Entidade repudia ato higienista da Prefeitura de São Luís contra pessoas em situação de rua

0comentário

A REDE MARANHENSE DE DIÁLOGOS SOBRE DROGAS, (REMADD), bem como suas instituições associadas e parceiras, vem repudiar publicamente a atitude violenta, desmedida e sem precedentes patrocinada pela Prefeitura De São Luís, no dia 11 de abril do ano corrente, contra moradores em situação de rua instaladas em uma região do bairro Jordoa, bem como a falta de políticas públicas para os moradores locais e comerciantes da região.

Atos como este, cometidos sem a participação intersetorial, revelam despreparo e desrespeito para com um público já sofrido historicamente, doente e carente de devidas políticas públicas efetivas.

As ações vistas nesta quinta-feira em São Luís, lembram os atos higienistas da gestão Doria (prefeitura de São Paulo) contra as pessoas em situação de rua, que configuraram atos de “gritante crueldade”, as apreensões de pertences (infringem a Lei, bem como a utilização de jatos d’água na época, foram enquadrada como “prática de tortura”). É para este quadro que São Luís caminha?

A exemplo das boas práticas do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas dirigido pelo dr Marcelo Soares Costa, que promove ações de atenção a este público, onde em mais de uma década de atuação, nunca perpetrou cenas como estas, mesmo acompanhado de equipes de policiais militares e civis, é que chamamos a atenção do senhor prefeito da capital do Estado, para pensar e agir políticas públicas assertivas para esta população.

Sem comentário para "Entidade repudia ato higienista da Prefeitura de São Luís contra pessoas em situação de rua"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS