HU-UFMA mantém ambulatório para tratamento de fibrose cística em adultos

0comentário

Estrutura, ainda inicial, conta com a participação de alunos de Medicina e de Enfermagem da UFMA

O Hospital Universitário da UFMA criou estrutura para o tratamento de doença que afeta principalmente o pulmão e o pâncreas

Os dias 5 e 8 de setembro são, respectivamente, o Dia Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e o Dia Mundial da Fibrose Cística. A doença, rara e grave, pode ser diagnosticada logo após o terceiro dia de vida, com o teste do pezinho. Profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destacaram a importância das datas, o papel da equipe multidisciplinar na linha de cuidado e os avanços no tratamento dessa doença. Uma das iniciativas mais eficazes no atendimento a pacientes portadores de fibrose cística é o ambulatório mantido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) para tratamento de adultos.

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é hereditária e afeta principalmente o pulmão e o pâncreas, levando à insuficiência respiratória à dificuldade na digestão dos alimentos e grande perda de sais minerais. Os sintomas clássicos são: tosse crónica com secreção, infecções respiratórias de repetição, diarreia com gordura, dificuldade em ganhar peso, muco espesso e pegajoso nos pulmões, perda de peso, desnutrição progressiva, sinusite crónica, formação de pólipos nasais, doença hepática (cirrose biliar), diabetes, infecções respiratórias e infertilidade.

O tratamento inclui hidratação abundante, reposição de sódio, fisioterapia frequente, medicações para repor enzimas pancreáticas e para fluidificar o muco respiratório, novas medicações que atuam na fisiopatologia da doença e boa nutrição do paciente, rica em calorias e reposição das vitaminas lipossolúveis A, D, E, K.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) conta com o ambulatório de fibrose cística para paciente adulto. A estrutura, ainda inicial, atende dois pacientes que já estão usando a terapia tripla e pacientes de transição (adolescentes). O serviço conta com a participação de alunos de Medicina e de Enfermagem da UFMA.

“No Maranhão, ainda não tínhamos ambulatório específico de fibrose cística em adultos, contávamos somente com o Ambulatório de Pneumopediatria, com atendimentos voltados para crianças, adolescentes e adultos jovens. Quando estes pacientes entravam na vida adulta, seguiam sendo atendidos no Ambulatório de Pneumologia geral”, explicou a coordenadora do novo ambulatório e professora de Pneumologia, Byanka Teles. Estes pacientes, segundo a especialista, devem ser atendidos separadamente, pois a consulta demanda mais tempo e maior atenção devido à particularidade dos casos.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Saiba mais aqui.

Sem comentário para "HU-UFMA mantém ambulatório para tratamento de fibrose cística em adultos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS