Em oito meses, Brasil abre 1,72 milhão de empregos e supera em mais de 260 mil as vagas criadas em todo o ano de 2023
Total de vagas de emprego com carteira assinada desde janeiro de 2023 supera 3,18 milhões (Foto: Vitor Vasconcelos/Secom PR)
O Maranhão fechou o mês de agosto com 2.516 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta sexta-feira, 27 de setembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o estado registra 16.429 novos empregos formais. Com isso, o Maranhão ajudou o país a atingir o saldo de 1,72 milhão em oito meses, mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas 1,46 milhão de vagas. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são 3,18 milhões de empregos com carteira assinada.
Quatro grandes atividades econômicas pesquisadas tiveram saldo positivo no estado em agosto. O destaque ficou com o setor de Serviços, que registrou a abertura de 1.367 novas vagas. Na sequência aparecem Comércio (888), Indústria (352) e Agropecuária (42). A Construção foi a única a registrar queda de 133 vagas.
São Luís foi o município com melhor saldo no estado em agosto, tendo gerado 988 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 317.932 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no Maranhão aparecem Imperatriz (298), Balsas (175), Aldeias Altas (121) e Açailândia (118).
Pediatra do Hospital Natus Lumine dá dicas de como proteger a saúde em dias de calor intenso
Dr. Alysson de Sousa Costa, pediatra do Natus Lumine Hospital e Maternidade
As mudanças climáticas estão cada vez mais fortes em todos os estados, e mais recentemente, provocou uma alta das temperaturas em diversas regiões do país, incluindo o Estado do Maranhão.
E muito pior que o desconforto causado pela sensação térmica, as altas temperaturas podem ser prejudiciais à saúde, em especial para recém-nascidos, crianças e idosos. Entre os principais riscos causados pelas altas temperaturas destaca-se a Insolação, que é a exposição prolongada ao calor e que causa confusão mental, tonturas e até perda de consciência. A Exaustação por Calor – fraqueza, suor excessivo, dor de cabeça e calafrios – é outro sintoma bem comum, assim como a Desidratação, que é a perda de líquidos no corpo.
O pediatra do Natus Lumine Hospital e Maternidade, Dr. Alysson de Sousa Costa, observa quais são os principais sintomas da desidratação:
“O índice de água no corpo de crianças até os dois anos é muito alto, e tanto as crianças quanto os idosos, se desidratam muito facilmente. Então é muito importante a observação nos dias de maior calor, de sinais como boca seca, pele ressecada, e observar se a quantidade de urina está pouca” recomenda o pediatra.
Crianças maiores podem reclamar de dores de cabeça, náuseas, tonturas, apresentar urina mais concentrada e com certo odor, que são sintomas de desidratação.
“É bem comum a desidratação entre crianças que ficam muito tempo presas às telas do videogame e que deixam de ir ao banheiro, prendendo a urina e sem beber água por muito tempo. Isso também pode levar à desidratação, e já recebemos casos de jovens que tiveram lesões renais por falta de hidratação continuada” adverte o pediatra do Hospital Natus Lumine.
A criança, por ter muita água no corpo, tem facilidade em suar. Se a mãe perceber que o bebê ou a criança está com elevada sudorese, é recomendável medir a temperatura do corpo, que deve ficar até 36,5 e 37. E em paralelo, a orientação é a ingesta de líquidos para evitar a desidratação. Se for um bebê, recomenda-se aumentar o volume das mamadas. Se for uma criança maior, é preciso hidratar usando água ou ainda água de coco, sucos de frutas naturais como morango e melancia que têm muita água.
Segundo o Dr. Alysson, outro risco em tempos de muito calor, é o aumento das conjuntivites e das doenças respiratórias, causadas principalmente pelos adenovírus e rinovírus, que são comuns nos períodos mais secos.
“Quando o clima está muito seco, a poeira sobre muito no ar, e os alergênicos estão mais espalhados no meio ambiente. Todas as pessoas possuem um índice aceitável de aspiração desses poluentes, mas quando isso é ultrapassado, começam os quadros de doenças respiratórias. Quem tem asma e rinite sofre ainda mais. Outro caso comum é o ressecamento das narinas, causando algum tipo de sangramento. Por isso, em ambientes muito secos é bom beber bastante água, e também, lavar as narinas internamente” recomenda o pediatra.
O médico lembra que além da desidratação, outro perigo é o da hipertermia – aumento da temperatura do corpo causada pelo calor excessivo – que pode acometer criança e adultos expostos ao calor intenso.
“Esse quadro de hipertermia vem secundário à desidratação. Como a pessoa desidrata muito rápido, ela não tem mais líquido no corpo” complementa o médico do Hospital Natus Lumine.
Em suma, em tempos de muito calor o ideal é tomar algumas medidas preventivas que vão proteger as pessoas, independentemente da idade, dos casos de insolação ou desidratação: Manter a boa hidratação com ingesta de líquidos como água e sucos naturais e evitar bebidas como refrigerantes que podem contribuir para a desidratação. Usar proteção solar com roupas térmicas e filtro solar no rosto e corpo; além de usar roupas mais folgadas e evitar as escuras que absorvem mais o calor. Manter crianças e idosos em locais mais frescos e com sombra, e evitar atividades ao ar livre em horários mais quentes. E nunca deixar crianças ou idosos sozinhos dentro de um veículo, mesmo que por alguns minutos, pois as temperaturas internas podem aumentar rapidamente.
O vereador Marlon Botão recebe manifestação de apoio de eleitores à renovação do seu mandato
Apesar da reta final da campanha, em que disputa a primeira reeleição para a Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marlon Botão (PSB) não deixou de lado o compromisso firmado pela aprovação do Passe Livre Estudantil na capital – proposta que será tema de plebiscito nas eleições de 6 de outubro. Nas últimas semanas, Marlon Botão realizou caminhadas em diversos bairros da cidade para defender o “SIM” ao Passe Livre Estudantil. . “Em julho, fui eleito presidente da frente popular que ficou responsável por promover campanhas em defesa da aprovação do Passe Livre Estudantil em São Luís. Então carrego comigo essa grande responsabilidade de ser o vereador representante dessa proposta nas comunidades de São Luís. E é isso que tenho feito de forma incansável, apesar dos trabalhos legislativos e dos compromissos de campanha”, afirmou o parlamentar. “Até agora, já realizamos caminhadas em bairros como Alemanha, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maracanã, Vila Sarney, Pedrinhas, Estiva, Fumacê, Anjo da Guarda, Vila São Luís, Argola e Tambor, e vários outros. O nosso principal desafio é fazer com que as pessoas saibam da existência dessa consulta pública, que saibam que no dia 6 de outubro, além do voto para prefeito e vereador, também deverão votar pela aprovação do Passe Livre Estudantil em São Luís”. . De acordo com o vereador, as campanhas pelo ‘SIM’ já dado resultados positivos. . “Em todas as comunidades que levamos a campanha pelo ‘SIM’, recebemos uma resposta positiva e entusiasmada da população. Porque as pessoas sabem, especialmente aquelas que mais precisam, que essa iniciativa vai beneficiá-las, que é uma iniciativa que vai mudar a vida delas para melhor. Eu não tenho dúvidas de que a nossa campanha pelo ‘SIM’ será vitoriosa”, disse Marlon Botão. . O vereador Marlon Botão disse, ainda, que a campanha pelo ‘SIM’ vai entrar para a história da capital maranhense. . “Essa é uma campanha que já entrou para a história da nossa capital, assim como a greve de 1979 pela meia-passagem estudantil. E eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa campanha, de estar à frente dessa luta, ao lado de tanta gente boa e comprometida com a nossa cidade. A campanha pelo Passe Livre Estudantil é muito maior do que qualquer discussão político-partidária, porque trata de garantir mais oportunidades para as pessoas, para os nossos estudantes”, opinou. “Para quem tem um pouquinho mais de privilégio pode até parecer difícil de acreditar, mas a verdade é que ainda hoje, no ano de 2024, alguns jovens e crianças acabam obrigados a abandonar a escola simplesmente porque os seus pais não têm condições de arcar com os custos das passagens de ônibus; outros não conseguem procurar a primeira oportunidade de emprego por falta de passagem. Mas essa realidade vai mudar com a aprovação do Passe Livre Estudantil, o que será fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa gente”.
Os gestos de carinho das pessoas se repetem a cada ato de campanha de Marlon Botão nas comunidades de São Luís
Para Marlon Botão, políticas públicas como o Passe Livre Estudantil são um investimento necessário para garantir o desenvolvimento da cidade. . “É por isso que sempre digo que políticas como o Passe Livre Estudantil não são um gasto, mas sim um grande investimento. Quanto mais oportunidades dermos aos jovens, mais eles crescerão, seguindo no caminho certo, longe das ruas, do crime, das drogas. Investindo nos jovens, nos estudantes, nós combatemos as desigualdades sociais, nós fortalecemos e desenvolvemos a nossa cidade, proporcionando oportunidade de um futuro melhor para milhares de famílias. Esse é o meu compromisso na Câmara Municipal e também na Frente em Defesa do SIM ao Passe Livre Estudantil. Vamos rumo à vitória no dia 6 de outubro!”, finalizou Marlon Botão. . Como funciona o projeto do Passe Livre Estudantil
No dia 6 de outubro, além dos votos para prefeito(a) e vereador(a), a população da capital dará um terceiro voto, respondendo à seguinte pergunta: “O município de São Luís deve implantar o Passe Livre Estudantil?”. . Caso a proposta seja aprovada pela maioria dos eleitores, o município de São Luís ficará responsável por garantir a gratuidade nos ônibus a todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, que estejam devidamente matriculados e frequentando uma instituição de ensino com sede na capital maranhense.
Artista morreu em 2017, mas sua obra está eternizada em diversas partes do Maranhão, incluindo o terminal aéreo da capital
Os traços característicos e as cores utilizadas na obra “O Aeroporto” foram aplicados sobre azulejos e retratam o embarque e desembarque de passageiros
Quem passa pelo saguão do Aeroporto de São Luís, administrado pela CCR Aeroportos, pode conhecer duas obras da artista plástica maranhense Dileusa Dinis Rodrigues, conhecida como Dila. Os painéis, que medem 4×8 metros, cruzam a entrada do terminal e refletem a cultura e as tradições locais, integrando elementos do folclore e da história do estado.
Os traços característicos e as cores utilizadas na obra “O Aeroporto” foram aplicados sobre azulejos e retratam o embarque e desembarque de passageiros. A pintura chamou a atenção do passageiro Matheus Sonza, que considerou a obra distinta das que já havia visto. “É uma obra muito bem elaborada e representativa, com traços que realmente nos chamam a atenção”, afirmou.
O outro painel, intitulado “A França Equinocial”, retrata a segunda tentativa dos franceses de se estabelecerem no Brasil, na região do Maranhão, e acaba refletindo as etnias que compõem a população do Estado até hoje.
Nascida na cidade de Humberto de Campos, interior do Maranhão, em 1947, Dila foi um destaque da arte naif, caracterizada pela simplicidade dos elementos e pelo uso expressivo de cores. Segundo a professora de Artes, Paloma de Castro, a artista se destacou por sua habilidade em capturar a essência da cultura e da vida cotidiana, alcançando reconhecimento nacional e internacional. “As pinturas de Dila frequentemente retratam o folclore, as festas e a vida rural, com cores intensas e detalhes que refletem sua conexão com as memórias e a cultura local. Essas obras não apenas complementam o espaço, mas também promovem a cultura maranhense, fazendo do aeroporto um ponto de referência artística e cultural na região”, conclui a educadora.
Dila morreu em 2017, aos 70 anos, consagrada como um dos maiores nomes das Artes Plásticas no Maranhão e reconhecida pela classe artística em diversas partes do Brasil e do mundo. Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
O Ministério da Defesa é responsável pelo planejamento e pela execução das ações
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, na sessão administrativa do dia 24 de setembro, pedido de força federal feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) para atuar em 50 cidades do Maranhão durante a realização do 1º turno das eleições 2024.
O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar força federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem e para garantir a votação e a apuração”.
Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das Secretarias de Segurança dos respectivos estados.
Após aprovados, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações. As cidades que terão são:
Investigação apontou esquema de saques fraudulentos do FGTS
Caxias-MA – A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (27/9), a Operação Faz o Pix, que tem como objetivo reprimir crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e associação criminosa situada na cidade de Caxias/MA. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
A investigação conduzida pela Polícia Federal foi iniciada em 2022 e levou à identificação de um esquema de saques fraudulentos de valores do FGTS, inserção de dados falsos nos sistemas de informações bancárias, transferências bancárias não autorizadas, lavagem de dinheiro e associação criminosa, causando danos aos cofres públicos.
Os mandados de busca e apreensão, concedidos com autorização de quebra de sigilo de dados telemáticos, foram cumpridos no município de Caxias/MA, tanto na residências de investigados como em estabelecimentos comerciais vinculados ao esquema criminoso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, estelionato, lavagem de dinheiro, dentre outros.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização de exames periciais visando a coleta de novos elementos, outras pessoas envolvidas e a eventual identificação de outros crimes relacionados.
O médico Paulo Hoff é presidente da Oncologia D’Or e uma das maiores autoridades em Oncologia atualmente no país
Os médicos Paulo Hoff, Tiago Machuca, Guilherme Cutait, Rachel Cossetti e Isabela Werneck estão entre os nomes confirmados para o II Simpósio Oncologia D’Or Maranhão, que acontece nesta sexta (27) e sábado (28), no Hotel Luzeiros, em São Luís.
O simpósio é uma realização da Oncologia D’Or e conta com o apoio do UDI Hospital Rede D’Or e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor). A abertura será nesta sexta-feira, às 19h, com a programação de se estendendo até as 21h. As inscrições são gratuitas e feitas on-line no site da Rede D’Or.
Entre os temas do primeiro dia, destaque para a “Personalização do tratamento em Oncologia e perspectivas futuras”, com o médico Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or e uma das maiores autoridades em Oncologia atualmente no país.
A coordenadora do simpósio, oncologista Rachel Cossetti, explica que a programação é focada em discussão e atualizações de temas dos principais congressos internacionais. Ela acrescenta que o formato presencial busca propiciar maior oportunidade de networking e aprendizado que possam se traduzir no melhor cuidado dos pacientes, que é o maior propósito do simpósio.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia será abordado o tema “Avaliação oncogenética: quando indicar?”, pelo oncologista Rodrigo Guindalini. Outro tema será “Abordagem axilar no câncer de mama localizado”, a ser explanado pela mastologista Gláucia Cordeiro. E “Um novo olhar sobre a cardio-oncologia” a ser abordado pelo cardiologista José Xavier de Melo.
SÁBADO
No sábado, a programação do simpósio começa às 8h e traz “Tratamento peri-operatório do câncer de pulmão: a visão do cirurgião”, com o oncologista Tiago Machuca; “A visão do oncologista”, com a oncologista Fernanda Antonacio, e “Avaliação molecular dos tumores pulmonares: o que pedir e como interpretar”, com a patologista Isabela Werneck.
Na sequência, serão abordados os temas: “Preservação de órgão no tratamento de câncer de reto”, pelo oncologista Guilherme Cutait Cotti; “Nefrectomia parcial no tratamento do câncer renal”, pelo urologista Leudivan Nogueira; “Novos horizontes em radiologia intervencionista”, com o oncologista Luiz Tenório Siqueira, e “Limites da ressecação das metástases hepáticas do câncer colorretal”, com o cirurgião Orlando Torres.
Morreu, nessa quinta-feira (26), aos 71 anos, por complicações de saúde, o professor Evilásio França Mendes Filho, destacado educador do ramo de cursinhos pré-vestibulares, em São Luís, na década de 90. Diversos colegas do ramo do ensino e ex-alunos lamentaram profundamente a perda.
O velório acontece no Complexo Salvatore – Jardim da Paz – unidade Anil – sala 03. O sepult está marcado para esta sexta-feira (27), às 16h, no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.
Evilásio Filho se destacou no ensino de História, utilizando abordagens que conectam os conteúdos ao contexto atual e à cultura local. Seu foco em preparar alunos para os vestibulares, aliando teoria e prática, contribuiu para o sucesso de muitos estudantes.
Clarisse Milhomem e Dijé, da Comédia Pão com Ovo, retornam ao Golden Shopping Calhau para mais um grande espetáculo
No domingo (29), a partir das 19h, na Praça de Alimentação, as amigas inseparáveis farão uma apresentação especial, totalmente gratuita! O espetáculo encerra a programação de comemoração dos 7 anos do Golden Shopping Calhau realizada durante todo o mês de setembro e a dupla, que é sucesso de bilheteria no Maranhão e em outras cidades do Brasil, promete arrancar muitas gargalhadas da plateia.
Comentários