Destaque no cenário nacional, indústria de games do Maranhão marca quarta edição do Mobiliza SLZ

0comentário

Projetos e novidades do mercado maranhense foram apresentados no “Maranhão Games Direct”, uma das atividades do Mobiliza SLZ, encerrado no domingo (24)

Compondo a agenda do Mobiliza SLZ, o evento “Maranhão Games Direct” convidou o público a experimentar jogos maranhenses (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

A menção honrosa concedida, no início deste mês, ao jogo Maranhão Encantado no concurso “Brasil Tá Pra Game”, promovido pela Embratur, foi uma das novidades anunciadas durante o “Maranhão Games Direct” pelo Estúdio Trapcat — que, recentemente, teve o nome modificado para Aya Tecnologia. Realizado na última quinta-feira (21), o evento reuniu desenvolvedores e interessados na indústria de jogos maranhenses no Sebraelab, integrando a programação da 4ª edição do Mobiliza SLZ, movimento finalizado no domingo (24).

O maranhense Márcio Oliveira é fundador do estúdio desenvolvedor do jogo Maranhão Encantado, que recebeu destaque em concurso nacional (Foto: Arquivo pessoal)

O Maranhão Encantado é um quebra-cabeças que aborda 12 lendas do folclore maranhense, e foi destaque no concurso nacional por promover a cultura regional brasileira. “Foi incrível estar ao lado de grandes jogos brasileiros e uma honra representar o Maranhão e valorizar a nossa cultura no evento. Fiquei imensamente feliz ao receber um reconhecimento nacional com o jogo, pois isso demonstra que, além de cumprir seu propósito de preservar o nosso patrimônio imaterial, ele também possui um grande apelo para a promoção do turismo no estado”, compartilha Márcio Oliveira, fundador do estúdio.

Kássio Sousa, diretor-executivo da AMAGAMES, e o desenvolvedor Thiago Oliveira marcaram presença no “Maranhão Games Direct” (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Além de anúncios de novidades, que incluíam trailers novos, datas de lançamento e atualização de projetos, o “Maranhão Games Direct” organizou uma exposição de jogos desenvolvidos por maranhenses. O diretor-executivo da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos – AMAGAMES, Kássio Sousa, responsável pela realização do evento, avalia que a inserção da atividade no Mobiliza SLZ amplificou o alcance e trouxe um público novo para a ação.

Vitrine de potências

Outro talento maranhense a participar do “Maranhão Games Direct” foi Deise Rodrigues, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ela é uma das desenvolvedoras da plataforma de educação financeira CAPIBOSS, apresentada durante a agenda. Segundo a estudante, mostrar o jogo no evento trouxe a ela uma visão mais ampla do mercado: “Antes eu estava com muitas dúvidas sobre como eu iria validar meu game, como nós poderíamos coletar feedbacks das pessoas, e eu sinto que estou no lugar certo, onde tem pessoas dispostas a desenvolver games e a entender sobre esse universo”.

A desenvolvedora Deise Rodrigues, que mostrou a plataforma CAPIBOSS durante o evento, diz que o momento oportunizou coletar avaliações sobre o jogo (Foto: Arquivo pessoal)

Para Thiago Oliveira, que é desenvolvedor há cerca de cinco anos, o evento facilitou a apresentação de iniciativas maranhenses ao público local. “É um pouco complicado conseguir visibilidade, porque é um mercado muito globalizado, e a galera acha que, geralmente, só o estrangeiro desenvolve jogos de qualidade. E, na verdade, não. Temos desenvolvedores muito bons e jogos muito bons aqui no nosso quintal, em São Luís do Maranhão”, reflete.

Sem comentário para "Destaque no cenário nacional, indústria de games do Maranhão marca quarta edição do Mobiliza SLZ"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS