A população de São João Batista foi às ruas, nesta sexta-feira, 26, para demonstrar o apoio aos servidores municipais, defender a permanência dos empregos e protestar contra o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico do Nhozinho, que tenta, junto ao Ministério Público, barrar Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que prevê a regulamentação da contratação de servidores municipais. A manifestação também contou com a participação de servidores contratados e concursados, que estão revoltados e preocupados com a possibilidade da perda dos seus empregos. Foi uma mobilização geral dos joaninos contra a atitude do vereador Chico do Nhozinho.
Vestidos de roupas pretas e empunhando balões pretos, em atitude de luto, e com cartazes pedindo a saída do vereador e contendo suas reivindicações de garantia do emprego, a população percorreu as ruas da cidade e se concentrou em frente à Câmara Municipal em movimento a favor dos servidores, que temem ficar sem a principal fonte de renda, já que a Prefeitura é a maior empregadora do município.
O Projeto de Lei está em vigor desde 2021, mas somente neste ano eleitoral está sendo alvo de perseguição pelo vereador Chico de Nhozinho, que tenta, de todas as formas derrubá-lo, apelando, agora, para o Ministério Público. “Não podemos ficar sem nossos empregos. É de lá, que tiramos o sustento de nossas famílias. Para onde vamos? Não podemos ser usados como bucha política por esse vereador, que só está pensando mesmo em si. Que mal estamos fazendo? Estamos apenas trabalhando. E não vamos ser prejudicados por ele. Vamos lutar por nossos empregos”, disse um servidor, que preferiu não se identificar.
O prefeito Mecinho Soares afirmou que o Projeto de Lei só beneficia a população, pois garante mais emprego e a atitude do presidente da Câmara de Vereadores demonstra a falta de compromisso com quem o elegeu, já que toda essa movimentação contrária à manutenção dos empregos foi iniciada por ele. “Os servidores estão totalmente no seu direito de poder continuar com seus empregos. Não estamos fazendo nada irregular, inclusive o Município está cumprindo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nosso quadro de pessoal está dentro dos níveis estipulados pela legislação, então, não há porque demitir ninguém. Por isso, para garantir o emprego dos servidores, já recorremos à Justiça. Não podemos permitir que pais de família fiquem sem trabalho”, afirmou o prefeito Mecinho Soares.