Presidente do Supremo barra tentativa do Solidariedade de impedir posse de Iracema no segundo mandato na presidência da Alema

0comentário
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, não viu necessidade de julgar com urgência a ação do partido Solidariedade que objetivava inverter o resultado da eleição à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, indeferiu, neste sábado, 21, a ação do Solidariedade que pedia para que fosse julgado no plantão, sob a alegação de urgência, o pedido de liminar do partido contra a reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB).

Na ação, o partido alegava que, como a posse da nova Mesa Diretora ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2025, o caso deveria ser apreciado imediatamente.

Devido ao recesso, o STF está funcionando em regime de plantão. Assim, o pedido foi encaminhado à presidência. Mas Barroso entendeu que um julgamento após o recesso não necessariamente representa algum “risco à efetividade da tutela jurisdicional”.

“A posse ao cargo de Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão está prevista para 1º de fevereiro de 2025. Ainda que a posse ocorra, não se trata de medida irreversível. Eventual decisão posterior pela inconstitucionalidade do dispositivo impugnado poderá ensejar a anulação do ato de posse e a realização de nova eleição”, destacou.

Portanto, o Solidariedade e Othelino Neto precisarão aguardar mesmo a decisão da ministra Cármen Lúcia, relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada na tentativa de inverter o resultado da eleição no parlamento estadual do Maranhão.

Com informações do Blog do Martin Varão.

Sem comentário para "Presidente do Supremo barra tentativa do Solidariedade de impedir posse de Iracema no segundo mandato na presidência da Alema"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS