Após liderar a campanha pela aprovação do Passe Livre Estudantil no plebiscito realizado no dia 6 de outubro, o vereador Marlon Botão (PSB) já se movimenta na Câmara Municipal para garantir que a iniciativa vire definitivamente lei em São Luís.
.
Nesta semana, Marlon Botão oficiou a Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, da qual é membro, solicitando uma reunião para tratar sobre o assunto. O objetivo é viabilizar um estudo próprio da Câmara de Vereadores para demonstrar que é possível implantar o Passe Livre Estudantil na capital maranhense.
.
“Tive a honra de presidir a frente popular que ficou responsável pelas campanhas em favor do ‘SIM’ ao Passe Livre Estudantil no plebiscito que foi realizado juntamente com as eleições municipais do 6 de outubro. Levamos essa mensagem para todos os quatro cantos de São Luís, e o resultado está aí: quase 90% dos eleitores votaram pela aprovação do Passe Livre na nossa cidade. O primeiro passo foi dado, mas o nosso trabalho continua. Agora o nosso trabalho vai seguir na Câmara Municipal para garantir que o Passe Livre vire definitivamente lei em São Luís”, disse Marlon Botão.
.
“Logo na primeira semana pós-eleição, quando também tivemos o resultado do plebiscito, já oficiei a comissão de mobilidade urbana da Câmara solicitando uma reunião para tratarmos sobre o assunto. Vamos viabilizar um estudo técnico da Casa para demonstrar com fatos e números que o Passe Livre é sim viável, que pode sim ser implantado na nossa capital. A população, que é soberana, já decidiu pelo SIM ao Passe Livre. E agora nós, vereadores, como representantes da população, vamos trabalhar de forma incansável para que ele vire uma realidade na nossa cidade”.
.
Ao todo, 89,91% dos eleitores ludovicenses votaram pela implantação do benefício aos estudantes. Para ser concretizado, o Passe Livre ainda precisa ser apresentado via Projeto de Lei pela Prefeitura de São Luís e votado pela Câmara de Vereadores.
.
Caso vire lei, o município de São Luís ficará responsável por garantir a gratuidade nos ônibus a todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, que estejam devidamente matriculados e frequentando uma instituição de ensino com sede na capital maranhense.
.
“A posição da Câmara Municipal já é conhecida. O Passe Livre Estudantil é uma unanimidade entre os 31 vereadores. Esse estudo de viabilidade da proposta que vou solicitar será importante para demonstrar à Prefeitura que é possível, sim, garantir o Passe Livre aos estudantes, a exemplo de como já faz o município de Fortaleza e outras cidades brasileiras. Ele será importante para que possamos entender de que forma o Passe Livre pode ser implantado em São Luís, atendendo a vontade soberana da nossa população”, afirmou Marlon Botão. “Esse é um trabalho que vou liderar com muito orgulho, com muito empenho e responsabilidade. Porque o que estamos tratando aqui não é de um mero benefício aos estudantes de São Luís, estamos falando do futuro da nossa cidade e da nossa gente. Anotem o que estou falando: o Passe Livre Estudantil vai revolucionar a nossa cidade. Essa é uma iniciativa que transformará São Luís, tornando a nossa capital uma cidade muito mais justa, especialmente com a população que mais precisa. Vamos honrar cada voto de esperança trabalhando de forma incansável para garantir o Passe Livre Estudantil na nossa capital”, finalizou o vereador.