Sebrae e Suzano celebram sucesso do programa “Semear Delas” com a formatura de 40 empreendedoras da zona rural

Programa tem como foco desenvolver negócios gerenciados por mulheres na zona rural de Imperatriz 

Mulheres exibem certificados do Programa Semear Delas

A Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz foi palco, no último dia 23, da emocionante formatura da primeira turma do Programa Semear Delas. A iniciativa é inovadora e foi fruto da parceria entre o Sebrae e a empresa Suzano S.A, que garantiu capacitação para 40 mulheres impulsionarem seus negócios.

“O Semear Delas não é apenas um curso, é uma jornada de aprendizado e trabalho árduo que deixa um legado duradouro”, avaliou Elcilene do Nascimento, moradora da comunidade 1700, zona rural de Imperatriz. “Antes, sabíamos apenas como produzir nossos produtos. Hoje, aprendemos a comercializá-los também. Agradeço imensamente a todos os parceiros que nos acompanharam nessa trajetória.”

A formalização da parceria aconteceu em setembro de 2023, durante a realização da 21ª Fecoimp, no Centro de Convenções de Imperatriz. O programa foi criado com objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo feminino nas comunidades onde a Suzano atua, com foco especial nas produtoras rurais. 

Elcilene conseguiu profissionalizar seu negócio por meio do programa Semear Delas

Antônia Batista, representante da Associação Comunidade Maranhense (Ascom), também expressou sua grande alegria e satisfação. “Hoje é um dia de muita felicidade para nós, pois recebemos nosso certificado aqui no Sebrae, ao lado da equipe da Suzano”, disse.

A entrega dos certificados foi o ponto alto da cerimônia, que também contou com a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas participantes, evidenciando não apenas a conclusão do curso, mas também o potencial transformador do programa na vida das empreendedoras e de suas comunidades.

Aline Maracaipe, gerente substituta da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, ressalta a importância do programa. “Estamos orgulhosos de celebrar a formatura do Semear Delas, uma iniciativa que promove o desenvolvimento do empreendedorismo feminino nas áreas rurais. Agradecemos a presença de todas as empreendedoras e sabemos que as sementes plantadas hoje florescerão nos pequenos negócios e nas comunidades rurais.”

Programa alcançou mulheres das zonas rurais de Imperatriz e Davinópolis

O Programa Semear Delas é uma iniciativa abrangente que oferece às empreendedoras uma variedade de recursos e conhecimentos essenciais para o sucesso de seus negócios. Com aulas, consultorias individuais e oficinas de gestão financeira, as participantes são capacitadas em temas fundamentais como tributação e responsabilidade socioambiental. A grade de programação envolve desde aspectos técnicos de gestão financeira até estratégias de redes sociais e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, visando  não apenas fortalecer os negócios das mulheres, mas também promover um impacto positivo em suas comunidades e no ambiente em que atuam.

Maranhão tem a menor cobertura de vacinação contra Covid-19 do Nordeste e a 6ª pior do Brasil, aponta IBGE

Vacinação contra a Covid-19: Maranhão registrou cobertura abaixo da média nacional

Dados do módulo sobre Covid-19 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada nessa sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Maranhão tem a menor cobertura de vacinação do Nordeste e o 6º pior resultado entre as.27 unidades da federação.

De acordo com o levantamento, o Maranhão apresentou cobertura vacinal contra a Covid-19 de 88,3% da população com 5 anos ou mais. O percentual de imunizados contra a doença causada pelo novo coronavírus no estado ficou abaixo do índice nacional, de 93,9%, conforme a pesquisa. No comparativo de todas as unidades da federação, o Maranhão apresenta cobertura maior apenas do que Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Até o primeiro trimestre de 2023, 88,2% da população de 5 anos ou mais no país havia tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, ou seja, tinham o esquema primário de vacinação contra a doença completo. Os dados são do módulo sobre covid-19 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada hoje (24) pelo IBGE.

Entre as pessoas com 18 anos ou mais, 92,3% tomaram duas doses ou mais, enquanto para a população de 5 a 17 anos esse percentual foi de 71,2%. Além disso, 3,4% dos adultos de 18 anos ou mais não tinham tomado nenhuma dose da vacina até o momento da pesquisa, percentual que sobe para 14,8% entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Os principais motivos alegados para não tomar todas as doses recomendadas foram “por esquecimento ou falta de tempo” (29,2%), seguido por “não acha necessário, tomou as doses que gostaria e/ou não confia na vacina” (25,5%), que, juntos, representaram 54,7% do grupo em questão.

Mais sobre a pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em parceira com o Ministério da Saúde, abordou a temática da covid-19 na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, no primeiro trimestre de 2023. Para isso, foi incluído no questionário da pesquisa, um módulo suplementar de perguntas, aplicado a todos os moradores de 5 anos ou mais de idade do domicílio para a investigação de aspectos relacionados à doença, incluindo a vacinação, a ocorrência da infecção e a persistência de seus sintomas. Os indicadores são apresentados por grupos etários e sexo, para o conjunto do país, grandes regiões, incluindo, em alguns casos, desagregações segundo as áreas urbana e rural e por unidades da federação.

Saiba mais aqui.

Ministro do Esporte, André Fufuca, prestigiará abertura dos Jogos Escolares de Caxias, dia 2 de junho

O ministro do Esporte, André Fufuca, prestigiará a solenidade de abertura da 45ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (JEC,s), no próximo dia 2 de junho, às 16h, no Ginásio João Castelo. Ao anunciar sua presença na cerimônia, o ministro destacou a importância da competição estudantil para a revelação de talentos e para o incentivo aos futuros atletas, de diferentes modalidades esportivas.

Clique aqui e assista ao vídeo.

André Fufuca ressaltou que os JEC’s é a maior competição esportiva estudantil da região leste do Maranhão. O ministro frisou que a edição dos JEC’s deste ano promete ser palco onde novos talentos do esporte surgirão, exibindo todo o seu potencial e determinação.

“Não tenho dúvida que será um espetáculo repleto de talento e dedicação por parte dos jovens caxienses. Conto com a presença de todos”, assinalou o ministro do Esporte.

Wellington do Curso cobra cópia do projeto do Complexo Castelinho e solicita liberação da pista de atletismo interna do Castelão

Deputado Wellington do Curso compareceu à manifestação popular e declarou apoio à causa

O deputado estadual Wellington do Curso esteve em manifestação pacífica realizada por atletas maranhenses no Castelinho, nessa sexta-feira (23). O ato foi uma forma de protesto diante do falecimento do jovem Victor Gabriel, de apenas 13 anos, que veio a óbito na noite de ontem (22) após ser atropelado por um veículo enquanto treinava no local.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Sobre o caso, Wellington disse estar solidário aos familiares do jovem e exigiu que o Governo do Estado corrija imediatamente o erro de proibir os treinos na pista de atletismo do Castelão.

O parlamentar dialogou com o grupo que protestava em frente ao alojamento do estádio Castelão

“Tristeza, dor e revolta. Esse é o sentimento de atletas que realizaram manifestação pacífica hoje no Castelão, após o jovem Victor Gabriel, de apenas 13 anos, perder a vida em um acidente enquanto treinava. Logo pela manhã, estive no velório do jovem, prestando solidariedade e total apoio a família, em nome da Assembleia Legislativa. Como deputado, cobro do Governo uma resposta imediata. Cobramos cópia do projeto de reforma do Complexo Esportivo Castelinho. Solicito também a liberação da pista de atletismo do Castelão para treino dos atletas, enquanto durarem as obras de reforma do complexo. O atletismo está de luto!”, disse Wellington.

Festival Maranhão Na Tela amplia programação e dá início ao calendário de atividades da edição 2024

Patrocinado pelo Google, festival inaugura nova fase com a abertura das inscrições para Mostra Maranhão de Cinema

O Maranhão na Tela 2024 vai acontecer de 20 a 28 de setembro, na Escadaria do Giz, no Cine Sesc Deodoro e no Kinoplex Golden.O Festival tem patrocínio do Google, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC, e contará com significativa ampliação da programação. 

Em todas as suas edições, o festival apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na série Radiola de Promessas, da premiada artista Gê Viana, que produziu três obras inéditas, especialmente para o evento.

Programação Ampliada

A programação do Maranhão na Telaterá 09 dias de duração e acontecerá em três espaços, sendo dois no Centro Histórico de São Luís e um no Golden Shopping Calhau. A abertura da programação acontecerá de 20 a 22 de setembro, na Escadaria do Giz, com a pré-estreia dos curtas-metragens e videoclipes da competitiva da Mostra Maranhão de Cinema. A partir do dia 23, o festival ocupará duas salas do Kinoplex Golden, contando ainda com uma terceira sala, no Cine SESC Deodoro. O encerramento acontecerá no dia 28, sábado, com a tradicional cerimônia de premiação da mostra competitiva.

Mostra Maranhão de Cinema 

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 2024, a partir desta quinta-feira, 30 de maio estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes. As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de junho pelo site do festival (www.maranhaonatela.com.br), onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

Além da categoria competitiva, a programação da Mostra Maranhão de Cinema será ampliada com a apresentação de um rico panorama do cinema maranhense, composto por 16 longas-metragens, 38 curtas-metragens e 18 videoclipes, num total de 33 horas de programação. E, visando ampliar o acesso ao público PCD (pessoas com deficiência), todas as obras da mostra contarão com acessibilidade completa. Para isso, além da inclusão de audiodescrição, libras e legenda descritiva em todos os filmes, o Maranhão na Tela está desenvolvendo um aplicativo especialmente criado para o festival que permitirá que as sessões também possam ser assistidas por portadores de deficiências visuais e auditivas, bastando, para isso, baixar o app no celular do próprio usuário e usá-lo no momento da exibição.

MARANHÃO NA TELA 2024

De 20 a 28 de setembro

Cine Sesc Deodoro

Escadaria do Giz

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclos Filmes

Patrocínio: Google

Todas as atividades têm acesso gratuitoMais informações: http://www.maranhaonatela.com.br 

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima