HU-UFMA realiza Campanha para incentivar doação de leite materno

0comentário

Mês de dezembro sempre apresenta baixa no estoque por conta das festividades

Toda mulher que amamenta e produz leite em excesso pode doar, ajudando a salvar vidas

São Luís (MA)- O mês de dezembro é marcadopelas festas de fim de ano e com isso a rotina das famílias muda, dando lugar aos preparativos e celebrações. Diante disso, um gesto simples e significativo acaba sofrendo uma grande redução: as doações de leite materno. Com o objetivo de incentivar as mulheres a continuarem doando, pois os bebês necessitam do leite o ano todo, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) organizou a campanha Dezembro Dourado.

O chefe da Unidade de Obstetrícia do HU-UFMA, Antônio Leonardo Rosa, explicou que esta sazonalidade se repete a cada ano contribuindo para a queda do número de doadoras, e consequentemente, os estoques do Banco de Leite se tornam insuficientes para suprir as necessidades dos bebês internados na UTI e na Unidade Intermediária Neonatal.

“Foi isto que nos motivou a criar esta campanha. Incentivar a empatia de novas lactantes para se cadastrarem e participarem como doadoras para ajudar a manter os nossos estoques de leite humano mais próximos do ideal”, frisou. Ele complementou que a escolha da cor dourada faz alusão ao alimento padrão ouro que o leite humano é para os bebês.  

“De forma única, este leite é suficiente para alimentar, hidratar, proteger contra infecções e permitir um desenvolvimento mais adequado, saudável e rápido, não existindo nenhum outro substituto artificial que se iguale em todas as propriedades valiosas do leite humano para bebês, sobretudo para os prematuros”, enfatizou.

Toda mulher que amamenta e produz leite em excesso pode doar, ajudando a salvar vidas. A quantidade necessária para atender a demanda do HU-UFMA seria de 5 litros de leite coletado por dia.

“Infelizmente não chegamos a este volume, nem mesmo em períodos normais. Quando há queda do número de doadoras em períodos críticos de festas e férias, muitas vezes, só conseguimos 30% das nossas necessidades. Isto nos preocupa porque todos os dias chegam novos bebês que podem precisar do leite humano. Ele precisa ser consumido todos os dias, várias vezes ao dia. Portanto, precisamos repor estoques constantemente”, disse Antônio.

De acordo com o médico, atualmente, o BLH está fornecendo leite humano para oito bebês. A média por dia é de 13 recém-nascidos, no entanto, o número pode aumentar. São 42 leitos de UTI neonatal e Unidade Intermediária e potencialmente, qualquer bebê internado pode vir a necessitar de doações de leite humano para seu uso.

“Cada bebê tem uma necessidade individualizada, a ser calculada de acordo com seu peso e seu estado de saúde, entre outros parâmetros. Mesmo mínimas quantidades doadas podem ser importantes para nossos bebês”, ponderou.

O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras mesmo em tempos de correria, ou prestar atendimento nas instalações do BLH, no HU-UFMA, que fica localizado na Unidade Materno Infantil – Rua Silva Jardim, s. n., Centro. Para mais informações, entre em contato com o Banco de Leite do HU-UFMA pelo telefone: 2109-1178 ou pelo WhatsApp: 99163-6833.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Sem comentário para "HU-UFMA realiza Campanha para incentivar doação de leite materno"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS