida pelo estúdio Nébula, com Matheus Penha à frente do processo criativo, a canção já alcançou públicos além-Brasil, sendo ouvida em países como Estados Unidos, México e República Tcheca.

Clubinho Rio Anil tem atividades de férias para a criançada

Com uma programação que promete agradar a todos os gostos, a iniciativa com espaço fixo no Rio Anil Shopping surgiu em agosto de 2024

Enquanto as férias escolares não terminam, o que não faltam são famílias procurando opções para divertir e distrair a criançada. O Clubinho Rio Anil oferece um espaço dedicado à diversão, aprendizado e socialização, com oficinas gratuitas que estimulam a criatividade, imaginação e autonomia de crianças e adolescentes de forma gratuita. A primeira atividade do ano foi realizada no último domingo, 5, com a oficina de borracha caseira utilizando forminhas de diversos desenhos.

Com uma programação que promete agradar a todos os gostos, a iniciativa com espaço fixo no Rio Anil Shopping surgiu em agosto de 2024. As atividades são planejadas para estimular a criatividade e o trabalho em equipe, permitindo que as crianças explorem novas habilidades enquanto se divertem. E o melhor: dá para aproveitar e brincar todos os dias, de acordo com os horários de funcionamento do shopping.

“O Clubinho Rio Anil oferece diversão, conforto e segurança para as crianças e adolescentes desenvolverem habilidades e fazerem novas amizades. Enquanto isso, os pais podem aproveitar todos os serviços do nosso shopping. Convidamos todos a conhecer essa experiência e aproveitar ao máximo as férias”, afirma o Gerente de Marketing do Rio Anil, Paulo Magalhães.

Além das oficinas, quem se amarra em jogos de tabuleiro já pode organizar aquela rodinha com os amigos e aproveitar o Clubinho, que oferece também os empréstimos de jogos neste estilo de brincadeira

Até o final do mês de janeiro, o espaço tem programação todos os domingos, com oficinas gratuitas. No dia 12, acontece a oficina de massa de modelar; no dia 19, a oficina de bonecos com balão e, no dia 26, o dia é de aprender a confeccionar chaveirinhos.

Além das oficinas, quem se amarra em jogos de tabuleiro já pode organizar aquela rodinha com os amigos e aproveitar o Clubinho, que oferece também os empréstimos de jogos neste estilo de brincadeira, incluindo clássicos como Jogo da Vida e Banco Imobiliário. Para encontrar esse espaço de alegria dentro do Rio Anil Shopping, basta ir ao segundo piso do mall, no Espaço Família, localizado em frente à Floresta Encantada.

Operação da PF reprime tráfico de drogas e de armas no Maranhão

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caxias/MA e Aldeias Altas/MA

A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, obteve indícios de que poderia haver drogas e armas armazenadas ilicitamente em um sítio, na zona rural de Aldeias Altas/MA, e em uma residência, em Caxias/MA

São Luís/MA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/1), a Operação Lucta, com a finalidade de reprimir crimes de tráfico de drogas e armas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caxias/MA e Aldeias Altas/MA.  

A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, obteve indícios de que poderia haver drogas e armas armazenadas ilicitamente em um sítio, na zona rural de Aldeias Altas/MA, e em uma residência, em Caxias/MA. Diante disso, os mandados foram cumpridos com o auxílio de um cão farejador, com o objetivo de encontrar os produtos ilícitos.  

A operação contou com a participação de 14 policiais federais e com apoio da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Os crimes investigados são tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e associação criminosa, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 37 anos de reclusão.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima