Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram visitas a escolas das redes estadual e municipal de São Luís, no Maranhão, entre os dias 26 e 29 de agosto. O objetivo principal da iniciativa foi acompanhar a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas, avaliando a aplicação correta dos recursos, o andamento dos projetos e o cumprimento dos objetivos do programa.
Durante as visitas, os técnicos analisaram como os recursos do PDDE estão sendo utilizados nas instituições de ensino, se os projetos estão sendo implementados conforme o planejamento, bem como verificar os resultados alcançados até o momento. Além disso, foram realizadas reuniões com representantes das secretarias estadual e municipal de educação do Maranhão para discutir o progresso do programa e estudar oportunidades de melhoria.
O técnico do FNDE, Daêr Motta, destacou a importância do trabalho. “Estamos aqui para apoiar as escolas na tomada de decisão para que todos os projetos estejam alinhados com os objetivos do PDDE. A interação direta com a comunidade escolar e com as secretarias nos proporciona uma visão detalhada das necessidades e desafios enfrentados pelas instituições”, disse Motta.
Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, acrescentou: “Reunir com as secretarias estadual e municipal é fundamental para estreitar laços e fomentar uma colaboração mais eficaz. Essas reuniões nos permitem alinhar esforços e garantir que o suporte necessário esteja disponível para a implementação bem-sucedida das ações do PDDE. O retorno recebido é essencial para aprimorar nossas estratégias na garantia que o programa atenda plenamente às demandas educacionais locais”, finalizou a coordenadora.
Jocenilson Costa, supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc do Maranhão, expressou seu agradecimento pela visita da equipe do FNDE, e destacou que essas ações são importantes para as comunidades indígenas devido às suas situações específicas. “A visita técnica da equipe do FNDE denota o compromisso do governo federal com os entes federados para o bom uso e aplicabilidade dos recursos destinados às escolas indígenas. Significa também assegurar direitos, quando se trata de acompanhar como esses recursos estão sendo utilizados e se atendem às especificidades da comunidade escolar indígena”, finalizou Jocenilson.
“Esse acompanhamento é fundamental para garantir que as ações do programa sejam implementadas de forma eficaz e em conformidade com as diretrizes estabelecidas. As orientações oferecidas por esses especialistas são valiosas para o aprimoramento contínuo das políticas educacionais em São Luís, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para a qualidade do ensino em nossas escolas”, disse a secretária Municipal de Educação do Maranhão, Anna Caroline Salgado.