É o maior número obtido em quase duas décadas realizando o procedimento
São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) é o único hospital público transplantador do Maranhão e em 2024 teve um marco histórico alcançando 200 captações de córneas para transplante. O maior número obtido em quase duas décadas realizando o procedimento. Conquista que chega em um mês importante para a causa, pois na data de hoje, 13, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Córneas.
O maior número registrado anteriormente foi em 2023 com 127 captações. Em 2005, ano que iniciou as atividades, foram apenas 12. A quantidade significativa identificada atualmente é fruto do empenho das equipes envolvidas, tanto para o aprimoramento da atuação, quanto para a conscientização do tema junto à sociedade.
A chefe da Unidade de Transplantes do HU-UFMA, Priscila Monteiro, explica que houve um forte investimento na capacitação da equipe do Banco de Olhos, de modo que os profissionais consigam realizar abordagens bem-sucedidas. Durante o ano de 2024, o HU-UFMA também capacitou as equipes da Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos, no que se refere à triagem, validação de doadores de tecidos oculares e captação de córneas.
“Essas capacitações para outras equipes fazem com que haja mais profissionais habilitados para a atuação na cidade de São Luís, resultando também em um maior número de notificações de possíveis doadores para o Banco de Olhos”, afirmou Priscila. Ela acrescenta ainda que “outro fator de grande contribuição é a atuação da Central Estadual de Transplantes no que se refere à disseminação de informações sobre doações para a população em geral, garantindo ao cidadão a possibilidade de ser um doador de córneas”.
Até o mês de novembro, já foram realizados 358 transplantes de córneas no HU-UFMA. A gestora esclarece que cada doador pode doar até duas córneas, entretanto, há situações em que apenas uma córnea é captada, pois isso depende da avaliação do estado do órgão (olho) no momento da captação.
Banco de Olhos do HU-UFMA é referência
O Banco de Olhos do HU-UFMA é o único do estado do Maranhão. Possui uma estrutura com equipamentos para a realização de todo o processamento, preservação, avaliação e acondicionamento do tecido ocular, o que inclui câmara de fluxo laminar, microscópio e refrigeradores. “Ele também recebe tecidos de outros estados para armazenamento, e dispensa tecidos oculares para todos os centros transplantadores, inclusive no interior do estado do Maranhão”, complementa.
A equipe trabalha 24h todos os dias da semana, realizando busca ativa na instituição e em outras também, na busca de óbitos com coração parado e que tenham critério para se tornarem doadores. As visitas ocorrem principalmente em Unidades de Pronto- atendimento -UPAS; Instituto Médico Legal- IML, Serviço de Verificação de Óbito- SVO. “Também estamos abertos às notificações feitas por outros hospitais e suas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante -CIHDOTT”.
Evento
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Córneas, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, participou de evento da Secretaria de Estado da Saúde, no Palácio Henrique de La Rocque, nesta sexta-feira, 13. Na ocasião, participou da mesa de abertura do evento.
“Momento oportuno para enfatizarmos a importância da doação de órgãos e tecidos. Um gesto simples, carregado de significados, pois representa a esperança para muitas vidas. É com o coração cheio de gratidão que reconhecemos a generosidade das famílias que escolheram dizer sim à doação, pois graças a essa atitude alcançamos um número tão expressivo de captações”, finaliza a superintendente.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.