I Workshop Internacional Amazônia, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade recebe professores do Reino Unido e USA para fomentar parceria internacional

Prof. Dra. Rita de Cássia M. de Miranda (ambos da Universidade CEUMA); o Pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Dr. Luís Cláudio N. da Silva; Prof. Dr. Carlos Thomaz; Dr. Javad Salehi e Dr. John Parkinson( ao centro e sentado) e a Pró-reitora de graduação da IES, Profa. Fabiana Lobato (direita)

O Maranhão é um estado de grandes proporções e com belezas naturais incríveis, e parte dessa exuberância está no fato de pertencer a Floresta Amazônica, cerca de 34% do território, sendo 81.208,40 km², englobando 62 municípios, segundo dados do GOVMA. Neste cenário, é imprescindível que a sociedade maranhense esteja envolvida em discussões relacionadas às questões globais de saúde e mudanças climáticas. 

Sendo um espaço de partilha de conhecimento e fomento de soluções viáveis, o mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma realizou o I Workshop Internacional Amazônia, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, entre os dias 24 a 27 de abril, no campus Renascença.  Ao longo do evento, a programação buscou proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, permitindo aos participantes compreender os desafios emergentes com uma perspectiva global, assim como dialogar sobre oportunidades de melhoria para a qualidade de vida das comunidades locais com práticas sustentáveis e, principalmente, promover pesquisas colaborativas entre instituições no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. 

A cerimônia de abertura oficial foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Tomaz

O evento, que obteve apoio financeiro da CAPES,  contou com a presença de personalidades de renome, como o Prof. Dr. Jonh Parkinson (Bangor University, Gwynedd, UK – Reino Unido) e o Prof. Dr. Javad Salehi Fadardi (Claremont Graduate University, Califórnia, USA), que também coordenam o evento junto com o Prof. Dr. Carlos Tomaz  e a Prof. Dra. Rita de Cássia M. de Miranda (ambos da Universidade CEUMA). 

A cerimônia de abertura oficial foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Tomaz, que afirma que o workshop é um passo para ampliar a internacionalização da IES.  “Então, na palestra de abertura do nosso Workshop Internacional Sobre Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade, e tratei sobre as perspectivas que nós temos em relação à Amazônia Brasileira, em particular o caso da Amazônia Maranhense. Também abordamos sobre um projeto de cooperação internacional que a gente está desenvolvendo, iniciando agora com a Universidade Bangor, no Reino Unido e com a Universidade Claremont na Califórnia, nos Estados Unidos”, contou. 

O I Workshop Internacional Amazônia, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade registrou participação expressiva de estudantes da Universidade Ceuma

Os professores  Dr. Javad Salehi e Dr. John Parkinson ficaram encantados com a infraestrutura e a excelência educacional da Universidade Ceuma.

“Uma grande honra visitar a Universidade e observar todo o trabalho belíssimo que as pessoas têm feito aqui e ajudar a comunidade em diferentes formas. Eu estou muito impressionado pela qualidade da educação e a maneira que os membros dessa faculdade e o seu estágio ajudam os seus estudantes. Eu espero que isso continue a ser feito dessa forma”, disse o  Professor Dr. Javardi. 

“Vocês têm uma universidade muito impressionante, que não apenas educa os melhores estudantes, mas também provê uma ajuda a toda a comunidade de São Luís. É uma honra para mim esta visita”, expressou o prof. Dr. John Parkinson. 

Dr. John Parkinson, da Bangor University, Gwynedd, UK – Reino Unido, assina o Livro de Ouro da Universidade Ceuma

Estiveram presentes autoridades e convidados, assim como nossos discentes, professores e colaboradores. Entre as autoridades estava o  presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, que destaca a relevância de ambientes educacionais fomentarem discussões aprofundadas sobre um tema tão em voga.

“É importante ver eventos como esse contribuem para o debate, em uma discussão aprofundada, para que se possa encontrar soluções para as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Então, eu venho aqui com a maior satisfação, como FAPEMA, para que a gente possa trabalhar em conjunto em tantos outros projetos, com o diálogo sempre aberto para melhorar ainda mais”, declarou o presidente da FAPEMA, Nordman.

Projeto maranhense concorre na etapa nacional do Prêmio Educador Transformador

Correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, premiação vai ter campeões anunciados nesta quarta-feira (24), durante evento em São Paulo

Professor Felipe Borges, do IEMA Itaqui-Bacanga, desenvolve com alunos projeto de automação da irrigação da horta e da composteira da escola

Alunos e professores de escola pública da capital São Luís reforçam ser possível usar a tecnologia a favor do meio ambiente ao desenvolverem projeto de automação da irrigação da horta comunitária e do sistema de compostagem da instituição de ensino. O projeto não somente beneficiou a comunidade escolar e seu entorno, como também foi um dos ganhadores nas fases estadual e regional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. Agora segue para a etapa nacional, que ocorre na quarta-feira (24), durante a programação da Bett Brasil, na cidade de São Paulo.

O Prêmio Educador Transformador valoriza ideias de educação empreendedora desenvolvidas por professores de escolas públicas e privadas de todo o país, destaca a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia. “Reconhecer iniciativas alinhadas a esse modelo educacional contribui para a formação e o desenvolvimento dos alunos enquanto indivíduos e membros da sociedade”, enfatiza a gestora. Por meio do Sebrae, soluções nesse sentido já chegaram a 209 municípios do Maranhão.

Da teoria à prática — Finalista na categoria Educação Profissional, o “Escola Sustentável: Nutrindo o Futuro pelas Mãos da Tecnologia” foi inscrito pelo engenheiro eletricista Felipe Borges, coordenador do laboratório fábrica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga, o FabLab, onde são desenvolvidas as atividades do projeto. “Eu me sinto bem em saber que podemos estar o tempo todo ajudando e motivando as pessoas a quererem fazer o bem”, conta Jennyfer Cruz, de 17 anos, uma das estudantes que participam do projeto.

Entusiasmada com a visibilidade que o Escola Sustentável vem alcançando, a aluna Jennyfer Cruz espera que o projeto obtenha mais apoio da iniciativa privada

A escola possui uma horta comunitária que não era irrigada durante as férias escolares e fins de semana. Por isso eles pensaram na automatização do processo utilizando sensores de umidade e de luminosidade, que funcionam com energia solar e foram montados com materiais de baixo custo. Outra solução para ajudar na manutenção da horta e reaproveitar alimentos que seriam descartados foi a composteira, que também usa automação. Ela produz adubo, fertilizante e inseticida natural.

“Quando o solo está seco, o sensor manda informação para a bomba de água e ela irriga. Quando o solo está úmido, ele manda informação e essa bomba é fechada”, explica a aluna Vitória Kézia, de 18 anos, sobre o sistema de rega automática. Além disso, está conectado à rede de internet, permitindo o acompanhamento à distância e em tempo real das informações captadas pelos sensores. “Podemos acompanhar por meio de um aplicativo”, diz o discente Geyhel Magno, de 18 anos.

A estudante Julia Lorena, de 16 anos, dá mais detalhes sobre a composteira, que necessita de condições ideais para que não haja perdas. “A compostagem é um processo que dura entre 60 e 90 dias. Muitas vezes, nesse processo, percebíamos que alguns alimentos acabavam apodrecendo por conta do nível da temperatura ficar muito alto ou a umidade ficar muito elevada”, esclarece. Segundo ela, o monitoramento possibilitado pelos sensores de luminosidade e umidade instalados na composteira foram essenciais para que isso não ocorra.

A estudante Julia Lorena, de 16 anos, explica o funcionamento da composteira inteligente

O professor Felipe Borges acredita que as soluções também possam ser levadas para fora da escola, passando a ser utilizadas até mesmo em grandes plantações agrícolas. Buscando o suporte do Sebrae Maranhão, ele planeja aproximar ainda mais os alunos de ações de inovação, a exemplo de orientações sobre criação de startups. “Podemos pegar esse know-how, esse conhecimento do Sebrae, e trazer para os nossos produtos. Temos vários projetos que podem ser comercializados”, afirma.

Convênio entre a Universidade Ceuma, Governo do Maranhão e empresa inglesa NextGen

Assessor Especial de Articulação Institucional, José Domingues Neto (esquerda); o mantenedor Clóvis Fecury; o ex-governador e atual secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares; CEO da empresa NextGen, Weslley Paul (sentado ao centro); a pró-reitora de Graduação e extensão, Fabiana Lobato e o pró-reitor de Pós-graduação e pesquisa, Luís Cláudio Nascimento; e o assessor de Assuntos Especiais da SEDEPE, Fabricio Brito

A Universidade Ceuma recebeu, nessa sexta-feira, 26, a visita do ex-governador e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares; o Assessor Especial De Articulação Institucional, José Domingues Neto e CEO da empresa NextGen, Weslley Paul, para articular um convênio técnico/profissional que beneficiará nossa comunidade acadêmica como campo de estágios. Estavam presentes, o mantenedor Clóvis Fecury; a pró-reitora de Graduação e Extensão, Fabiana Lobato, e o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luís Cláudio Nascimento.

“Tivemos hoje uma visita muito especial do Mr. Weslley Paul, investidor da Inglaterra, que veio conhecer as instalações da IES e falar sobre possibilidade de convênio conosco, tanto a nível acadêmico, como também a nível de desenvolvimento de cursos na área de engenharia, na área de energias limpas e também na área de biotecnologia, sempre focado no desenvolvimento sustentável e regional aqui no Maranhão. Então, certamente, novas oportunidades de pesquisa serão criadas aqui na Universidade de Ceuma para o desenvolvimento dessa área de energia limpa”, pontuou o prof. Luis Claudio. 

O mantenedor do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, e representantes do Governo do Estado e da empresa NextGen dialogam no ato da assinatura do convênio

As tratativas de convênio com o Governo do Maranhão iniciaram no ano passado com a empresa NextGen Hydrogym, através do Mr. Weslley Paul. O CEO da empresa tem como área de interesse  as tecnologias disruptivas, mercados macroeconômicos e de capitais e a catalisação de oportunidades. Nessa perspectiva, vislumbrou possibilidades de investimentos na área de hidrogênio verde no Brasil, que seria a produção de energia limpa e renovável, produzido via eletrólise da água com energia de fontes renováveis (principalmente eólica e solar).

O diálogo governamental com a empresa NextGen permitiu o compartilhamento de informações sobre a economia maranhense, condições geográficas do nosso estado, a questão de logística ferroviária e marítima, potencial hídrico e houve um encantamento com o Maranhão. Antes de firmar acordos, a empresa inglesa realizou diferentes pesquisas de mercado no nordeste brasileiro, mas ele encontrou no Maranhão as melhores condições para o atendimento das demandas necessárias para efetivar o convênio.

O mantenedor do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, e a pró-reitora de Graduação e extensão, Fabiana Lobato, com o CEO da empresa NextGen, Weslley Paul

“Nós fomos trabalhando juntos no desenvolvimento desse projeto, que começou com o hidrogênio verde, mas que evoluiu posteriormente para uma outra fase voltada para o agronegócio brasileiro, que é exatamente o fornecimento de fertilizantes verdes para melhorar a qualidade da pegada de carbono da nossa agricultura que alimenta o mundo e o Mr. Paul acredita na potencialidade do Brasil”, informou José Domingues, assessor da SEDEPE. 

O assessor José Domingues Neto destaca ainda que esse grande investimento permitirá uma transformação energética, propiciando descarbonizar processos industriais, assim como melhorar a produção de fertilizantes. “O nosso propósito é trazer grandes benefícios ambientais para o Brasil e para o mundo. Nós estamos falando do abatimento de cerca de 20 milhões de toneladas de CO2 por ano”, pontuou. 

Os representantes do Governo do Estado e da empresa NextGen conhecem o simulador de funções vitais, acompanhado de Clóvis Fecury

“Queremos trabalhar com a sua universidade para desenvolver inovação em pesquisa e desenvolvimento de mercado, e também para ajudar seus alunos, não apenas a entender a indústria e ser educado, mas na verdade para dar-lhes a oportunidade de vir trabalhar conosco, primeiro como estagiários e então, talvez, venha trabalhar conosco como engenheiros ou em outros empregos formais”, declarou Mr. Paul, CEO da NextGen. 

Segundo o ex-governador, José Reinaldo Tavares, o projeto é inovador e trará grandes benefícios à economia maranhense. “Esse projeto é de grande valor, formará capital humano poderoso, e por essa razão que nós estamos aqui no Grupo Ceuma formando uma parceria para capacitar a juventude, capacitar os profissionais, oferecer condições de que essa força de trabalho esteja preparada para essa nova economia que está chegando ao Maranhão. Então estamos muito felizes com essa boa receptividade do grupo Ceuma e vamos trabalhar juntos com o governo, a next -gen e o grupo Ceuma com o objetivo de proporcionar esse avanço à sociedade maranhense”, finalizou.

Daniella demonstra força política ao lançar pré-candidatura a prefeita em Presidente Dutra

Daniella demonstrou força política ao lançar pré-candidatura a prefeita de Presidente Dutra, ao lado do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e de diversas outras lideranças

O espaço Avenida House ficou totalmente lotado, na noite dessa sexta-feira (27), para o evento de lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Daniella a prefeita de Presidente Dutra pelo PSB. O ato foi marcado por uma exibição impressionante da força política da parlamentar, que agora parte para um novo desafio nas urnas, tendo com principal apoiador o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, uma das lideranças mais expressivas presentes no palanque. Também prestigiaram o lançamento da pré-campanha de Daniella a deputada federal Amanda Gentil, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; os deputados estaduais Ana do Gás, Roberto Costa e Glalbert Cutrim, dentre outras figuras de peso da política maranhense.

A pré-candidata a prefeita Daniella nos braços do povo de Presidente Dutra durante o grandioso ato político

Contando com o apoio do Palácio dos Leões, de São Luís, e com o respaldo inabalável do prefeito Fábio Gentil, Daniella se fortalece como candidata, impulsionada pela expressiva manifestação de apoio popular durante o evento. O vice-prefeito de Presidente Dutra, Airton Nutrilar. Outro líder de expressão envolvido no arrojado político é o suplente de deputado federal e pré-candidato a vice-prefeito, Remi Soares Filho, que em breve assumirá mandato na Câmara dos Deputados.

A pré-candidata Daniella deu a largada em sua pré-campanha a prefeita de Presidente Dutra com apoio popular expressivo

“A participação maciça da comunidade neste evento reafirma minha convicção de que Presidente Dutra está no rumo certo. Juntos, vamos reescrever a história de nossa cidade”, afirmou Daniella, confiante em suas aspirações políticas.

A casa de eventos Avenida House, em Presidente Pública, ficou lotada durante o ato político liderado por Daniella

Com um histórico de atuação firme e dedicada na Assembleia Legislativa, especialmente em defesa dos direitos das mulheres, Daniella emerge como a favorita na corrida eleitoral, respaldada pela sua reputação e liderança.

Ao lado de Fábio Gentil, Daniella busca dar continuidade aos feitos políticos alcançados pelo Grupo Gentil, que já elegeu figuras como o saudoso deputado estadual Zé Gentil, Amanda Gentil, além da própria Daniella em sua reeleição como deputada estadual. Agora, o grupo também concentra esforços na eleição do sobrinho do prefeito para a Prefeitura de Caxias.

O evento de lançamento da pré-campanha de Daniella a prefeita lotou completamente o espaço Avenida House

A trajetória de Daniella é um testemunho do legado político que vem sendo construído por Fábio Gentil, evidenciando sua influência não apenas em Presidente Dutra, mas em todo o estado do Maranhão.

“Greve de ônibus entra para o 3º dia, prejudicando mais de 150 mil pessoas”, diz Wellington ao cobrar solução do governo

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, na manhã deste sábado (27), para cobrar uma solução por parte do Governo do Estado quanto à greve dos rodoviários do sistema semiurbano da Grande São Luís. Hoje é o terceiro dia de paralisação da frota de ônibus que atende os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Sobre o assunto, Wellington disse que a greve prejudica mais de 150 mil pessoas que necessitam do transporte semiurbano para se locomover, motivo pelo qual cobrou um posicionamento firme e efetivo por parte do Governo do Estado.

“Hoje, a greve de ônibus entra para o 3° dia, prejudicando mais de 150 mil pessoas. Tenho coerência e, por isso, estou aqui cobrando do Governo do Estado uma medida em caráter de urgência para resolver esse problema. Transporte público tem que ser visto como prioridade. Paralisações como essa prejudicam a população mais carente e nós não podemos ficar inertes”, disse Wellington.

Governo e prefeituras do Maranhão receberão mais de R$ 115 milhões extras do Fundeb

Os estados e municípios participantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) terão acesso a um valor adicional de R$ 579,7 milhões, referente ao ajuste de contas de 2023. Para o Maranhão, serão repassados R$ 115.494.656,68 (cento e quinze milhões, quatrocentos e noventa e quatro mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e sessenta e oito centavos).

O valor foi divulgado nesta sexta-feira, 26 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria Interministerial MEC-MF nº 3/2024, que estabelece as diretrizes para distribuição do adicional dos recursos do Fundeb de 2023.  

A portaria é responsável por regular como o dinheiro será repassado aos estados e municípios para apoiar a educação básica, garantindo que os recursos sejam distribuídos de maneira justa e de acordo com as necessidades de cada local. 

A distribuição dos recursos do Fundeb é realizada em três modalidades principais: 

1. Vaaf (Valor Anual por Aluno Fundeb): valor destinado por aluno, proveniente exclusivamente do Fundeb, para manter um nível básico de qualidade educacional. 

Exemplo: uma escola utiliza R$ 3 mil por aluno do Fundeb para cobrir despesas básicas, como salários de professores, materiais didáticos e manutenção de instalações. 

2. Vaat (Valor Anual Total por Aluno): inclui o total de recursos por aluno, combinando todas as fontes de financiamento da educação básica. 

Exemplo: uma escola recebe, além dos recursos do Fundeb, fundos adicionais que totalizam R$ 4,5 mil por aluno, destinados a reforço escolar, atividades extracurriculares e melhorias na infraestrutura. 

3. Vaar (Valor Anual por Aluno por Resultado): incentiva melhorias na qualidade da educação ao premiar escolas com bons resultados educacionais. 

Exemplo: escolas que atingem ou superam metas educacionais recebem um bônus de R$ 500 por aluno, que pode ser utilizado para bonificar professores ou investir em tecnologia educacional.

Fábio e Amanda Gentil prestigiam entrega de asfaltamento da BR-226, obra que impulsionará desenvolvimento do leste do Maranhão

O prefeito Fábio Gentil e a deputada federal com o ministro dos Transportes, Renan Filho, com a numerosa comitiva junto ao povo na entrega do trecho pavimentado da BR-226

O prefeito Fábio Gentil e a deputada federal Amanda Gentil prestigiaram, na manhã dessa sexta-feira (26), a entrega da obra de asfaltamento do asfaltamento da BR-226, no trecho que liga o povoado Baú, em Caxias, ao município de Timon, que impulsionará o desenvolvimento da região leste do Maranhão. A inauguração da obra viária contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de diversas outras autoridades e lideranças estaduais, dentre elas, o governador Carlos Brandão.

Fábio Gentil comemorou a pavimentação do trecho da rodovia federal, um dos acessos a Caxias, que agora oferece condições adequadas e seguras para a mobilidade, favorecendo o escoamento da produção, o turismo e outras atividades com potencial de gerar desenvolvimento.

A deputada federal Amanda Gentil destacou que a obra era reivindicação antiga do povo do região, que por mais de 40 anos sofreu com a trafegabilidade precária nesse segmento da BR-226. Ela fez menção às deformações antes existentes na via, chamadas popularmente de costela de vaca, verdadeiros obstáculos aos viajantes, representando lentidão e risco de acidentes.

Amanda e Fábio Gentil com lideranças na inauguração da obra rodoviária que promete impulsionar o desenvolvimento do leste maranhense

A parlamentar recordou o episódio ocorrido durante visita anterior do ministro ao trecho, que também acompanhou. Na ocasião , durante o percurso de ônibus, toda a comitiva sentiu na pele a dificuldade enfrentada pela população ao trafegar no local. “Hoje a realidade mudou, porque temos políticos de compromisso neste palanque, que trouxeram benefícios para quem realmente merece e precisa”, assinalou Amanda. “O que estamos fazendo aqui não é favor, é a obrigação de entregar à população uma estrada de qualidade, que vai buscar desenvolver não só a região leste, mas todo o país”, acrescentou.

Clique aqui e assista ao vídeo.

A obra

A pavimentação entregue cobre um trecho de 100 quilômetros da BR–226/MA. Com investimento de R$ 153,4 milhões, por meio do Novo PAC, a obra é fundamental para o desenvolvimento local, pois é essa rodovia federal que conecta o estado do Maranhão com a capital do estado vizinho, Teresina-PI, maior cidade da região e que é separada de Timon apenas pelo Rio Parnaíba. Desde a criação da BR-226, é a primeira vez que o trecho do km 0 ao km 100 está asfaltado.

O prefeito Fábio Gentil e a deputada federal Amanda Gentil com o ministro Renan Filho e outras autoridades, dentre elas o secretário de Estado de Articulação com os municípios, Orleans Brandão, e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale

“Essa entrega é mais do que a conclusão de uma obra rodoviária; é o cumprimento de um compromisso histórico com o povo maranhense. Significa a realização de um sonho que se arrastava por quase cinco décadas. E no governo do presidente Lula, a gente realiza sonhos, porque ele ampliou a capacidade de investimento do país. Essa conclusão é uma grande realização para o Maranhão, Piauí e para o Brasil, uma demanda importantíssima para a integração nacional e que agora está pronta.”, enfatizou o ministro Renan Filho.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima