O governador Carlos Brandão voltou a reunir dirigentes de partidos que integram a base aliada ao Palácio dos Leões, na noite dessa segunda-feira (25). Foi o segundo encontro do chefe do Poder Executivo estadual com líderes das siglas que o apoiam em exatos quatro meses. Em 25 de novembro do ano passado, ele sentou à mesa com os chefes das 13 legendas que dão sustentação à sua gestão para começar a discutir o cenário político visando às eleições municipais de 2024 no Maranhão.
O encontro, que também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, ocorreu menos de uma semana depois dos discursos inflamados de deputados estaduais do PCdoB contra a abertura de espaço no governo para siglas que não integraram a aliança que saiu vitoriosa das urnas em 2022 e do duro contragolpe da colega Mical Damasceno (PSD), que acusou um grupo de parlamentares de conspirar contra a gestão Brandão, comparando-os metaforicamente a “jabutis” por terem sido eleitos, segundo ela, pela força da máquina pública do Estado, por influência do ex-governador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A foto da reunião de líderes partidários com Brandão, que preside o PSB no estado, foi divulgada em rede social, já no final da noite, pelo presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e presidente do PV no Maranhão, Adriano Sarney. Além dele, estiveram presentes os presidentes estaduais do PP e ministro dos Esportes, André Fufuca; do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry; do União Brasil, deputado federal Pedro Lucas Fernandes; e do Podemos, deputado federal Fábio Macedo.
Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (único representante do PT na mesa); os secretários de Estado da Casa Civil, Sebastião Madeira; de Articulação Política, Rubens Pereira; de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão; a secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento, Joslene Rodrigues; o deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (PSB); o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor; o subchefe da Casa Civil, Júnior Viana; e a presidente do PV na capital maranhense, Bárbara Soeiro.
Detalhes do diálogo do governador com os líderes partidários deverão vir à tona nesta terça-feira (26), com ampla repercussão no meio político e na mídia especializada.