O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), abriu, no último dia 18, a licitação para contratação de empresa especializada para execução da obra do novo prolongamento de Avenida Litorânea, no trecho entre o Olho d’Água, em São Luís, e o Araçagi, em São José de Ribamar. A obra de extensão viária terá custo de R$ 237 milhões, recurso do Novo PAC, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita à capital maranhense no dia 21 de junho deste ano.
De acordo com o aviso de licitação publicado na edição do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (21), o certame ocorrerá na modalidade concorrência, na forma presencial, em modo de disputa aberto, com critério de julgamento menor preço, no regime de execução por empreitada por preço unitário. As propostas das empresas participantes serão conhecidas e julgadas no dia 31 de dezembro deste ano, às 9h, no auditório da Sinfra, no Centro Administrativo do Estado, no Edifício Clodomir Millet – 1º andar, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Calhau.
O novo prolongamento da Avenida Litorânea, o quarto a ser realizado, terá 5,10 quilômetros de extensão e ampliará o acesso às praias da Ilha de São Luís.
Sobre a obra
A Avenida Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade na capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do Centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.
O projeto integra o pacote de obras para o setor previstas no Novo PAC. A obra inclui a intervenção em 4,95 km de extensão, três faixas de tráfego em cada pista, sendo uma exclusiva para ônibus. Será iniciada no entroncamento com a Av. São Carlos (bairro Olho D’água) e as faixas de rolamento serão revestidas em concreto asfáltico — somando-se uma faixa extra para estacionamentos do lado esquerdo (no sentido da via em direção ao bairro Araçagy).
Do lado oposto, está prevista a construção de um passeio com 2,50 metros de largura construído em concreto. O projeto ainda prevê a construção de uma ciclovia com 2,50 metros de largura, toda em concreto. Quando pronta, a intervenção vai proporcionar o descongestionamento, aliviando o tráfego nas vias principais (sobrecarregadas atualmente) e melhorando a fluidez e a segurança do trânsito — inclusive para pedestres e ciclistas.
Abaixo, o aviso de licitação para contratação de empresa especializada para executar a obra de prolongamento da Avenida Litorânea do Olho d’Água ao Araçagi: