Primeira captação de coração para transplante foi realizada no HU-UFMA

0comentário

Receptora é do estado de Pernambuco e recebeu o órgão no dia de seu aniversário

Captação do coração para transplante foi um marco para o HU-UFMA e principalmente para a paciente, que recebeu o órgão no dia do seu aniversário

São Luís (MA)- No mês que marca a Campanha da Doações de Órgãos, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve a primeira captação de coração para fins de transplante de órgãos, na noite da última quinta-feira (12). Um marco importante para a instituição e principalmente para a paciente que recebeu a doação, possibilitando que ela realizasse o transplante no dia de seu aniversário (13). Anteriormente, o hospital já havia realizado a captação referente às válvas cardíacas.

O gigante trabalho integrado da doação de órgãos permite reduzir barreiras e levar oportunidade de vida, mesmo com quilômetros de distância. “No Brasil a lista de espera por órgãos é única, entretanto é organizada de maneira regionalizada. Logo, um órgão captado em um estado pode beneficiar um receptor que reside em outro estado, caso onde resida o doador não tenha lista de espera para aquele tipo de órgão ou não haja receptor compatível”, explicou a chefe da Unidade de Transplantes do HU-UFMA, Priscila Monteiro.

O doador foi transferido do seu hospital de origem para a realização da captação de seus órgãos no HU-UFMA, único hospital público habilitado para captação e transplante de órgãos. Com o “Sim” da família foi possível captar o coração, rins, fígado e córneas.  “Muitas equipes são envolvidas em um processo tão complexo como a de captação de órgãos e por sermos um hospital escola, esse aprendizado em relação a captação e transplante faz parte da formação dos profissionais que por aqui passam”, afirmou Priscila.

O coração foi captado por equipe designada pela Central Estadual de Transplantes de Pernambuco (02 médicos e 01 enfermeiro), com a participação da equipe de cirurgia cardíaca do HU-UFMA. Ele foi enviado para esse estado por ser o local que a receptora aguardava pelo transplante. Priscila relatou que cada órgão tem um tempo específico que suporta estar fora do corpo e o coração é o mais sensível deles, tolerando poucas horas entre a captação e o implante.

“O transporte deve acontecer da forma mais rápida possível.  No caso de viajar do Maranhão até Pernambuco, é necessário que esse transporte seja feito por avião e, geralmente, não há a possibilidade de aguardar a conveniência de voos comerciais. Então a Força Aérea Brasileira (FAB) é acionada. Alguns estados também contam com aeronaves exclusivas para o transporte de órgãos e de suas equipes captadoras”, pontuou. Nesse caso específico, foi pela última situação pontuada.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressaltou que tudo isso é possível graças ao gesto altruísta das famílias, que mesmo diante da dor, conseguem ressignificar e contribuir com a qualidade de vida de outras pessoas. Pontuou também que o HU-UFMA conta com uma estrutura adequada, tanto de equipe profissional quanto de tecnologia de ponta para oferecer a melhor assistência para a população. “Estamos felizes em poder mais uma vez contribuir com a saúde, com o ensino, alcançando conquistas tão importantes para o nosso contínuo avanço”, finalizou. A cirurgia de transplante ocorreu sem intercorrências.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

sem comentário »

Equatorial Maranhão faz ativação da Retorna Machine no Shopping do Automóvel

0comentário

Essa é a primeira máquina de reciclagem inteligente do Maranhão

O gerente do Shopping do Automóvel, Felipe Almeida, e a gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, durante a solenidade de ativação da primeira Retorna Machine (Fotos: Danielle Vieira)

O Programa de Eficiência Energética, E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, que realiza a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica em postos de coleta, agora passa a contar com máquinas de autoatendimento, onde será possível o descarte e posterior recebimento desse desconto.

Rosângela Martins, analista de Projetos da Equatorial Maranhão, ao lado da Retorna Machine.

Os equipamentos, chamados de Retorna Machine, serão espalhados até o fim do ano em 10 pontos estratégicos da capital maranhense. A primeira máquina acabou de entrar em funcionamento na última quarta-feira (11.09) no Shopping do Automóvel, onde já se encontra à disposição da população. A ativação foi feita durante a solenidade que contou com a presença de representantes da Equatorial Maranhão e do shopping parceiro.

Rose Oliveira, Jacelena Dourado e Lívia Moura, da Equatorial Maranhão.

Para conseguir usar a Retorna Machine, os clientes deverão baixar o aplicativo Triciclo, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativo android e IOS. Através dele, será possível realizar o descarte dos resíduos e receber os “tricoins”, sistema de pontuação virtual, que possibilita ao consumidor trocar os pontos por bônus na fatura, além de outros benefícios. O aplicativo também permite que os usuários identifiquem qual a Retorna Machine mais próxima de sua casa, que verifiquem o status da máquina e doem seus pontos para instituições beneficentes.

Dayse Almeida, Dayane Matos (Equatorial Maranhão) e Iasmim Mota

13 anos do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão

Promovido pela Distribuidora desde 2011, o E+ Reciclagem, só em 2023, arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente R$ 256 mil de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses.

A solenidade de ativação da primeira Retorna Machine da Equatorial Maranhão no Shopping do Automóvel

O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.

sem comentário »

Hora da virada! Dr. Filipe Gonçalo reúne uma multidão em Paço do Lumiar

0comentário
Dr. Filipe Gonçalo liderou ato político grandioso em Paço do Lumiar, com participação de milhares de pessoas

O sábado, 14 de setembro, ficou marcado pelo dia do início da grande virada na disputa eleitoral em Paço do Lumiar. O Conjunto Maiobão parou para ver a Onda Azul do candidato a prefeito de Paço do Lumiar, Dr, Filipe Gonçalo (Mobiliza 33), que arrastou mais de 5 mil pessoas.

Uma multidão acompanhou o candidato a prefeito que mais cresce em Paço do Lumiar. Ao lado dos candidatos a vereadores, de correligionários políticos e da população luminense que abraçou o nome do jovem médico, a Caravana 33 levou a mensagem de esperança.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Dr. Filipe Gonçalo obtém adesão popular cada vez maior à sua candidatura a prefeito

O ato de campanha começou em frente a Associação da Polícia Civil do Maranhão e percorreu as principais avenidas do Maiobão. Ao longo do percurso os moradores acenavam positivamente para Dr. Felipe dando a certeza que é hora da virada e da mudança que Paço precisa.

‘’Já chega de elegemos esse pessoal enrolado com Justiça, vamos colocar é esse jovem preparado e que tem como fazer diferente. Conheço a mãe dele lá da feira e não tenho dúvida que nós vamos fazer a escolha certa, que é votar no Dr. Filipe Gonçalo’’, disse Dona Maria do Carmo.

Ao reunir multidão no ato político, Dr. Filipe Gonçalo demonstrou o crescimento da sua campanha e a tendência de virada

Já o Dr. Filipe destacou que a grande caminhada do 33 foi o divisor de águas, pois a partir de agora é colocar o pé no acelerador sem parar e levar as propostas em todos os cantos de Paço do Lumiar. ‘’Estávamos só no aquecimento, agora foi dada a largada oficial da nossa campanha e vamos para cima rumo à vitória com a permissão de Deus e do povo de Paço do Lumiar’’, frisou Dr. Filipe.

sem comentário »

Mais de 40 acidentes envolvendo caravelas são registrados nas praias da Grande Ilha

0comentário
Caravelas representam risco a banhistas na orla marítima de São Luís (Fotos: Ascom CBMMA)

De formato alongado, corpo transparente, cor azulada e flutuando na água, as caravelas chamam atenção dos banhistas, principalmente das crianças. Estes animais, característicos da água salgada, estão bastante comuns nas praias da Grande Ilha. Este ano, o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) registrou 43 acidentes envolvendo caravelas e as maiores vítimas são crianças.

Guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros a postos para atender eventuais ocorrências em praia da capital

Para prevenir as ocorrências, o BBMar intensificou a vigilância nas praias e orienta para cuidados, ao se deparar com estas espécies. “Não se deixe levar pela aparência. O contato com destes animais com a pele causa queimaduras, que resultam em fortes dores”, informa o comandante do batalhão, major Jonatan Coutinho. A orientação é manter distância e havendo contato, procurar auxílio, imediatamente.

Guarda-vidas do BBMar orienta banhistas sobre medidas de prevenção de acidentes no mar

Major Coutinho faz um alerta aos frequentadores da orla, para que mantenham distância segura, caso avistem essas criaturas no mar. “Embora a aparência das caravelas possa parecer inofensiva, elas são potencialmente perigosas. As pessoas devem evitar o contato e ficar atentas às orientações de segurança para prevenir acidentes e aproveitar a praia com tranquilidade”, enfatiza.

Guarda-vidas do BBMar localizam caravela na área de uma das praias de São Luís

Ele orienta ter bastante atenção e adotar alguns cuidados básicos, para se proteger das caravelas. “Se, apesar de todos os cuidados, a pessoa acabar tendo contato com estas espécies, busque ajuda, imediatamente”, reforça major Jonatan Coutinho.

Caravela pode causar graves queimaduras em casa de contato com a pele

Orientação 

Entre as orientações para prevenir acidentes com caravelas estão alguns cuidados básicos. Entre estes, evitar nadar em áreas com avisos de bandeiras vermelhas; não tocar ou pisar em organismos marinhos desconhecidos; usar roupas de proteção adequadas, como camisetas longas, se possível; e manter total supervisão às crianças. 

Caso haja contato com uma caravela, lavar a área afetada com água do mar e procurar ajuda do Corpo de Bombeiros.

sem comentário »

Paulo Marinho Jr. quer cobrar imposto de camelôs de Caxias

0comentário
Paulo Marinho Jr. anunciou a sua intenção de taxar os camelôs de Caxias em encontro com empresários na CDL

O candidato de oposição a prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr. (PL), anunciou, durante encontro com empreendedores na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a sua intenção de cobrar impostos de vendedores ambulantes que trabalham no município. Ele disse que a proposta de taxar os camelôs nao está explicitada no seu plano de governo, mas confessou o desejo de aplicar a tributação, se for eleito.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Trata-se de um medida extremamente impopular, que teve repercussão extremamente negativa entre a população de Caxias. Os humildes trabalhadores, que vivem a duras penas da comercialização dos seus produtos, já manifestam repúdio à taxação defendida por Paulo Marinho Jr.

Segundo o candidato, ao cobrar impostos dos vendedores ambulantes, o Município aumentará sua fonte de arrecadação. Por outro lado, a medida vai aumentar a já pesada carga tributária imposta aos trabalhadores, sobretudo aos de baixa renda.

sem comentário »

Pesquisa Prever aponta Naila Gonçalo com quase 80% na disputa em Bacabeira

0comentário

A mais recente pesquisa realizada pelo instituto Prever, divulgada neste sábado, 14 de setembro, revela uma ampla liderança de Naila Gonçalo na corrida pela prefeitura de Bacabeira. A candidata aparece com 78% das intenções de voto, consolidando-se como a favorita no pleito municipal.

Em segundo lugar, está Kellyane Calvet, que registrou 11% das intenções. Já o Pastor Fabiano aparece com apenas 1,3% das preferências do eleitorado.

O levantamento também mostrou que 6% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder, enquanto 3,7% declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto.

Com esse resultado, Naila Gonçalo, que baseia sua campanha na continuidade do legado da atual prefeita Fernanda Gonçalo, segue fortalecida rumo à eleição, destacando suas propostas para o desenvolvimento de Bacabeira.

A mesma pesquisa fez uma avaliação da gestão de Fernanda Gonçalo que tem 91,7% de aprovação.

A pesquisa reflete o cenário político atual e evidencia a força de Naila que é candidata da prefeita Fernanda Gonçalo.

A pesquisa do Instituto Prever realizou 300 entrevistas realizadas entre 30/08 e 01/09 de setembro. Com 5,6% de margem de erro para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%. Protocolo: MA-09481/2024.

Confira os números da pesquisa:

sem comentário »

Mais de 30 mil pessoas prestigiaram a micareta de Gentil Neto

0comentário
O governador Carlos Brandão marcou presença no grandioso ato de campanha promovido por Gentil Neto e o seu grupo político

A sexta-feira, 13 de abril de 2024, ficará para sempre na memória de Caxias, com Gentil Neto atraindo uma multidão pelas ruas da cidade. A micareta foi um verdadeiro espetáculo de alegria e animação, com público estimado em 30 mil pessoas.

O evento contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, do governador Carlos Brandão, do deputado André Fufuca, da deputada Daniella e de Amanda Gentil, além de milhares de amigos e apoiadores que foram ao evento.

Ao reunir público tão numeroso, Gentil Neto deu mais uma demonstração de força na corrida eleitoral em Caxias

As avenidas do bairro Volta Redonda estavam lotadas, e onde quer que passasse, Gentil Neto espalhou carisma e entusiasmo entre os moradores do bairro.

Multidão participou do Arrastão do 11, liderado pelo candidato a prefeita Gentil Neto pelas ruas e avenidas de Caxias

Após os recentes resultados de pesquisa que apontam Gentil Neto na liderança, o evento foi uma clara demonstração do seu forte apoio popular.

sem comentário »

Paulo Lira é recebido por Bolsonaro e discute futuro de Açailândia

0comentário
O candidato a prefeito de Açailândia Paulo Lira teve reunião produtiva com o ex-presidente Jair Bolsonaro

O pecuarista e candidato a prefeito de Açailândia Paulo Lira foi recebido, no último dia 8 de setembro, em Brasília, durante uma agenda oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro. No encontro, eles discutiram a importância de Açailândia para a economia do Maranhão e do Brasil, além de destacarem a relevância dos movimentos de direita no Brasil e no mundo. Bolsonaro, que conhece Lira há muitos anos, fez questão de mostrar seu apoio: “Paulo Lira é um velho conhecido meu e mora no meu coração”, afirmou o ex-presidente.

Paulo Lira, sempre atuante nos movimentos conservadores no Maranhão, agora enfrenta o desafio de disputar a prefeitura de Açailândia. Ele afirmou que a cidade está “parada no tempo” e que a população convive com vários problemas, como esgoto a céu aberto, insegurança com assassinatos e roubos constantes, além das ruas esburacadas. Ele também destacou a falta de emprego, que está levando muitos trabalhadores a deixarem a cidade em busca de oportunidades em outros estados.

A situação da saúde pública é outro ponto crítico. Para Lira, o sistema de saúde de Açailândia está “na UTI há muitos anos” e precisa de uma solução urgente para garantir uma vida melhor à população.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Além disso, no próximo dia 17 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro estará na Região Tocantina, e Paulo Lira vai acompanhar essa agenda, reforçando sua parceria e compromisso com o movimento de direita.

sem comentário »

Candidato a prefeito Wellington e Lahesio debatem habitação e moradia no projeto “Avança, São Luís”

0comentário
Wellington disse que um de seus compromissos de campanha é acabar com as palafitas em mangues na capital maranhense

Com o objetivo de apresentar propostas para solucionar o problema de centenas de famílias ludovicenses, o candidato a prefeito Wellington do Curso esteve em importante reunião na comunidade Japão, localizado no Ipase de Baixo. A reunião contou com a presença de Lahesio Bonfim, conhecido por ter garantido a moradia de centenas de pessoas na cidade em que foi prefeito, no município de São Pedro dos Crentes.

Na ocasião, Wellington disse que um de seus compromissos de campanha é acabar com as palafitas em mangues na capital maranhense.

“Moradia é um direito e quando a gente vê a realidade dessas famílias, a gente comprova uma São Luís que não aparece na propaganda. São dezenas de pessoas que moram em palafitas em cima de mangues e são invisíveis. Como prefeito, vou dar atenção e garantir que tenham uma casa digna. É possível! Agradeço ao Lahesio, que construiu dezenas de casas no município em que foi prefeito, pelos ensinamentos. Juntos nós vamos mudar a realidade dessas pessoas que, atualmente, são ignoradas pelo prefeito”, disse Wellington.

VEJA ALGUMAS DAS PROPOSTAS DE WELLINGTON PARA A HABITAÇÃO:

Entre as propostas do candidato, está a promoção de programas de moradia popular, buscando reduzir o déficit habitacional, por meio do Plano Municipal de Habitação. Além disso, pretende desenvolver ações para solucionar o problema de regularização fundiária e busca implementar o zoneamento habitacional para o efetivo desenvolvimento de atividades produtivas, a exemplo dos polos Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cidade Operária/Olímpica e Zona Rural da cidade.

sem comentário »

TV denuncia dificuldade em atendimento na rede de saúde municipal de Balsas

0comentário

De acordo com a matéria, pelo menos três postos de saúde e o Hospital Balsas Urgente têm problemas. Dados do Ministério da Saúde indicam que há mais unidades médicas do equipes para opera-las

Marcilene Santana, esposa de paciente, denuncia dificuldade de atendimento médico na rede municipal de saúde de Balsas

Postos de saúde de Balsas estão super lotados e com falta de médicos e de especialidades. Foi o que denunciou matéria jornalística veiculada pela TV Inovadora de Balsas, no Programa Cantidiano Freitas. No posto de saúde do Bairro São Luís, por exemplo, foi mostrada uma fila com dezenas de balsenses esperando para serem atendidos.

Já no posto de saúde Manuel Novo, o problema está nas instalações hidráulicas, com o esgoto da casa de saúde correndo ao ar livre. “Essa situação pode levar contaminação para a comunidade do entorno”, diz o jornalista Cantidiano Freitas, na matéria.

No posto de Saúde do bairro Potosi, onde moram cerca de 20 mil pessoas e é considerado um dos mais importantes de Balsas, o problema é a falta de médicos para atender aos moradores que buscam atendimento. Para a especialidade de urologia, apenas uma vaga foi disponibilizada por semana para atendimento dos moradores, porém não há turno definido. “Pode ser pela manhã ou pela tarde. Só recebemos o mapa de atendimento na quinta-feira”, disse uma atendente.

Uma pessoa que não foi identificada na matéria jornalística relatou que está tentando uma vaga de urologia para um parente há dois meses e não conseguiu marcar. “É um descaso com o Potosi e a unidade ainda está cheia de mato”, contou a testemunha.

Clique aqui e assista ao vídeo.

HOSPITAL

Outros dois pacientes, Josielda Rodrigues, mãe de quatro filhos e moradora do bairro São Felix, e o motorista José Félix, morador do Bairro São Caetano, ambos vítimas de acidentes que passaram pelo Hospital Balsas Urgente (HBU), uma casa de saúde de urgência e emergência, estão aguardando para passar por cirurgias para curar sequelas de seus acidentes há cerca de 30 dias.

“Os pacientes do HBU não deveriam ser enviados para fora e sempre está acontecendo dos pacientes ter que irem para outras unidades de saúde”, contou a esposa do motorista, Marciele Santana.

Nos dois casos, a matéria jornalística divulgada pela TV Inovadora informa que não há previsão para os procedimentos cirúrgicos necessários serem realizados.

ESTRUTURA

Hoje, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde (MS), Balsas tem em sua rede municipal 8 postos de saúde, 30 unidades básicas, uma UPA e um hospital de emergência, totalizando 40 unidades de saúde, tanto na zona rural quanto na zona urbana.

O problema é que apenas 25 equipes de saúde, compostas por médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, estão cadastrados e autorizados pelo MS para operar dentro das casas de saúde municipais e esse numero de equipes é inferior ao de unidades de saúde, o que explica a falta de médicos e equipe.

Hoje os dados do CNES também mostram que apenas cinco postos de saúde e unidades básicas não precisam de reforma ou reparos e pelo menos duas dessas casas só têm médico uma vez por semana.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS