Dando continuidade à celebração dos 20 anos do curso de Medicina, a Universidade Ceuma recebeu, na manhã dessa quinta-feira (29), o renomado médico, professor Raul Cutait, que ministrou a palestra “O Drama do Ensino Médico no Brasil”. O evento, realizado no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, reuniu dezenas de alunos, professores e outros membros da comunidade acadêmica.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Grupo Educacional Ceuma, Ivan Fecury; o diretor de Serviços Administrativos, Sergio Tavares; a magnífica reitora, professora-mestra Cristina Nitz; e o coordenador do curso de Medicina, professor-doutor José Márcio Leite.
Ao comentar o tema da palestra que proferiu na Universidade Ceuma, o professor-doutor Raul Cutait destacou que a Medicina é uma profissão mágica, que permite a reciprocidade de relações do médico com seus pacientes, mas que para ser exercida é bastante complicada. “O profissional precisa ter muito conhecimento técnico, saber se relacionar com as pessoas, ter apoio institucional, de apoio do sistema de saúde e de uma boa formação”, enumerou.
Raul Cutait disse a proposta da sua apresentação foi mostrar o que o médico é e o que pode ser e o que está acontecendo atualmente em termos de formação médica no Brasil. Sobre o convite que recebeu da Universidade Ceuma para proferir a palestra, o renomado médico externou seu agradecimento e ressaltou ter identificado o ideário da instituição, que é investir na formação como base da vida digna, atuando de forma marcante no Maranhão.
A reitora Cristina Nitz afirmou que a Universidade Ceuma recebeu com prazer o professor-doutor Raul Cutait para proferir a palestra “O Drama do Ensino Médico no Brasil e observou que ele protagonizou um momento marcante nas comemorações dos 20 anos do curso de Medicina.
O coordenador do curso de Medicina da Universidade Ceuma, professor-doutor José Márcio Leite, exaltou o gasto currículo do palestrante e destacou a oportunidade de aprendizado dada aos futuros médicos com a abordagem de um tema tão pertinente e atual.
Currículo do professor-doutor Raul Cutait
Graduação em Medicina pela FMUSP (1973); Residência em Cirurgia Geral e Digestiva no HC da FMUSP (1974-1977); Mestrado em Cirurgia pela FMUSP (1978) e Doutorado pela FMUSP (1987). Fellow do Maryland (1980); Fellow do NSKCC (1981); Fellow da ASCRS (2017). Autor de mais de 10 livros publicados no Brasil; Autor e Co-autor de mais de 130 livros nacionais e internacionais; Autor e Co-autor de mais de 100 artigos Científicos nacionais e internacionais; Livre Docência em Cirurgia (1991).
Atualmente, é Professor Associado da FMUSP, Médico Assistente do Hospital Sírio-Libanês, Médico do Hospital das Clínicas da FMUSP, Médico Assistente do Hospital Brigadeiro, Membro da Fundação Mario Covas, Patrono – Teatro Municipal de São Paulo, Membro da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, Membro da Associação Amigos do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Membro da Fundação Telefonica, Membro da Fundação para o Desenvolvimento do Investimento Social e Presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Saúde.