Mobiliza SLZ começa neste sábado (16) com programação diversificada por toda a cidade

No primeiro fim de semana, serão realizadas cerca de 20 ações em bairros como Liberdade, Centro, Cohama, Ponta d’Areia e Gapara

Começa neste sábado (16) a 4ª edição do Mobiliza São Luís, movimento que conecta turismo, cultura e economia criativa na capital maranhense. A programação deste primeiro fim de semana vai levar cerca de 20 atividades a diferentes pontos da Ilha, contemplando painéis, oficina, degustações, atrações artísticas e culturais, feiras criativas, visitas guiadas e muito mais! 

No primeiro dia do Mobiliza (16), será oferecida degustação e venda de produtos derivados do cuxá, além das geleias tipicamente maranhenses, no evento “Cuxá e Companhia”, na Casa de Elena (Rua Treze de Maio, 03, Cidade Nova – Gapara), das 10h às 16h. Das 16h às 20h30, o Centro de São Luís vai receber o “CPDMODA Fashion Show”, iniciativa que vai apresentar peças de novos designers e estilistas, na Fábrica Santa Amélia (R. das Crioulas, 154, Centro).

Assim como na edição do ano passado do Mobiliza, atividades no bairro da Liberdade também fazem parte da programação em 2024 (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

No domingo (17), o “Passeio com História e Gastronomia no Quilombo Urbano da Liberdade”, com duração de uma hora, vai sair da Produtora Novo Quilombo (Rua Gregório de Matos, Liberdade) em dois horários: 9h e 16h. Das 17h às 21h, a “8ª Feirinha Criativa do Polo Coroadinho” (Praça do Burro Brabo, Vila Conceição) vai dar mais visibilidade a empreendedores locais, de modo a fortalecer a economia do território.

Nos dois dias do fim de semana acontecerá o festival de cultura geek “Matsuri”, no Multicenter Sebrae, das 13h às 21h, e o “Sabores do Mará”, ação de mercado do Sebrae realizada em bares e restaurantes da Avenida Litorânea, que vai oferecer degustação de petiscos e de bebidas destiladas produzidas no Maranhão. No sábado (16), o “Sabores do Mará” terá ações na Barraca do Chef, Casa da Peixada e Estrela Dalva 2; no domingo (17), as atividades serão na Barraca da Marcela, Jacira Bar e Restaurante e Kalamazoo, das 11h às 14h.

City tour pelo Centro Histórico de São Luís é uma das agendas desse final de semana (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Mais informações sobre essas e outras atividades do Mobiliza SLZ, evento que se estende até o dia 24 de novembro com cerca de 70 ações, no total, estão disponíveis no site mobilizaslz.com.br e também no Instagram do movimento (@mobilizasaoluis).

Mobiliza São Luís

O Mobiliza SLZ é um movimento que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís. Desde 2021, o Mobiliza promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e também a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.

O Museu Ferroviário recebe, no sábado (16), a “Feira Encontro de Brechós”, das 16h às 20h (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

No último dia 5 de novembro, o Mobiliza SLZ ganhou um importante reconhecimento no Prêmio Marandu JOMP, na categoria Sociedade Civil. A programação foi organizada pela agência Marandu, reconhecida agência de inovação e empreendedorismo da UEMA. Antes disso, o movimento foi campeão da categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, e foi premiado em duas categorias no 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.

No domingo (17), o “Mercado Minha Pariceira” vai comercializar produtos de marcas locais que valorizam a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

A terceira edição do Mobiliza, que ocorreu em setembro do ano passado, foi marcada por recordes: foram mais de mil empreendedores envolvidos direta e indiretamente, e mais de 20 mil pessoas alcançadas pelas ações desenvolvidas. Nesta quarta edição, o movimento organizado pelo Sebrae tem o apoio do Sistema Fiema, por meio do Senai e do SESI.

Gentil Neto anuncia secretárias que atuarão na proteção social, direitos humanos e políticas para mulheres

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP), anunciou mais duas mulheres para compor a sua futura gestão, ampliando o time feminino para seis integrantes, até o momento. Uma delas atuará na proteção social de crianças e idosos e a outra será responsável pelas ações de garantia dos direitos humanos e políticas para as mulheres em âmbito municipal.

A médica formada Adriana Raquel Santos de Sousa, formada pela FUNDEC-SP, será a secretária municipal de Proteção Social, Pessoa Idosa e Primeira Infância. Também licenciada em Letras e bacharel em Fisioterapia pela AESPI e pós-graduada em Psiquiatria (UNIFATEC), ela já atuou como professora da rede municipal de ensino e como coordenadora do Centro de Reabilitação em Caxias, no Programa Saúde da Família Caxirimbu, na Clínica Saúde e Amor e na equipe E-Multi nas Unidades Básicas de Saúde Salobro e Vila Paraíso.

Sobre a escolha, Gentil Neto destacou que a gestão municipal precisa de pessoas capacitadas, competentes e, bem mais do que isso, de pessoas humanas para atender a população. “Para cuidar, proteger e buscar políticas públicas para a pessoa idosa e primeira infância, apresento a Adriana Raquel Santos de Sousa. Meu desejo é que a senhora assuma a Secretaria Municipal Proteção Social, Pessoa Idosa e Primeira Infância com amor e dedicação”, disse Gentil Neto.

Direitos Humanos e Políticas para Mulheres

Para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, o prefeito eleito de Caxias anunciou Ana Lúcia Soares da Silva Ximenes. Pós-graduada em Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada da Faculdade INTA e licenciada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação de Caxias (ISEC), ela tem experiência como secretária-adjunta de Assistência Social e de Políticas Públicas para as Mulheres. Também atuou como coordenadora municipal de Tributos e de Educação Infantil. Atualmente, exerce o cargo de secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ao apresentar a futura secretária, Gentil Neto destacou o seu preparo e disposição para cumprir com eficiência a missão. “Mais uma mulher competente e guerreira para compor o nosso secretariado. E eu acredito que trabalhará com dedicação na execução das políticas públicas para as mulheres e direitos humanos”, assinalou.

Fim de semana com chegada do Papai Noel no Golden Shopping Calhau e apresentação de corais

Papai Noel desembarca neste sábado, 16 de novembro no Golden Shopping Calhau

A temporada mais mágica do ano chegou! E, neste sábado, 16 de novembro, a partir das 17h, o Golden Shopping Calhau promete surpreender o público com a chegada especial do Papai Noel!

O personagem mais amado desta época desembarca no Golden Shopping e ficará todos os dias, a partir das 16h, para ouvir os pedidos de presente da criançada e fazer também sessão de fotos na casinha com os clientes, inclusive haverá espaço especial para que os animais de estimação, acompanhados de seus donos, tirem fotos com o bom velhinho.

Praça de Eventos 1 do Golden Shopping Calhau recebe neste final de semana o Papai Noel

E, no sábado, além da chegada do Papai Noel, haverá um cortejo pelo mall do Golden Shopping Calhau com os personagens natalinos da Trupe Doce Natal e também apresentação do Coral Infantil da Escola de Música do Estado do Maranhão e Coral Sons da Maturidade do Sesc, às 17h. Lembrando que as apresentações e a chegada do Papai Noel serão realizadas na Praça de Eventos 1.

Maranhão tem a 15ª economia do país, aponta IBGE

Estudo indica que o estado tem o quarto maior PIB da região Nordeste, com variação positiva acumulada de 95,8%, entre 2002 e 2022, e variação positiva anual de 3,4%, de 2021 a 2022

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil atingiu 10,1 trilhões, com crescimento em volume de 3,0% na comparação com 2021. Entre as 27 unidades da federação, 24 tiveram alta no PIB, sendo Rio Grande do Sul (-2,6%), Espírito Santo (-1,7%) e Pará (-0,7%) as únicas exceções. As maiores elevações, por sua vez, ocorreram em Roraima (11,3%), Mato Grosso (10,4%), Piauí (6,2%) e Tocantins (6,0%). Nesse cenário, o Maranhão aparece com alta de 3,4% do PIB, o que posiciona o estado como a 15ª economia do país, com 1,4% de participação no PIB nacional, ao lado do Amazonas, com igual percentual.

As informações são do Sistema de Contas Regionais 2022, elaborado pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

O estudo aponta que o Maranhão registrou variação positiva do PIB da ordem de 95,8% no período acumulado entre 2002 e 2022, aumentando discretamente o seu peso na economia nacional, em duas décadas. Na variação anual – de 2021 a 2022 -, o crescimento médio do PIB do estado foi de 3,4%. Em termos regionais, o Maranhão contabilizou a segunda maior alta, atrás apenas do vizinho Piauí, que desponta na liderança com variação acumulada de 105,4% e variação anual de 3,7%.

Em relação à região Nordeste, o levantamento indica que o Maranhão tem o quarto maior PIB, atrás da Bahia (4%), de Pernambuco (2,4%) e do Ceará (2,1%) e à frente do Rio Grande do Norte (0,9%), da Paraíba (0,9%), de Alagoas (0,8%), do Piauí (0,7%) e de Sergipe (0,6%). Os percentuais correspondem à participação de cada uma das unidades da federação na economia nacional.

PIB per capita

Os dados apurados pelo IBGE, em colaboração com órgãos estatísticos estaduais, apresentam um indicador econômico nada favorável para o Maranhão. De acordo com o Sistema de Contas Regionais 2022, o estado tem o 27º PIB per capita do Brasil, ou seja, é o último colocado na divisão do PIB de cada estado pelo número de habitantes. Para piorar, o Maranhão caiu uma colocação em comparação com 2022.

Conforme o levantamento, o PIB per capita do Maranhão é de R$ 20.633,00 (vinte mil, seiscentos e trinta e três reais), muito abaixo da média nacional, de R$ 49.638,29 (quarenta e nove mil, seiscentos e trinta e oito reais e vinte e nove centavos). Para se ter ideia da disparidade, o Distrito Federal, que ocupa a primeira posição do ranking, tem PIB per capita de R$ 116.713,39: 2,4 vezes maior que a média nacional. Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com R$ 71.849,66, seguido por São Paulo, com R$ 70.470,53. O cálculo considerou a população residente dos primeiros resultados Censo Demográfico 2022.

Saiba mais aqui.

“Dobras que Transformam Espaços: Potiguar Promove Curso de Organização com Personal Organizer”

Evento gratuito acontece nesse sábado (16.11) na Potiguar Cohama com vagas limitadas

A personal organizer Aurema Muniz vai ministrar curso gratuito de oranização e armazenamento inteligente de roupas de cama, mesa e banho na Potiguar Cohama nesse sábado (16.11), às 10h

A otimização de espaços através da organização profissional é tema do curso gratuito que será oferecido pela Potiguar, no próximo sánado, dia 16 de novembro, às 10h, na sala de cursos da loja Potiguar Cohama, em São Luís. A atividade será conduzida pela personal organizer Aurema Muniz, especialista em transformar espaços cotidianos em ambientes mais funcionais e harmoniosos.

Durante o encontro, personal organizer Aurema irá compartilhar dicas práticas para a organização de closets e armários, com destaque para técnicas de dobras funcionais que otimizam o espaço de roupas de cama, mesa e banho nas prateleiras e gavetas. O objetivo é ajudar os participantes a ganhar espaço, tempo e praticidade no dia a dia.

O curso, que é gratuito, conta com vagas limitadas — apenas 40. As inscrições podem ser feitas por meio do link disponibilizado: https://forms.gle/BmckxYWNCsNu5auk7

A proposta é mais um exemplo do compromisso da Potiguar em oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes, transformando o ponto de venda em um ambiente de aprendizado e conexão.

Ao investir em iniciativas como esta, a Potiguar reforça seu papel não apenas como uma loja de produtos para casa, mas também como uma aliada na criação de soluções práticas para a rotina. A ação também reflete a crescente valorização da organização profissional como ferramenta para melhorar a qualidade de vida, promovendo ambientes mais equilibrados e organizados.

Para quem deseja participar, a recomendação é garantir a inscrição o quanto antes e aproveitar a oportunidade de aprender com uma especialista no assunto. Além de ser uma chance de desenvolver habilidades úteis, o curso também pode ser o primeiro passo para transformar a relação com os espaços da casa.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima