O deputado estadual Wellington do Curso realizou, nesta sexta-feira (27), uma vistoria na barragem do Bacanga, localizada na região metropolitana de São Luís. Durante a inspeção, o parlamentar destacou a importância de garantir a segurança da população e do meio ambiente, enfatizando a aplicação da Lei 11.200/2019, de sua autoria, que estabelece normas e diretrizes para a verificação da segurança de barragens. A iniciativa reforça o compromisso com a prevenção de tragédias causadas por negligências estruturais.
Preocupado com a situação da barragem, o deputado protocolou um pedido ao Governo do estado solicitando a formação de uma comissão composta pela Comissão de Obras da Assembleia Legislativa e com membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA)e Ministério Público. O objetivo é fiscalizar todas as pontes e viadutos do estado do Maranhão, a exemplo das pontes do Estreito dos Mosquitos, José Sarney, Bandeira Tribuzi e outras pontes em rodovias estaduais e federais.
“A segurança da população deve ser prioridade absoluta. Não podemos esperar por tragédias para agir. É fundamental que o Governo do Estado crie uma comissão especializada, com técnicos de diferentes áreas, para verificar as condições das nossas barragens. A Lei 11.200/2019 já dá o respaldo necessário, e o momento é de agir com responsabilidade e eficiência”, afirmou o deputado Wellington.
Assista ao vídeo: