Com a proximidade das festas de Ano Novo, uma das tradições mais esperadas por muitos são os fogos de artifício. As explosões coloridas que marcam a virada do ano encantam e simbolizam celebração e renovação. No entanto, é importante lembrar que, apesar da beleza, os fogos de artifício exigem cuidados especiais para garantir a segurança.
A manipulação inadequada desses artefatos pode resultar em acidentes graves, como queimaduras, lesões oculares e até incêndios, alerta o chefe da 5ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), tenente-coronel José Lisboa. “A orientação é seguir uma série de recomendações para evitar acidentes durante as festividades e assegurar uma comemoração sem riscos”, pontua Lisboa.
Em primeiro lugar, os fogos de artifício devem ser adquiridos em estabelecimentos autorizados, alerta o tenente-coronel Lisboa. “Esta venda é regulamentada, e somente empresas devidamente licenciadas podem comercializar esses produtos. A compra de produtos ilegais ou falsificados aumenta o risco de acidentes”, explica.
Verificar a segurança dos artefatos antes de usá-los é outra dica. Nunca utilizar fogos de artifício danificados ou com embalagens rasgadas. Os itens, após comprados, devem ser inspecionados antes que sejam acesos e as instruções do fabricante, que constam na embalagem, precisam rigorosamente seguidas. Havendo imperfeições, descarte o produto.
O militar também aponta para a distância segura ao manusear os fogos. “Sempre mantenha uma distância mínima de outras pessoas e animais e nunca aponte estes artefatos para outras pessoas ou para áreas com risco de incêndio, como vegetação seca, por exemplo”, enumera. Ele acrescenta para o manuseio que, se possível, sejam utilizados equipamentos de proteção como luvas e óculos adequados, especialmente, se tratando de fogos de artifício de maior porte.
Outro cuidado importante é com os animais. O tenente-coronel Lisboa informa que o barulho dos fogos pode causar estresse em animais domésticos e o ideal é mantê-los em um ambiente tranquilo e seguro, no momento das explosões.
José Lisboa reforça a importância da conscientização sobre os riscos envolvendo os fogos de artifício e a necessidade de prudência por parte da população durante as festas de fim de ano. “Sabemos que é uma tradição e que faz parte das comemorações do Ano Novo, mas é fundamental que a segurança seja prioridade. Cada ano, vemos uma série de acidentes que poderiam ser evitados com mais atenção e respeito às orientações de segurança. Por trás da beleza dos fogos, há riscos reais, tanto para quem manuseia os artefatos, quanto para os que estão por perto. Vamos ter atenção à segurança para garantir uma bela festa”, aponta.
Além do risco de lesões pessoais, os fogos de artifício podem ocasionar incêndios em áreas urbanas e rurais. A incidência de incêndios em vegetação e em residências aumentam no período de festas, devido ao uso inadequado de fogos. “A nossa recomendação é que as pessoas façam isso com responsabilidade, sempre priorizando a segurança”, ressalta Lisboa.
O Corpo de Bombeiros estará de plantão, durante todo o período de Ano Novo, pronto para atender qualquer emergência. Caso ocorra incidentes, o telefone de emergência para acionamento imediato dos bombeiros é o 193.