O clima de São João inspira e embala neste período o projeto Ler é Viver, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA). Está sendo assim nas comunidades Coqueiro, Pedrinhas e Vila Maruaí, contempladas pela iniciativa e que estão recebendo atividades da programação “Leitura Junina” neste mês.
Ciente da importância da iniciativa, a comunidade reconhece o trabalho que está sendo realizado. “Ter a oportunidade de receber o projeto Ler é Viver é de fundamental importância, porque ele veio trazer um impacto cultural muito grande na formação continuada dos professores, por meio de oficinas que focam na descoberta do leitor, a importância de trabalhar com livros próprios para cada idade, a temática da diversidade, a autoestima”, afirmou a professora Vanessa Martins, da UEB Hortência Pinho, no Coqueiro.
E a professora Vanessa Martins complementou: “Esse projeto vai ter grandes frutos, porque esse ciclo e formação e de vivência com os alunos vai nos proporcionar um olhar mais amplo sobre a leitura, um olhar mais sensível na escolha dos livros”.
O projeto é destacado por quem vivencia o processo educacional também na comunidade Vila Maruaí. “A formação para os professores foi excelente. Tudo que é voltado para a leitura é bom, é conhecimento. As professoras gostaram muito, e o projeto contribui para melhorar a prática em sala de aula”, afirmou a professora Rosa Silva Machado, coordenadora pedagógica da UEB Amaral Raposo, da Vila Maruaí, Pedrinhas, sobre a oficina de formação Leitura e Autoestima.
A avaliação positiva também é destacada pelos organizadores da iniciativa, com o objetivo de garantir acesso ao livro e incentivar a leitura sendo alcançados. E neste mês a motivação é maior. O projeto tem como inspiração a riqueza cultural do Maranhão nesta época, com sua diversidade de manifestações, danças e ritmos.
“É muito bom contar com a comunidade e ver esse engajamento. As atividades têm por base a literatura e o universo da cultura popular, buscando cultivar o sentimento de pertencimento nas crianças e jovens, ajudando a construir cidadãos mais consciente de seu espaço e de seus direitos”, afirmou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.
Atividades prosseguem
E a programação “Leitura Junina” segue movimentando as comunidades da zona rural de São Luís. A próxima parada será nesta quarta-feira (26), às 8h45, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro).
Depois, na sexta-feira (28), véspera de São Pedro, às 14h, a ação vai movimentar a UEB Arthur Azevedo, na Vila Cabral Miranda (Pedrinhas). Vale destacar que o roteiro desta etapa começou com a Oficina “Leitura em Cena”, que foi ministrada pela atriz Silvana Cartágenes, no dia 7 de junho, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro); e também teve atividades no sábado (8), na União de Moradores da Vila Maruaí.
O roteiro é marcado por diversão e muito aprendizado. Entre as atividades programadas, estão Oficina de Leitura, Contação de História, Oficina de Criatividade, Dramatização e Exposição de livros, com direito ao rico acervo do Carro Biblioteca.
O Projeto Ler é Viver tem apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed), e beneficia público de 4 mil pessoas nas comunidades, a maioria alunos e professores de três escolas da rede municipal de ensino das áreas de abrangência.
SERVIÇO
O quê: Projeto Ler é Viver realiza a programação “Leitura Junina”
Quando e onde: Quarta-feira (26), às 8h45, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro)
Quando e onde: Sexta-feira (28), às 14h, na UEB Arthur Azevedo, na Vila Cabral Miranda (Pedrinhas)