O vereador Marlon Botão (PSB) vai realizar no dia 19 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para discutir o grave problema da poluição que atinge todos os bairros de São Luís e põe em risco a saúde da população. De acordo com o parlamentar, a audiência vai reunir especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil em uma mobilização efetiva para encontrar soluções concretas para o problema.
“Vamos reunir representantes de empresas como a Vale e a Alumar, instituições acadêmicas como a UFMA, UEMA e IFMA, bem como o Ministério Público, secretarias de Meio Ambiente (do Estado e do município) e sociedade civil para discutir formas de reduzir os níveis absurdos dessa poluição que está adoecendo as famílias de São Luís”, afirmou o vereador Marlon Botão.
No texto que propôs a audiência, o parlamentar citou um estudo da UFMA que revelou um aumento de 105% nas internações hospitalares em São Luís por doenças respiratórias no período de 2008 a 2018, com maior incidência entre crianças de até 5 anos e idosos acima de 60 – justamente a parcela mais vulnerável da população.
“A verdade é que a poluição de São Luís está adoecendo e matando as pessoas. E, se nada for feito, podemos ter consequências irreversíveis para a saúde das famílias e para a cidade. Esse é um problema que precisa ser enfrentado com rigor, e a Câmara Municipal está preparada para dar a sua parcela de contribuição”, disse o parlamentar.
Ainda de acordo com Marlon Botão, além de propor soluções para o grave problema da poluição de São Luís, a Audiência Pública cobrará responsabilidades.
“Nós precisamos criar mecanismos de controle para que as empresas sejam obrigadas a ser mais responsáveis, para que controlem a emissão de poluentes e para que sejam responsabilizadas pelo dano que causarem às comunidades de São Luís”, pontuou. “Mais de 60% dos casos de internações por doenças respiratórias em São Luís ocorreram na região da área Itaqui-Bacanga, em bairros que estão próximos às indústrias da região. Então é claro que existe uma relação da operação dessas empresas com o aumento das doenças respiratórias. E nós iremos cobrar as devidas responsabilidades para que essa situação insustentável seja resolvida de uma vez por todas”.
Para Marlon Botão, em uma cidade como São Luís, que é uma ilha, a questão ambiental deveria ser prioridade dos agentes públicos.
“Do que adianta a construção de praças, o asfaltamento de ruas, a urbanização de comunidades, se estamos colocando em risco a própria subsistência ambiental da cidade? Se não estamos cuidado do principal que é a saúde e a qualidade de vida das pessoas? Além do ar extremamente poluído, dos rios destruídos, um outro estudo da UFMA mostrou que até a areia das praias de São Luís estão super contaminadas por bactérias. Então, além de não poder entrar no mar, agora a gente não pode mais nem ficar na areia em segurança. É essa a São Luís que queremos? Certamente que não. Temos que mudar essa situação insustentável”, finalizou o vereador Marlon Botão.
A Audiência Pública que discutirá a poluição de São Luís ocorrerá às 14h, no plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís.
Serviço:
O quê: Audiência Pública sobre a poluição de São Luís.
Quando: 19 de setembro, às 14h.
Onde: Plenário Simão Estácio da Silveira, Câmara Municipal de São Luís.