A passagem de ano em São Luís teve um brilho especial com a apresentação contagiante da cantora Michele Andrade. Organizada pelo governo municipal, a festa de Réveillon atraiu um público apaixonado, ansioso para celebrar a chegada de 2025.
Michele Andrade, conhecida também como “A Dona da Farra”, tem atingido impressionantes números nas redes sociais. No Instagram, seus mais de 5,9 milhões de seguidores contribuem para o sucesso e vitalização nos seus vídeos. Em 2024 entrou no TOP 10 artistas brasileiras do Tik tok e concorreu à prêmiação na WME by Billboard Brasil.
A artista, que ficou mundialmente conhecida como “a cantora que gira o microfone”, faz do seu show um verdadeiro espetáculo, capaz de unir gerações e encantar a plateia.
“Foi inesquecível, São Luís! Já tô com saudades e não vejo a hora de voltar”, declarou Michele em suas redes sociais, reforçando a conexão especial que estabeleceu com o público local. Os fãs, por sua vez, não hesitaram em expressar seu entusiasmo. O seguidor Kaike Bezerra foi um dos que fez questão de elogiar a apresentação: “Foi ótimo, Michele, você canta demais, amei o seu show”.
A festa de Réveillon não foi apenas uma celebração; foi uma demonstração do poder da música de unir as pessoas, e Michele Andrade, com seu charme e talento, certamente deixou sua marca em São Luís, prometendo um retorno emocionante em breve.
Logo em seu terceiro dia de mandato, o prefeito Gentil Neto anunciou uma ação de impacto e de amplo alcance social em Caxias, que ajudará a mudar a realidade de dezenas de jovens e das suas respectivas famílias. Comprometido em criar oportunidades para a juventude, abrindo as portas do mercado de trabalho para aqueles que estão se capacitando e precisam ingressar na vida profissional, Gentil Neto lançou o Programa Primeiro Emprego.
Inicialmente, serão 100 vagas, para jovens com idade entre 18 e 24 anos, uma oportunidade e tanto para estudantes que concluíram o ensino médio e/ou estão cursando o ensino superior.
As vagas do Primeiro Emprego em Caxias serão oferecidas pelo Sistema S, conjunto de nove entidades brasileiras que prestam serviços de interesse público, sem estar subordinadas ao governo. São elas: Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Senar, Sescoop, Sesi, Sest e Senat. O segmento do comércio caxiense também será parceiro da iniciativa.
“Vamos juntos construir um futuro melhor para a nossa juventude”, conclama o prefeito Gentil Neto.
O Golden Shopping Calhau começa 2025 trazendo novidades! As amigas inseparáveis Clarisse e Dijé promovem agora um espetáculo voltado ao público infantil com a peça Pãozinho com Ovo, que será realizada neste sábado, 4 de janeiro de 2025, a partir das 19h na Praça de Alimentação do empreendimento. O evento, que faz parte da programação de férias do Golden Shopping Calhau, é gratuito.
Atividade é considerada de alto risco e demanda equipamentos, como a câmara hiperbárica para garantir a saúde dos mergulhadores em operações
Devido à sua complexidade, atividades de mergulho demandam pessoal altamente capacitado e uma estrutura de apoio com equipamentos adequados. Os mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) são empregados em operações sensíveis, como a busca pelas vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, ocorrido em 22 de dezembro de 2024. Até o momento, 13 corpos de pessoas mortas na tragédia foram resgatados das águas.
Segundo o Chefe do Destacamento de mergulhadores, Capitão de Mar e Guerra Albino Manoel Borges Santos, o cenário encontrado pela equipe no Rio Tocantins impôs o uso de duas técnicas: o mergulho autônomo e o mergulho a ar dependente. Enquanto a primeira é utilizada para, inicialmente, identificar e marcar os pontos de interesse, a técnica do mergulho a ar dependente permite que, ao serem localizados os referidos pontos de interesse, a área seja explorada. Isso acontece porque essa modalidade possibilita que o mergulhador permaneça mais tempo em profundidade, potencializando as buscas.
“O mergulho a ar dependente conta com uma série de aparatos próprios, destinados a essa técnica. Por exemplo, a tradicional máscara é substituída por capacete. Com ele, o mergulhador consegue receber o ar que vem da superfície”, detalha o Capitão de Mar e Guerra Albino.
Para o mergulho a ar dependente, é designado um mergulhador principal – também conhecido como “vermelho” – para fazer o trabalho. Além dele, há o chamado mergulhador “amarelo”, responsável pela segurança do principal, caso haja alguma intercorrência embaixo d’água, e, ainda, um terceiro mergulhador, o “verde”, que atua como reserva do resgatista.
Para o Capitão de Mar e Guerra Albino, na operação no Rio Tocantins, em que as profundidades chegam a superar os 40 metros, as maiores dificuldades dizem respeito aos destroços, como cabos de aço, material de alvenaria, concreto e os próprios veículos encontrados. Para atuar em cenários de tamanha exigência, os mergulhadores da MB passam por um rigoroso treinamento durante sua formação no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché (CIAMA), no Rio de Janeiro (RJ).
Câmara hiperbárica: equipamento vital à segurança dos mergulhadores
A equipe de saúde especializada é parte da estrutura essencial às operações de mergulho, a fim de que qualquer evento adverso seja imediatamente tratado. Por ser uma área de atuação com muitas particularidades, na MB há tanto médicos quanto enfermeiros aptos a trabalhar com a câmara hiperbárica, um dos equipamentos fundamentais nesse contexto.
“A câmara hiperbárica serve para fazer o tratamento dos mergulhadores acidentados. Ela é composta de uma antecâmara e uma câmara, e comporta até três militares. É possível entrarmos nela para atender a vítima”, afirma o Capitão de Corveta (Médico) Felipe Silva Rampazzo, também presente na missão de resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, assim como mais um médico e dois enfermeiros hiperbáricos.
Na ação, o posicionamento da câmara em terra foi concebido para, em caso de necessidade, o mergulhador ser conduzido a ela em até 7 minutos, podendo ali permanecer de três a cinco horas, a depender do tratamento que vá ser administrado.
“Nós usamos a câmara para proporcionar um ambiente mais próximo àquele da profundidade em que o mergulhador estava, de atmosfera maior do que a natural. Isso minimiza as lesões. Conseguimos administrar oxigênio para acelerar a saída de nitrogênio residual do organismo e, assim, evitar lesões mais graves”, detalha o Capitão de Corveta Rampazzo.
Um dos acidentes mais comuns em operações de mergulho é a chamada doença descompressiva, causada justamente pelo acúmulo de nitrogênio durante o tempo passado submerso – por isso, há a necessidade do fiel cumprimento das tabelas de descompressão. Essa doença pode afetar o sistema neurológico, bem como lesionar diversos tecidos do organismo. Quanto mais tempo o mergulhador passa em grandes profundidades, mais chances de acontecer uma doença descompressiva, e a câmara hiperbárica permite reduzir e estabilizar a presença de gases, oferecendo o tratamento adequado.
Prontidão da Marinha do Brasil
Desde o dia 22 de dezembro, equipes da MB atuam no local do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A equipe de mergulho chegou já na segunda-feira (23). No decorrer dos dias, chegaram à cena mais militares e meios, como o helicóptero UH-15 (Super Cougar), embarcações e viaturas, entre outros.
Nas ações de busca e resgate, além da Marinha, atuam outras entidades do Poder Público, como os Corpos de Bombeiros do Maranhão, do Tocantins, do Pará, do Distrito Federal e São Paulo, e empresas privadas.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (3), que vetou o aumento do seu próprio salário. A remuneração do chefe do Poder Executivo municipal seria reajustada de R$ 25 mil para R$ 38 mil, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores no final de 2024.
Ao comentar a medida, Braide voltou a lembrar que caso tivesse sancionado o aumento para si próprio, o seu salário passaria a ser o maior do Brasil, junto com o do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Após enviar o veto à Câmara Municipal, Braide disse acreditar que os vereadores manterão a sua decisão.
Com a medida, a cidade, assim como Estreito (MA), está apta a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para a reconstrução do acesso destruído
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (3), a situação de emergência na cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins, devido ao desabamento, no dia 22 de dezembro, da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que ligava o município a Estreito, no Maranhão, que também obteve reconhecimento federal do seu estado emergencial. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com a medida, a cidade de Estreito está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, para a reconstrução da ponte destruída.
Segundo dados da Marinha do Brasil, até o momento, 10 pessoas morreram e sete estão desaparecidas.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Desde 2014, o Ecoa tem sido a principal iniciativa do Instituto Alcoa no campo da educação pública brasileira. O E-book conta essa trajetória, por meio de uma linha do tempo, dados e depoimentos
O Programa Ecoa, que completou 10 anos em 2024, tem como objetivo melhorar os indicadores do ensino fundamental público a partir de iniciativas e ações de aprimoramento de processos de gestão e de formação continuada, nos municípios onde a Alcoa está presente: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Ao longo dos anos, a iniciativa evoluiu, como resposta às demandas crescentes e complexas da educação no Brasil, uma trajetória que agora está registrada no novo E-book “Programa Ecoa nos Territórios”, lançado neste mês de dezembro pelo Instituto Alcoa.
A publicação apresenta os principais resultados do programa em cada localidade e resgata o histórico da sua atuação. Entre 2020 e 2023, uma reestruturação significativa deu origem às frentes Ecoa Formação e Ecoa Gestão, ambas focadas em fortalecer as redes públicas de ensino, promovendo capacitação e melhorias na qualidade do aprendizado.
Já em 2024, o Instituto Alcoa iniciou um novo capítulo com a criação do Ecoa Capacidades, uma fusão dos pilares anteriores, voltada ao aprimoramento contínuo dos processos de gestão e formação no ensino fundamental.
“O nosso objetivo com o Programa Ecoa sempre foi transformar positivamente os indicadores educacionais e, por consequência, as vidas de milhares de estudantes, educadores(as) e gestores(as) que estão na linha de frente dessa jornada. Por isso, a publicação surge para registrar não só os impactos das iniciativas nas localidades onde a Alcoa está presente, como também nos mostra a importância das parcerias entre o investimento social privado e o poder público, neste caso, as Secretarias de Educação”, aponta Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.
Ecoa em números
A publicação apresenta, por meio de infográficos, todo o investimento realizado pelo Programa nos três municípios de atuação, que reflete em formações de educadores(as) e gestores(as), elaboração de diagnósticos e a implantação de planejamentos estratégicos nas unidades de ensino, além da quantidade de estudantes beneficiados indiretamente.
Entre 2020 e 2023, o Ecoa levou suas ações para diversas escolas municipais dos territórios onde está presente, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem. Confira os dados do total de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal versus o total de escolas atendidas pelo Ecoa entre 2020 e 2023, sem repetição:
➔ Juruti (PA): 74 escolas atendidas de um total de 89 (83%); ➔ Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, cobrindo 100% da rede municipal; ➔ São Luís (MA): 98 escolas atendidas de um total de 156 (63%).
Já em 2024, com a frente do Ecoa Capacidades, o programa alcançou os seguintes resultados:
➔ Juruti (PA): 90 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 7 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as); ➔ Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, mais de 800 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 12 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as); ➔ São Luís (MA): 72 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 27 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as).
Impacto no dia a dia da educação
Em 2023, o Ecoa Formação contou com a participação de 70 escolas, 235 profissionais da área educacional e 39.453 alunos(as) indiretamente beneficiados(as). Já o Ecoa Gestão atuou com 98 escolas, contou com 159 profissionais participantes e 60.404 alunos indiretamente beneficiados.
E como traduzir esses números na realidade educacional do país? Luzinélia Ribeiro dos Remédios, gestora geral da UEB Dra. Maria Alice Coutinho, em São Luís (MA), explica como uma formação promovida pelo Ecoa impactou a sua carreira.
“Quando fui convocada para participar da formação de gestores do Programa Ecoa fiquei muito feliz, pois sabia que iria ter muita oportunidade de aprendizagens para melhorar a gestão. Foi muito importante para a minha atuação como gestora, em como ser uma líder capaz de motivar e inspirar a minha equipe, além de tomar decisões estratégicas, enfrentar desafios e garantir que a escola atinja seus objetivos”, conta, na publicação, Luzinélia.
Saiba mais!
Acesse o e-book na íntegra e confira mais informações sobre a iniciativa em: programaecoa.com.br
Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). www.alcoa.com.br
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.
Com as férias escolares no mês de janeiro, muitas famílias aproveitam o período para viajar ou passar mais tempo em casa. Mas, para evitar surpresas desagradáveis na conta de energia, a Equatorial Maranhão alerta sobre a importância de usar a energia elétrica de forma racional.
Adotar pequenos hábitos e cuidados pode fazer uma grande diferença no bolso, especialmente em um período marcado por maior consumo energético.
De acordo com a concessionária, o uso consciente da energia durante as férias não é apenas uma questão de economia, mas também de sustentabilidade. Confira as principais orientações para poupar na conta de luz sem abrir mão do conforto:
Desligue o que não for usado antes de viajar. Se a ideia é passar alguns dias fora de casa, vale revisar todos os aparelhos elétricos. “É importante retirar da tomada os equipamentos, como televisores, micro-ondas, roteadores e carregadores de celular. Mesmo em standby, eles consomem energia”, explica Vanessa Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão. Aproveite a luz natural. Para quem vai passar mais tempo em casa, a dica é aproveitar ao máximo a luz do dia.
Manter cortinas e janelas abertas reduz a necessidade de acender lâmpadas. Além disso, investir em lâmpadas de LED pode diminuir até 80% do consumo em relação às incandescentes.
Use o ar-condicionado com moderação. O calor intenso faz do ar-condicionado um aliado indispensável, mas é fundamental utilizá-lo com moderação. Ajustar a temperatura para 23ºC ou 24ºC é o ideal para manter o ambiente agradável e evitar sobrecarga no aparelho. Além disso, realizar limpezas periódicas no filtro melhora a eficiência e reduz o consumo.
Evite sobrecarga de geladeiras. A geladeira é um dos itens que mais consome energia em casa. Durante as férias, quando a movimentação da família aumenta, é importante abrir a porta do eletrodoméstico o mínimo possível e verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado.
Atenção à piscina e ao chuveiro elétrico. Para quem tem piscina, a Equatorial orienta que a bomba de filtração seja utilizada nos horários de menor consumo, geralmente à noite. Já o chuveiro elétrico, muito usado nos dias mais frescos, deve ser ajustado para a posição “verão” para economizar energia.
Controle o uso de eletrônicos. Nas férias, crianças e adolescentes tendem a passar mais tempo em jogos eletrônicos e televisores. Estabelecer horários para o uso desses equipamentos, além de reduzir o consumo de energia, estimula o convívio familiar.
Com ações simples e planejadas, é possível atravessar as férias com mais economia e ainda contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais. Afinal, o consumo consciente de energia elétrica é uma responsabilidade de todos.
A presidente da Alema afirmou ser de fundamental importância o trabalho coletivo para promover o desenvolvimento e a justiça social nos municípios
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou a solenidade de posse dos prefeitos eleitos nos municípios de Barreirinhas, Vinícius Vale; de Belágua, Neném Pontes; e de Urbano Santos, Clemilton Barros, realizada na quarta-feira (01). Na ocasião, a parlamentar parabenizou os novos gestores e afirmou ser de fundamental importância o trabalho coletivo para promover o desenvolvimento, a inclusão e a justiça social nos municípios.
“Estarei sempre à disposição para apoiar as iniciativas que visem ao progresso das nossas cidades. Hoje celebramos não apenas a vitória de cada um, mas também a esperança e a renovação que eles representam para o povo”, disse Iracema Vale.
Em seu discurso de posse, o novo prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, se emocionou ao agradecer a Deus, à família e a toda população de Barreirinhas, que contribuíram com a sua eleição. “Hoje meu coração transborda de gratidão. Agradeço a cada um de vocês que depositou sua confiança em mim, que acreditou em nossas propostas de mudança e em um futuro melhor para nossa Barreirinhas”, declarou ele, ao lado do vice-prefeito Daniel Júnior.
Neném Pontes, empossado prefeito de Belágua, agradeceu a confiança de todos que fizeram dele o novo gestor do município. “Nosso compromisso será enfrentar os desafios com união e determinação em benefício de toda a população belaguense”, assinalou.
Compromisso
Em Urbano Santos, Clemilton Barros foi reconduzido ao cargo de prefeito, ao lado de Herlon Júnior como vice-prefeito. Durante a solenidade de posse, Barros reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades de cada cidadão.
“Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento da nossa cidade e garantir uma vida digna para os moradores de Urbano Santos.”, garantiu.
Também foram empossados os novos vereadores e secretários municipais. Estiveram presentes também à cerimônia os deputados estaduais Wellington do Curso, Ana do Gás, diversas lideranças políticas da região, entre outras autoridades.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira (02), para comemorar as nomeações anunciadas pelo governador do estado no último dia 30 de dezembro para a Polícia Militar e professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e que começaram a serem publicadas hoje no Diário Oficial. As medidas atendem proposições apresentadas e protocoladas pelo parlamentar na Assembleia Legislativa, reforçando o compromisso do mandato com resultados concretos nas áreas de educação e segurança pública.
Sobre o assunto, Wellington destacou que as nomeações são medidas necessárias, motivo pelo qual sempre defendeu a pauta no Parlamento.
“A nomeação é uma vitória do povo maranhense e do nosso mandato de resultados, que sempre trabalhou com foco nas reais necessidades da população. Educação e segurança são pilares fundamentais que precisam de atenção permanente, e fico honrado em ver o fruto do nosso trabalho sendo concretizado. A LUTA CONTINUA em defesa da nomeação dos Subjudices e remanescentes no concurso da PM (solicitamos a quantidade de faltosos da última turma do CNTP), e também pela nomeação em outros concursos como: ALEMA, Guarda Municipal, etc. Seguiremos firmes nessa luta, porque o Maranhão ainda pode mais, e minha missão é transformar as demandas do povo em realizações. É luta nossa!,” declarou o deputado.