Governo do Maranhão lança primeiro Sistema de Monitoramento de Acidentes de Trânsito do país durante simpósio

0comentário
O superintendente de Atenção à Saúde no Trânsito da SES, Phil Camarão disse que a iniciativa tem como objetivo tirar as amarras do conformismo e lutar para que diminua o número de acidentes de trânsito, que hoje são chamados sinistros

O primeiro Sistema Estadual de Monitoramento dos Sinistros de Trânsito do Brasil foi lançado pelo Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (27), durante o “II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS”, em São Luís (MA). Com a ferramenta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliará o monitoramento dos impactos dos acidentes de trânsito e seus impactos na saúde da população.

“Mais um avanço na área da saúde! Lançamos hoje o Sistema Estadual de Monitoramento dos Sinistros de Trânsito, primeiro do país. A ferramenta vai nos auxiliar no monitoramento e no atendimento mais eficaz às vítimas, bem como nas ações de educação em saúde para prevenir os acidentes. É o governo do Maranhão que segue investindo em Saúde Digital para melhor atender à população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos. Informou que o sistema vai ser inserido dentro da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, o RENAVEH

O sistema consiste em uma plataforma de informação estadual que fará o monitoramento dos acidentes de trânsito, com seus impactos, tipos, tempo de internação, mortalidade, custos, além de observações quanto a quantos pacientes precisarão de cirurgia ortopédica ou outros tipos de procedimento.

“O sistema vai ser inserido dentro da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, o RENAVEH, onde a partir dele vamos poder monitorar todas as ocorrências de acidentes de trânsito que chegam nas unidades hospitalares. É uma importante iniciativa que nos dará melhor visibilidade aos episódios que tem como causa acidente de trânsito”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

O simpósio reuniu especialistas, profissionais de saúde e autoridades para avaliar o impacto dos sinistros de trânsito, no aspecto da saúde, aspectos econômicos e sociais

Com a tecnologia, a SES fará o monitoramento dos 217 municípios a partir dos dados coletados via RENAVEH, instituído no Maranhão em 2023 e desde então já soma mais de 19 mil notificações em 93 hospitais cadastrados, abrangendo 34 municípios maranhenses.

“As variáveis que lá estão foram feitas a partir de um levantamento de outros sistemas de informação ministerial e adaptadas para o contexto de Maranhão. Para isso se tornar possível, nós estabelecemos parcerias entre as Superintendências Estaduais de Saúde Digital, de Atenção à Saúde no Trânsito, de Vigilância Epidemiológica, de Atenção Primária, de Vigilância Sanitária, bem como com o Detran e a Polícia Rodoviária Federal, revelando a transversalidade do sistema”, pontuou a superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina.

O superintendente de Atenção à Saúde no Trânsito da SES, Phil Camarão, com a equipe responsável pela realização do “II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS”

Simpósio

O “II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS” teve como objetivo avaliar a incidência de sinistros, discutir políticas públicas, compartilhar conhecimento e promover ações de prevenção. ○ evento serviu como estratégia estadual voltada para a redução dos riscos e agravos no trânsito.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde no Trânsito da SES, Phil Camarão, a intenção é mitigar gargalos. “Queremos tirar as amarras do conformismo e lutar para que diminua o número de acidentes de trânsito, que hoje são chamados sinistros, de forma que a gente possa poupar a vida, principalmente dos jovens, e que o SUS não fique sobrecarregado”.

Vítima de acidente de trânsito faz relato sobre a experiência traumática que viveu

O simpósio reuniu especialistas, profissionais de saúde e autoridades para avaliar o impacto dos sinistros de trânsito, no aspecto da saúde, aspectos econômicos e sociais, destacando as ações e políticas que a SES tem adotado para enfrentar essa realidade, como o Programa Cuidar de Todos, fortalece a Atenção Primária em Saúde, e monitora os Indicadores de Impacto, como a Taxa de Mortalidade por Acidente Automobilístico com Motocicleta.

Participando do evento, o superintendente de Participação Social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bruno Cacau, destacou a importância do diálogo. “A saúde no trânsito é um tema transversal e o trânsito, ele não é apenas um sistema de deslocamento, é um local onde todos nós nos encontramos, sejam motoristas, pedestres, ciclistas ou passageiros, e nós devemos pensar sob a ótica do respeito, da empatia e também da resolução de conflitos”.

Grupo teatral faz permanece com alerta sobre causas de acidentes de trânsito e os seus danos à sociedade

O simpósio promove e debate sobre temas como “Impacto dos sinistros de trânsito no SUS do Maranhão”, “Atenção Primária em Saúde: Estratégias para prevenção de sinistros de trânsito”, “Avanços tecnológicos para redução de riscos”, “Saúde mental e sinistros de trânsito”, entre outros.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Bacabal, Delzianny Oliveira Santos, é necessário pensar o trânsito de uma forma saudável. “Eu acredito que nas pequenas coisas a gente vai chegando numa consciência maior e os resultados maiores também. Em Bacabal, fizemos um levantamento e constatamos que 70% dos acamados na UTI do Hospital Dr. Laura Vasconcelos é por acidente de moto no trânsito. É uma realidade, o SUS sente o impacto, todo mundo sente o impacto do trânsito que não está sendo levado a sério muitas vezes”.

O superintendente de Atenção à Saúde no Trânsito da SES, Phil Camarão, com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, e equipe comemoram o sucesso do simpósio.

O II Simpósio de Saúde no Trânsito: Os impactos dos Sinistros de Trânsito no SUS contou com a apresentação do grupo teatral Transitarte, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran)

Sem comentário para "Governo do Maranhão lança primeiro Sistema de Monitoramento de Acidentes de Trânsito do país durante simpósio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS