O vereador Marlon Botão (PSB) comentou, nesta segunda-feira (11), o sucesso do seu “aulão rosa”, evento promovido no último sábado (9), no Sesc Deodoro, em São Luís, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.
.
A expectativa inicial era reunir 400 mulheres, de 20 comunidades diferentes, mas o evento superou e muito essa previsão, e contou com a presença de quase mil mulheres.
.
“Esse foi um evento que me marcou muito, que já entrou para a história do nosso mandato, porque mostrou que as pessoas estão do nosso lado, que confiam no nosso trabalho, que depositam em mim a sua esperança por dias melhores, por uma São Luís mais justa e igualitária”, disse.
.
“Mesmo com o temporal que caiu em São Luís no sábado, quase mil mulheres, de mais de 20 comunidades da nossa cidade, foram até o Sesc Deodoro e compartilharam com a gente uma tarde muito especial, com uma programação inteiramente voltada para elas. Foi um momento de integração inesquecível. Essa grande adesão mostra que estamos no caminho certo, que o nosso trabalho está impactando positivamente na vida dessas famílias”.
.
Para Marlon Botão, o sucesso do evento também foi a consolidação de um trabalho iniciado há três anos.
“O sucesso desse evento também não deixa de ser um reconhecimento do nosso trabalho dentro das comunidades, dos nossos projetos sociais, das nossas ações. Esse trabalho não é de agora. Ele vem sendo construído desde o nosso primeiro dia de mandato, ao longo de três anos de muita luta. E quando você tem esse comprometimento numa causa, as pessoas conseguem enxergar a sua verdade. Todas as quase mil mulheres que estiveram no Sesc Deodoro conosco sabem que têm em mim um amigo, um aliado, um representante na Câmara Municipal”, destacou.
“O meu coração se enche de orgulho quando vejo os resultados de tanto trabalho, de tanto comprometimento e suor. Ao ver que, ao longo desses três anos, a gente conseguiu resgatar a autoestima dessas mulheres, o sentimento de integração, a vontade de vencer, de construir um futuro melhor para si e para as suas comunidades. Sou muito grato a todas elas, e também às que não puderam vir ao nosso evento, por me permitirem fazer parte das suas lutas por mais justiça, igualdade, valorização e respeito. O nosso trabalho seguirá firme”.
.
Luta histórica
.
Marlon Botão ressaltou, ainda, que a defesa das mulheres é uma luta histórica do seu mandato. “A defesa do empoderamento das mulheres acabou sendo uma luta muito natural para mim, que tenho de casa exemplos de mulheres muito fortes, como a minha avó Maria Lúcia, que se casou aos 16 anos, na década de 1960, e que depois teve que enfrentar o enorme desafio de criar dois filhos sozinha numa comunidade pobre da Liberdade, inserida num contexto de muito preconceito e falta de oportunidades; a minha mãe, Luana, que sempre foi uma militante em defesa das pautas femininas, a minha tia-avó Mariazinha que, ainda hoje, aos 98 anos de idade, vive na Liberdade e que é de uma sabedoria sertaneja inigualável”, disse.
.
“Então, desde o primeiro dia de mandato, e apesar de ser o vereador mais jovem da história da Câmara Municipal de São Luís, eu mergulhei nessa questão e, de lá para cá, já apresentei diversos projetos para beneficiar as mulheres. Mas, muito mais do que propor, eu trabalhei para garantir resultados positivos na prática, para mudar a vida dessas mulheres, que muitas vezes, especialmente em regiões como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga, seguem a mesma história da minha avó, tendo que sustentar sozinhas a casa e os filhos. É para honrar a história da minha avó, e de todas as mulheres da minha vida, que tanto amo e que tanto impactaram na minha formação como cidadão e político, que sigo trabalhando em prol de todas as mulheres ludovicenses. E fico muito feliz de receber o reconhecimento de cada uma delas, das que participaram do nosso evento no Sesc, das que me recebem tão bem nas visitas que faço diariamente às comunidades. O meu compromisso é seguir trabalhando por cada uma delas. É assim que vamos construir uma São Luís mais justa, igualitária e humana”.
Veja, abaixo, alguns dos projetos do vereador voltado para as mulheres:
.
SECRETARIA MUNICIPAL DAS MULHERES
.
Em 2021, no primeiro ano de mandato, o vereador Marlon Botão apresentou o projeto de criação da Secretaria Municipal das Mulheres, com o objetivo de promover a proteção e o empoderamento das mulheres da capital, além de criar programas de incentivo à geração de emprego e renda, o que é essencial para que as mulheres conquistem a sua independência financeira e não fiquem reféns do ciclo de violência doméstica.
.
AUXÍLIO-ALUGUEL
.
Em 2024 a Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei 033/2023, de autoria do vereador Marlon Botão, que garante o auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em São Luís.
.
“Esse é um projeto que considero um marco na minha trajetória como vereador. Porque ele vai impactar diretamente na vida de muitas mulheres que hoje estão inseridas numa realidade de violência doméstica e que, por causa de dependência financeira, acabam reféns de seus agressores. Com o auxílio-aluguel, essas mulheres vão poder deixar essa realidade de abuso e ter uma oportunidade de uma nova vida”, disse o vereador.
.
PROGRAMA DE INCENTIVO AO FUTEBOL FEMININO
.
Marlon Botão também é autor do Projeto de Lei, aprovado em 2024 na Câmara, que cria o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino.
.
“Eu costumo dizer que o meu jeito de fazer política não é dentro de gabinete, eu faço política é na rua, gastando sola de sapato, andando pelos nossos bairros, conversando com a nossa gente. É assim que nascem muitos dos nossos projetos. E foi assim que nasceu o projeto do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino”, disse.
.
“O que eu percebi, especialmente nas regiões mais pobres da nossa cidade, é que as nossas jovens, meninas, adolescentes, acabam esquecidas pelo poder público. Em alguns bairros ainda existem escolinhas de futebol voltadas para os garotos, mas praticamente não existem programas para envolver essas meninas, e assim elas acabam presas numa realidade de pobreza, de desigualdade social. Não enxergam jeito de se tornarem independentes, de terem um futuro melhor. Um projeto como esse, voltado exclusivamente para as mulheres da nossa capital, é muito importante para fortalecer e empoderar todas elas”. 3
.
LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS
.
Marlon Botão também é autor do projeto que inclui o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas do município de São Luís.
.
“Ninguém nasce violento. Então, se investirmos na educação de base, na conscientização das crianças desde cedo, a gente vai conseguir formar cidadãos mais conscientes e construir juntos uma São Luís mais justa, humana e igualitária para as mulheres”, disse.
.
COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
.
O vereador Marlon Botão também foi o autor da Audiência Pública que discutiu o combate ao câncer de mama na Câmara Municipal.
.
“A conscientização do enfrentamento ao câncer de mama, a necessidade do autoexame, é muito importante para preservar a vida das mulheres. A nossa audiência foi muito produtiva e jogou luz sobre um tema muito sensível e que todos os anos afetas milhares de mulheres na nossa capital”, frisou.
.
GRATUIDADE EM CONCURSOS PÚBLICOS
.
O Projeto de Lei 242/2021, de autoria do vereador Marlon Botão, garante inscrição gratuita em concursos públicos de São Luís para mulheres doadoras de leite materno.
.
“O projeto foi pensado como mais uma forma de dar oportunidades às mulheres da nossa capital. A gente sabe que, num contexto de desigualdade social a que muitas estão inseridas, muitas vezes essas mulheres não podem arcar com os custos de inscrição de concurso. Garantindo essa isenção, a gente cria oportunidades para que muitas mulheres mudem de vida e conquistem um futuro melhor”, pontuou.
.
PROJETOS SOCIAIS
.
Marlon Botão também mantém diversos projetos sociais que beneficiam as mulheres em diversas comunidades de São Luís.
.
“Além do trabalho na Câmara, apresentando projetos e requerimentos para beneficiar as mulheres da nossa capital, eu fiz questão de levar projetos sociais para dentro dos bairros, para mais perto dessas mulheres, para garantir que elas tenham acesso a serviços e direitos básicos”, disse.
.
“Com o Inspirar Saúde a gente oferta milhares de atendimentos médicos (ginecologista, oftalmologista, psicólogo etc.) totalmente gratuitos às mulheres de baixa renda, doamos óculos de grau e toda a assistência que precisam. Com o Gente que inspira, a gente envolve mais de mil mulheres semanalmente em atividades de integração, o que tem sido muito importante para fortalecer a autoestima e a qualidade de vida dessas mulheres. São iniciativas que muito me orgulham e que, com fé em Deus, serão ampliadas. É assim, com muito trabalho e responsabilidade, que vamos construir uma São Luís mais justa para as mulheres”, finalizou.