A Justiça Eleitoral realizou, na tarde desta terça-feira, 17 de dezembro, a cerimônia de entrega dos diplomas das pessoas eleitas e ainda de 1º e 2º suplentes durante as eleições de 2024 de São Luís, habilitando-as ao exercício dos respectivos mandatos para o qual se candidataram.
A solenidade ocorreu no auditório da FIEMA e foi transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube, com cobertura pelo perfil @tremaranhao do instagram, com fotos disponíveis no Flickr.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades e foi presidida pela juíza Janaína Araújo de Carvalho (1ª zona eleitoral, presidente da junta totalizadora de São Luís) que, em seu discurso, enalteceu o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral, em especial de juízes/as, servidores/as e de colaboradores/as que lutaram, trabalharam e se dedicaram para promover uma eleição tranquila, transparente, segura e célere.
Finalizou dizendo que diplomados/as têm em mãos a responsabilidade de transformar a vontade popular em ações concretas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. “Que esse seja um início de uma gestão marcada pelo diálogo, pela colaboração e pela construção de pontes que unam as diferentes vozes, que possam trabalhar em prol de um futuro melhor para que cada cidadão e cidadã se sinta parte de projeto coletivo que visa a transformação e o crescimento da sociedade”.
Já o presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo Filho, ressaltou que a diplomação é o ápice do processo eleitoral e o momento decisivo em que se reafirma a vontade popular. Desta forma, desejou boa sorte.
Por sua vez, o corregedor eleitoral, desembargador Paulo Velten, cumprimentou as pessoas envolvidas pelo grande serviço que a justiça eleitoral, mais uma vez, entrega: o de gestão e organização das eleições, pois foram eleições tranquilas, seguras, em que prevaleceu a vontade do/a eleitor/a. Afirmou que esse é o grande trabalho da JE: assegurar processo eleitoral rígido, que não seja contaminado por fraudes, abuso de poder político e econômico.
Os diplomas foram entregues por ordem crescente de quantitativo de votos recebidos na urna eletrônica, ou seja, da menor para a maior votação obtida, começando por 1º e 2º suplentes, depois vereadores/as e por último vice-prefeita Esmênia Miranda e prefeito Eduardo Braide.
Representando as pessoas eleitas, discursaram o vereador Paulo Victor e o prefeito Eduardo Braide.