Programação faz parte de agenda do presidente da estatal, Arthur Chioro, no Maranhão
Brasília (DF) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta segunda-feira (21), a equipe do Conselho de Administração (CA) da Ebserh para a sua 188ª reunião, a primeira no formato itinerante. A iniciativa aproxima ainda mais a gestão com os 45 hospitais da Rede em todo o Brasil.
Constituído por nove membros, o CA é uma instância de deliberação estratégica e colegiada da estatal. Cabe aos conselheiros atuarem conforme as competências do órgão, como, por exemplo, na fixação das orientações gerais das atividades da Ebserh, aprovação de orçamento, contratos e programas de investimentos, e condução de questões em que não haja previsão estatutária.
Sobre a nova configuração dos encontros, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, pontuou que foi no HU-UFMA por ter sido o primeiro hospital a aderir à Estatal e disse que o encontro representou um marco. “Ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para a superintendente apresentar um relatório de gestão aos conselheiros, trazendo dados impactantes, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido e os desafios que o hospital, a universidade e a Ebserh têm pela frente”.
O presidente do Conselho de Administração da Ebserh, representante do Ministério da Educação (MEC), Adalton Rocha de Matos, evidenciou os impactos positivos para a gestão. “Essa iniciativa visa estar mais próximo dos hospitais, ver de perto a atuação de cada um e fazer o monitoramento daquilo que estamos efetivamente realizando no Conselho de Administração. Isso nos permite ter uma amplitude do que está acontecendo, podendo gerir melhor toda a rede Ebserh”.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, falou sobre a estrutura do hospital e sobre os serviços assistenciais e de ensino oferecidos. “Poder mostrar os avanços do hospital ao longo dos últimos 10 anos, evidenciando o papel importante que ele exerce no Maranhão, é uma grande oportunidade para nós, principalmente por ter sido em um momento tão significativo”, frisou.
Reunião com autoridades locais
Arhur Chioro e Joyce Lages participaram de reunião com o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, que contou também com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva; e o secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes. Além dessa programação, o presidente da Ebserh participou, durante a manhã, de uma reunião com o Colegiado Consultivo do HU-UFMA e com representantes da Angola que fazem parte do projeto referente ao Termo de Cooperação Brasil-Angola.
Nesta ocasião, Chioro destacou a alegria por ter sido recebido não só pela gestão, mas também pela representante dos pacientes: “É a primeira vez em uma visita que eu sou recepcionado por um representante dos usuários e isso para mim é essencial. Esse é um dos compromissos que eu gostaria de fazer valer para todos os hospitais universitários. Preenchê-lo de representação da sociedade para cumprirmos de fato nosso papel social”, completou.
Homenagem pelas contribuições na saúde
Em reconhecimento às significativas contribuições na área da saúde, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entregou o título “Doutor Honoris Causa” ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. A solenidade foi realizada no Palácio Cristo Rei, na noite desta última segunda-feira (21).
O Título de Doutor Honoris Causa, é uma honraria outorgada pelo Conselho Universitário a personalidades que não pertencem ao corpo docente da UFMA, mas que oferecem ou ofereceram significativas contribuições às áreas de conhecimento ministradas na Universidade.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.