Parceria entre Grupo Potiguar e IFMA capacita mulheres e promove capacitação e inclusão social

0comentário

Aula inaugural do projeto “Mulheres Mil” aconteceu na loja Potiguar Imperatriz

O projeto pedagógico, “Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”, oferece uma oportunidade única para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica

Em uma iniciativa que alia capacitação profissional, empoderamento feminino e sustentabilidade, o Grupo Potiguar e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Imperatriz uniram forças para realizar o curso de formação inicial e continuada de auxiliar de manutenção predial voltado exclusivamente para mulheres.

O projeto pedagógico, intitulado “Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”, oferece uma oportunidade única para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com duração de dois meses e carga horária de 160 horas, o curso presencial é voltado para alunas de baixa escolaridade, proporcionando formação técnica e promovendo a equidade de gênero. As aulas, realizadas no turno vespertino, visam habilitar as participantes para executar serviços como projetos executivos de revestimentos cerâmicos, pintura em geral e reparos em instalações de água fria e baixa tensão.

Durante a aula inaugural, ocorrida na última sexta-feira (13) na loja Potiguar de Imperatriz, as alunas visitaram o espaço e foram recebidas pelo Gerente da Potiguar Rafael Vieira e pelo Diretor do IFMA Lauro Santos Pinheiro.

As mulheres vão aprender como trocar um piso, pintar uma parede, fazer uma instalação elétrica básica, entre outras habilidades

“Ao promover o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades, o programa amplia as oportunidades de emprego das alunas participantes, fortalece sua autonomia financeira e proporciona melhoria significativa em suas condições de vida. Elas vão aprender como trocar um piso, pintar uma parede, fazer uma instalação elétrica básica, entre outras coisas. Esperamos que, além de ajudar na manutenção de suas próprias casas, essas habilidades também possam contribuir para a empregabilidade e a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, nessa área de manutenção que ainda &eacut e; dominada em sua maioria por homens” declarou o Diretor do IFMA Lauro Santos Pinheiro.

O projeto conta com uma parceria fundamental do Grupo Potiguar, que está fornecendo todos os materiais de construção necessários para as aulas práticas. Além disso, ao final do curso, haverá o sorteio de melhorias nas casas das alunas, como pinturas de fachadas, com material doado pela Potigar e seus fornecedores; uma iniciativa que busca reforçar o impacto positivo da capacitação.

“Estamos muito felizes em apoiar um projeto que transforma vidas. O Grupo Potiguar sempre apostou na educação e na qualificação como caminhos para construir um futuro melhor e mais igualitário. Acreditamos que ao final do curso essas mulheres poderão fazer suas manutenções em casa, ajudar parentes e vizihos e até melhorar sua qualidade de vida com trabalhos nessa área. Essa ação transformadora vem de encontro com a linha de ação de responsabilidade social do Grupo Potiguar, que investe em projetos transformadores como esse”, afirmou Rafael Vieira, gerente da Potiguar Imperatriz.

O gerente da Potiguar Imperatriz, Rafael Vieira, ressalta que o Grupo Potiguar sempre apostou na educação e na qualificação como caminhos para construir um futuro melhor e mais igualitário

Animadas e cheias de esperança, as alunas já consideram esse curso como um verdadeiro presente de Natal. Mais do que um certificado, elas enxergam a formação como uma chance de recomeço, superação de desafios e conquista de uma futura independência financeira.

Antônia Flávia Silva de Almeida, tem 33 anos e mora no bairro Santa Inês. Ela aposta nessa capacitação para um futuro com mais qualidade de vida e empregabilidade:

“Eu gosto muito desse setor de construção, e quero aprender essas técnicas para fazer as coisas em casa, vai ser muito bom. Mas esse curso representa muito para mim, porque estou desempregada e também tenho esperança de poder conquistar um emprego nessa área” disse Antônia Flávia.

Rosélia dos Santos de Araújo Bezerra, 36 anos também está animada com a jornada de aprendizagem que acaba de iniciar:

Turma de alunas participantes do projeto pedagógico intitulado “Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”

“Estou sempre em busca de novas oportunidades, e uma amiga ao descobrir esse curso me avisou e me interessei em participar. E já fazia alguns reparos em casa informalmente, mas com o curso terei novos conhecimentos técnicos mesmo e posso progredir com eles” declarou a aluna.

Sem comentário para "Parceria entre Grupo Potiguar e IFMA capacita mulheres e promove capacitação e inclusão social"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS