Vereador Marlon Botão cobra mais ciclovias em São Luís: “nossa cidade precisa se desenvolver com sustentabilidade”

2comentários
Marlon Botão é um dos poucos vereadores que insiste na questão da necessidade de criação ou expansão de ciclovias em São Luís

O vereador Marlon Botão (PSB) voltou a defender, nesta semana, a construção de mais ciclovias em São Luís. De acordo com o parlamentar, a capital maranhense precisa ter uma política de desenvolvimento sustentável, que priorize o bem-estar das pessoas, como forma de combate às desigualdades sociais.

“Sou um dos poucos vereadores que insiste, que teima mesmo, nessa questão da necessidade de criação ou expansão de ciclovias na nossa cidade, especialmente em regiões mais afastadas, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga, em que o transporte público acaba sendo mais precário. E isso é porque eu entendo que buscar o desenvolvimento da nossa cidade de maneira sustentável, e nisso as ciclovias têm papel fundamental, é uma forma muito certeira de combater a desigualdade social que ainda afeta tantas famílias na nossa capital”, disse. 

“Não é possível pensar o desenvolvimento de São Luís sem pensar nas pessoas. Não dá para a gente buscar uma cidade desenvolvida só abrindo avenidas, viadutos, novos trechos pensados apenas para quem tem um veículo. Essas obras têm a sua importância, claro, mas também precisamos olhar para os milhares de pais e mães de família que não têm um carro na garagem, nos estudantes que vão a pé para a escola todos os dias, para os trabalhadores e trabalhadoras que utilizam a bicicleta como seu principal meio de transporte”. .Equilíbrio.Para o vereador, o poder público deve trabalhar para que as pessoas vivam em equilíbrio e tenham seus direitos assegurados. 

“Quando eu foco apenas na construção de avenidas e não penso em soluções de mobilidade para quem não possui um veículo, o que infelizmente é uma realidade de décadas em São Luís, eu acabo dando a entender que não me importo com essas pessoas, que o azar é delas se elas não têm um carro ou uma moto. Esse é um incômodo meu que existe muito antes de eu sequer pensar em ser vereador. Porque eu venho de uma origem humilde, vi desde pequeno o meu pai ralando muito, andando a pé, de ônibus e também de bicicleta, para garantir o nosso pão de cada dia”, destacou. 

“E ainda hoje existem milhares e milhares de trabalhadores que vão de bicicleta para o trabalho. Hoje, por causa da falta de ciclovias, essas pessoas estão expostas a um risco muito grande, porque precisam disputar espaço com os veículos. Isso tem um efeito muito negativo na qualidade de vida desses trabalhadores e acaba contribuindo para o agravamento das desigualdades sociais. Se eu, enquanto poder público, não garanto condições mínimas para que todas as pessoas tenham mais dignidade na hora de ir para o trabalho, para a escola, para a faculdade, como é que eu posso esperar que essas pessoas mudem de vida e se desenvolvam? Como é que eu posso esperar que um morador do Maracanã, que pedala 5, 6 quilômetros todo dia – se arriscando no meio dos carros – para ir para o trabalho, ainda consiga ter alguma energia para estudar quando chegar em casa? É inimaginável. E é isso que precisamos mudar; a gente tem que trabalhar para buscar um equilíbrio na nossa cidade”. 

Projetos

Marlon Botão ressaltou que é autor de dois projetos para a criação de mais ciclovias em São Luís. O primeiro trecho indo da Estiva ao São Cristóvão, e o segundo da Vila Collier até o Aterro do Bacanga. “Claro que o nosso desejo é que São Luís seja cortada por ciclovias de ponta a ponta, porque, além de atender quem utiliza a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, isso também vai ter um impacto muito positivo em quem pedala por esporte, garantindo que as pessoas tenham um espaço adequado. Mas, inicialmente, os nossos projetos de ciclovias priorizaram as regiões que mais precisam, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga”, disse. 

“Isso porque são duas regiões que conheço muito bem, que tenho uma presença diária, e onde eu vejo de perto todos os dias o sofrimento das famílias, de pais e mães que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte e chegam exaustos no trabalho, e voltam exaustos para casa, porque esse trajeto fica ainda mais cansativo e desafiador por causa da completa falta de ciclovias. Existe uma diferença muito grande entre pedalar 2 quilômetros para o trabalho dentro de uma ciclovia do que no meio da avenida, em meio aos veículos, com a tensão de sofrer um acidente a qualquer momento. A gente precisa olhar para esses trabalhadores. Avenidas são importantes, mas as famílias da nossa cidade são muito mais. E elas precisam ser vistas e valorizadas. A verdade é que a grande maioria da população de São Luís não possui veículo. Centenas de milhares de pessoas utilizam transporte coletivo ou bicicleta como meio de locomoção. E essas pessoas não podem mais ser ignoradas, a nossa cidade não é feita só de veículos, portanto, não pode continuar sendo planejada só para eles. O nosso foco tem que ser nas pessoas”. 

Mobilidade urbana

O vereador também voltou a defender a necessidade de implementação de novos modais de transporte para melhorar a mobilidade urbana de São Luís..“Como membro da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, destaco há muito tempo, e com veemência, a necessidade de reformularmos o nosso sistema de mobilidade, de buscarmos soluções concretas. Então, além das ciclovias, precisamos dar mais alternativas de transporte para as pessoas, porque vai chegar um momento em que vamos ter um caos no trânsito da nossa cidade”, disse.

“Algo que é muito grave, e que talvez muita gente nem se dê conta ainda, é que São Luís não tem mais horário de pico para congestionamentos. A nossa cidade fica engarrafada a qualquer hora do dia ou da noite. Se continuarmos investindo em obras que só pensam em veículos, vai chegar um momento que São Luís vai travar completamente, porque não tem como comportar tantos veículos. Por isso que novos modais são importantes, por isso que as ciclovias são fundamentais. A nossa cidade precisa se desenvolver com sustentabilidade”, finalizou Marlon Botão.

2 comentários para "Vereador Marlon Botão cobra mais ciclovias em São Luís: “nossa cidade precisa se desenvolver com sustentabilidade”"


  1. MARTINS

    Para a Câmara Municipal de São Luis, um nome que anda ganhando corpo em São Luis,é o Dr.Luis Alfredo Pinto.ex-presidente da antiga Cemar,hoje Equatorial , homem preparado,com um cabedal grande de conhecimento e com um carisma que empolga quem o conheci pela primeira vez e que foi do antigo PROS,poderá ser candidato a vereador Será um excelente candidato para um grande partido.

  2. MARTINS

    Para a Câmara Municipal de São Luis, um nome que anda ganhando corpo em São Luis,é o Dr.Luis Alfredo Pinto.ex-presidente da antiga Cemar,hoje Equatorial , homem preparado,com um cabedal grande de conhecimento e com um carisma que empolga quem o conheci pela primeira vez e que foi do antigo PROS,poderá ser candidato a vereador Será um excelente candidato para um grande partido.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS