O Inspetor e escritor Antonio Noberto, membro-fundador e ex-presidente da Academia de Letras de São Luís (ALL), foi agraciado, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, com o título de cidadão de Itapecuru-Mirim, município localizado na parte norte do estado do Maranhão.
Antônio Noberto já trabalhou diversos anos naquele município como Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, tendo como base a Unidade Operacional de São Francisco, localizada no km 85 da BR-135, entre Santa Rita e o povoado Entroncamento. Noberto também já empresariou em Itapecuru Mirim, quando foi proprietário da Action Vídeo, a única vídeo-locadora da cidade na década de noventa. O empreendimento estava sediado em um prédio de propriedade do seu co-cunhado, o saudoso Zé Henrique, filho do Seu Bispo e Dona Merci.
O autor do requerimento é o vereador José Roberto Gonçalves Alves, o Roberto da Brigada, que gentilmente convidou o homenageado para tão insigne honraria.
A distinção ao ilustre Inspetor Antônio Noberto vai muito além da ligação direta com a cidade do vale do rio Itapecuru. Noberto é o 2⁰ vice-presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, ex-presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no estado, idealizador e curador da exposição França Equinocial para sempre, trabalho escolhido no Prêmio Cazumbâ de Turismo como melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís. E por falar em 400 anos, o Inspetor foi o palestrante nos eventos dos 400 anos de São Luís, de Bragança/PA, de Rosário, da Câmara Municipal de São Luís e dos 400 anos de Belém.
No mês passado, o Inspetor Noberto trouxe ao Maranhão e levou ao Pará uma comitiva francesa da cidade de Cancale, local de onde partiram os fundadores de São Luís, em 1612. No ano anterior, Noberto esteve em um evento naquela cidade francesa, quando palestrou sobre a nossa história e convidou o prefeito para uma visita ao Maranhão e ao Pará. O evento movimentou prefeitos e outras autoridades do Maranhão, Pará e Ceará.