O Maranhão é um estado de grandes proporções e com belezas naturais incríveis, e parte dessa exuberância está no fato de pertencer a Floresta Amazônica, cerca de 34% do território, sendo 81.208,40 km², englobando 62 municípios, segundo dados do GOVMA. Neste cenário, é imprescindível que a sociedade maranhense esteja envolvida em discussões relacionadas às questões globais de saúde e mudanças climáticas.
Sendo um espaço de partilha de conhecimento e fomento de soluções viáveis, o mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma realizou o I Workshop Internacional Amazônia, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, entre os dias 24 a 27 de abril, no campus Renascença. Ao longo do evento, a programação buscou proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, permitindo aos participantes compreender os desafios emergentes com uma perspectiva global, assim como dialogar sobre oportunidades de melhoria para a qualidade de vida das comunidades locais com práticas sustentáveis e, principalmente, promover pesquisas colaborativas entre instituições no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.
O evento, que obteve apoio financeiro da CAPES, contou com a presença de personalidades de renome, como o Prof. Dr. Jonh Parkinson (Bangor University, Gwynedd, UK – Reino Unido) e o Prof. Dr. Javad Salehi Fadardi (Claremont Graduate University, Califórnia, USA), que também coordenam o evento junto com o Prof. Dr. Carlos Tomaz e a Prof. Dra. Rita de Cássia M. de Miranda (ambos da Universidade CEUMA).
A cerimônia de abertura oficial foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Tomaz, que afirma que o workshop é um passo para ampliar a internacionalização da IES. “Então, na palestra de abertura do nosso Workshop Internacional Sobre Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade, e tratei sobre as perspectivas que nós temos em relação à Amazônia Brasileira, em particular o caso da Amazônia Maranhense. Também abordamos sobre um projeto de cooperação internacional que a gente está desenvolvendo, iniciando agora com a Universidade Bangor, no Reino Unido e com a Universidade Claremont na Califórnia, nos Estados Unidos”, contou.
Os professores Dr. Javad Salehi e Dr. John Parkinson ficaram encantados com a infraestrutura e a excelência educacional da Universidade Ceuma.
“Uma grande honra visitar a Universidade e observar todo o trabalho belíssimo que as pessoas têm feito aqui e ajudar a comunidade em diferentes formas. Eu estou muito impressionado pela qualidade da educação e a maneira que os membros dessa faculdade e o seu estágio ajudam os seus estudantes. Eu espero que isso continue a ser feito dessa forma”, disse o Professor Dr. Javardi.
“Vocês têm uma universidade muito impressionante, que não apenas educa os melhores estudantes, mas também provê uma ajuda a toda a comunidade de São Luís. É uma honra para mim esta visita”, expressou o prof. Dr. John Parkinson.
Estiveram presentes autoridades e convidados, assim como nossos discentes, professores e colaboradores. Entre as autoridades estava o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, que destaca a relevância de ambientes educacionais fomentarem discussões aprofundadas sobre um tema tão em voga.
“É importante ver eventos como esse contribuem para o debate, em uma discussão aprofundada, para que se possa encontrar soluções para as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Então, eu venho aqui com a maior satisfação, como FAPEMA, para que a gente possa trabalhar em conjunto em tantos outros projetos, com o diálogo sempre aberto para melhorar ainda mais”, declarou o presidente da FAPEMA, Nordman.