Os médicos Paulo Hoff, Tiago Machuca, Guilherme Cutait, Rachel Cossetti e Isabela Werneck estão entre os nomes confirmados para o II Simpósio Oncologia D’Or Maranhão, que acontece nesta sexta (27) e sábado (28), no Hotel Luzeiros, em São Luís.
O simpósio é uma realização da Oncologia D’Or e conta com o apoio do UDI Hospital Rede D’Or e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor). A abertura será nesta sexta-feira, às 19h, com a programação de se estendendo até as 21h. As inscrições são gratuitas e feitas on-line no site da Rede D’Or.
Entre os temas do primeiro dia, destaque para a “Personalização do tratamento em Oncologia e perspectivas futuras”, com o médico Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or e uma das maiores autoridades em Oncologia atualmente no país.
A coordenadora do simpósio, oncologista Rachel Cossetti, explica que a programação é focada em discussão e atualizações de temas dos principais congressos internacionais. Ela acrescenta que o formato presencial busca propiciar maior oportunidade de networking e aprendizado que possam se traduzir no melhor cuidado dos pacientes, que é o maior propósito do simpósio.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia será abordado o tema “Avaliação oncogenética: quando indicar?”, pelo oncologista Rodrigo Guindalini. Outro tema será “Abordagem axilar no câncer de mama localizado”, a ser explanado pela mastologista Gláucia Cordeiro. E “Um novo olhar sobre a cardio-oncologia” a ser abordado pelo cardiologista José Xavier de Melo.
SÁBADO
No sábado, a programação do simpósio começa às 8h e traz “Tratamento peri-operatório do câncer de pulmão: a visão do cirurgião”, com o oncologista Tiago Machuca; “A visão do oncologista”, com a oncologista Fernanda Antonacio, e “Avaliação molecular dos tumores pulmonares: o que pedir e como interpretar”, com a patologista Isabela Werneck.
Na sequência, serão abordados os temas: “Preservação de órgão no tratamento de câncer de reto”, pelo oncologista Guilherme Cutait Cotti; “Nefrectomia parcial no tratamento do câncer renal”, pelo urologista Leudivan Nogueira; “Novos horizontes em radiologia intervencionista”, com o oncologista Luiz Tenório Siqueira, e “Limites da ressecação das metástases hepáticas do câncer colorretal”, com o cirurgião Orlando Torres.