Artista morreu em 2017, mas sua obra está eternizada em diversas partes do Maranhão, incluindo o terminal aéreo da capital
Quem passa pelo saguão do Aeroporto de São Luís, administrado pela CCR Aeroportos, pode conhecer duas obras da artista plástica maranhense Dileusa Dinis Rodrigues, conhecida como Dila. Os painéis, que medem 4×8 metros, cruzam a entrada do terminal e refletem a cultura e as tradições locais, integrando elementos do folclore e da história do estado.
Os traços característicos e as cores utilizadas na obra “O Aeroporto” foram aplicados sobre azulejos e retratam o embarque e desembarque de passageiros. A pintura chamou a atenção do passageiro Matheus Sonza, que considerou a obra distinta das que já havia visto. “É uma obra muito bem elaborada e representativa, com traços que realmente nos chamam a atenção”, afirmou.
O outro painel, intitulado “A França Equinocial”, retrata a segunda tentativa dos franceses de se estabelecerem no Brasil, na região do Maranhão, e acaba refletindo as etnias que compõem a população do Estado até hoje.
Nascida na cidade de Humberto de Campos, interior do Maranhão, em 1947, Dila foi um destaque da arte naif, caracterizada pela simplicidade dos elementos e pelo uso expressivo de cores. Segundo a professora de Artes, Paloma de Castro, a artista se destacou por sua habilidade em capturar a essência da cultura e da vida cotidiana, alcançando reconhecimento nacional e internacional.
“As pinturas de Dila frequentemente retratam o folclore, as festas e a vida rural, com cores intensas e detalhes que refletem sua conexão com as memórias e a cultura local. Essas obras não apenas complementam o espaço, mas também promovem a cultura maranhense, fazendo do aeroporto um ponto de referência artística e cultural na região”, conclui a educadora.
Dila morreu em 2017, aos 70 anos, consagrada como um dos maiores nomes das Artes Plásticas no Maranhão e reconhecida pela classe artística em diversas partes do Brasil e do mundo.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.