Quatro estudantes da Universidade Ceuma foram aprovados no mais recente edital para bolsistas da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia (SECTI). Um dos acadêmicos da instituição de ensino superior foi classificado em primeiro lugar no seletivo público. Todos os aprovados participam de empresas juniores mantidas pela universidade.
Os acadêmicos da Universidade Ceuma aprovados obtiveram altos índices de avaliação em todos os critérios exigidos no edital, dentre os quais demonstrar afinidade e contato prévio com as áreas relacionadas às suas graduações; participação em eventos e/ou ações envolvendo startups, empresas juniores ou equivalentes, dados dos projetos estratégicos dos eixos; demonstrar afinidade de atuação em alguma das áreas afins.
Abaixo, a lista dos aprovados:
O que são empresas juniores?
Empresas juniores são associações sem fins lucrativos formadas por estudantes de graduação de um ou mais cursos da instituição. Elas funcionam como escritórios de consultoria, oferecendo diversos serviços para empresas, órgãos públicos e a comunidade em geral. Com o objetivo de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho, promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos membros, fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Atualmente a universidade possui 6 empresas juniores. Com 10 alunos em média por empresa. Cada uma orientada pelos coordenadores do NITE e NUTED, e por 1 professor orientador. Totalizando 60 alunos e 9 professores.
Quem coordena?
As empresas juniores são coordenadas pelo NITE (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) que tem como papel viabilizar projetos e aproximações de empresas para que as empresas juntas possam desenvolver suas capacitações e apresentar os seus serviços ao mercado. Com isso, NITE é um núcleo de apoio a esse processo, de trabalho que a universidade oferece para os alunos que é a criação e o acompanhamento de empresas da universidade. O NITE é também responsável por avaliar, acompanhar e registrar todas as atividades da Ejr para informar ao MEC.
Saiba mais aqui.
Confira os critérios exigidos no edital para bolsista da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)
Demonstrar afinidade e contato prévio em alguma das áreas:
- Construção de relatórios e apresentações
- Elaboração e planejamento de atividades
-* Experiências de participação em projetos, ações e
atividades que estejam relacionadas ao
empreendedorismo, inovação, comunicação, educação, redes sociais, tecnologia, educação e eletrônica;
Participação em eventos e/ou ações envolvendo startups, empresas juniores ou equivalentes. dados dos projetos estratégicos dos eixos;
Demonstrar afinidade de atuação em alguma das áreas:
- Construção de dashboards, relatórios e infográficos de
monitoramento e indicadores; - Experiências de participação em projetos, ações e
atividades que estejam relacionadas a ideias e soluções voltadas ao desenvolvimento de territórios e grupos específicos.