O litro da gasolina ficou mais caro na maioria dos postos de combustíveis de São Luís desde o último fim de semana. O aumento foi aplicado sem nenhum motivo aparentemente, já que não houve anúncio oficial de realinhamento de preços, o que costuma ser feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na bomba, o litro da gasolina está custando, em média, R$ 5,79 (cinco reais e setenta e nove centavos), R$ 0,20 (vinte centavos) acima do valor que vinha sendo praticado há sucessivas semanas na capital maranhense e nos demais municípios da Ilha de São Luís.
Depois de aumentar, por conta própria, os preços de produtos vendidos em suas lojas lojas de conveniência, inclusive ítens tabelados, como cigarros, os donos de postos desferem mais um duro golpe no bolso do consumidor, sem dar qualquer satisfação pública.
O reajuste teria sido motivado pela recente alta do dólar? Com a palavra, as autoridades e os próprios empresários do setor, que há décadas operam no mercado de combustíveis de São Luís sob suspeita de formação de cartel.