Então governador eleito do Maranhão, Carlos Brandão é apresentado em vídeo em que aparece ao lado do ministro do STF como se fosse Chiquinho ou Domingos Brazão
AAdvocacia-Geral da União (AGU) encaminhou nesta quarta-feira (27/03) às plataformas digitais Facebook, X (antigo Twitter) e Kwai notificações extrajudiciais com pedido de remoção de publicações que utilizam desinformação para associar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino ao deputado federal Chiquinho Brazão ou ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão, presos por suspeita de envolvimento no assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.
No conteúdo, já atestado como falso por diversas agências de checagem, Dino aparece em vídeo ao lado do então governador eleito do Maranhão, Carlos Brandão, mas os textos que acompanham a gravação afirmam que a pessoa junto do ministro do STF seria um dos dois suspeitos. A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), responsável pela elaboração das notificações, incluiu nos pedidos de remoção uma lista com 136 postagens com a desinformação, sendo 79 no Facebook, 40 no X e 17 no Kwai. As publicações listadas alcançaram cerca de um milhão de visualizações e começaram a ser feitas nas três plataformas ainda no dia 24/03, logo após a prisão dos suspeitos.
A AGU alerta nas notificações que as postagens seguem perfeitamente acessíveis aos usuários, apesar de claramente afrontarem os termos de usos das respectivas plataformas, em especial no que diz respeito à veiculação de conteúdo fraudulento e que falsifica a identidade de indivíduos. Por esta razão, a procuradoria pede que as publicações sejam removidas em um prazo de até 24 horas ou que pelo menos sejam identificadas pelas próprias plataformas como falsas para os usuários. A Kwai já acolheu o pedido e excluiu da plataforma as postagens listadas pela AGU.
São Luís/ MA. A Polícia Federal efetuou a prisão de um traficante, em São Luís/MA, na madrugada de sábado (30). O homem foi sentenciado e estava foragido.
A ação aconteceu no Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado, quando o condenado pela 1ª Vara de Entorpecentes de São Luís, a nove anos de reclusão, chegava na capital maranhense.
Ele foi encaminhado ao Presídio São Luís, após os procedimentos legais.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou, ntre os dias 18 e 27 março, o mercado de combustíveis em 16 unidades da Federação, em todas as regiões do país. No Maranhão, foram autuados três postos de revenda, nos municípios de Imperatriz e Itinga do Maranhão. Houve, ainda, a interdição de um posto que comercializava gás liquefeito de petróleo (GLP) em desacordo com as normas legais estabelecidas para o setor.
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.
Além das ações de rotina, a Agência também participou de ação conjunta com o Ministério Público do Paraná, Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar da Bahia, Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO/SC), entre outros.
Os fiscais da ANP vistoriaram 19 agentes econômicos, entre postos de combustíveis e revendedores de GLP das cidades de Imperatriz e Itinga do Maranhão.
Desacordo com a bomba
Dois postos de Imperatriz foram autuados, sendo um deles interditado, por não atender às normas mínimas de segurança e por apresentar irregularidades no volume dispensado pela bomba. As demais autuações foram: ausência de instrumento para teste de qualidade dos combustíveis (que pode ser exigido pelo consumidor); equipamentos em más condições de uso e conservação; comercialização de óleo diesel B S10 em recipiente não autorizado; comercialização de etanol com o termodensímetro em desacordo com as normas;; bombas medidoras sem dispositivos de segurança mínimos e obrigatórios; e medida-padrão (equipamento utilizado no teste de volume, que pode ser exigido pelo consumidor) em desacordo com a legislação.
Em Itinga do Maranhão, um posto foi autuado por apresentar medida-padrão em desacordo com as normas; não atender às regras mínimas de segurança; e deixar de prestar informações ao consumidor. Um revendedor de GLP da cidade ainda foi interditado por exercer atividade de revenda de GLP sem autorização da ANP e por não atender às normas mínimas de segurança.
O deputado estadual Wellington do Curso realizou visita de inspeção e fiscalização à Ponta da Espera, nesta sexta-feira (29) e sábado (30). O objetivo foi fiscalizar a qualidade do serviço de ferryboat que foi ofertado à população.
No local, Wellington ouviu atentamente os relatos dos consumidores e esteve em reunião com representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) para cobrar ações imediatas.
“Mesmo sendo feriado, estive na Ponta da Espera para fiscalizar o transporte de ferryboat. Recebi muitas mensagens de pessoas que ficaram na fila quinta-feira até meia-noite; outras não conseguiram passagem e enfrentaram grandes atrasos. Ouvi os relatos, entrei em contato e tive reunião com a EMAP e na segunda-feira estarei apresentando na Assembleia um relatório sobre essa visita de inspeção. É inadmissível que a população seja desrespeitada e que precise passar por tantas dificuldades para fazer a travessia para a Baixada Maranhense”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.
Se existe alguma mensagem subliminar, não é possível afirmar. Também, seria precipitado negar. O fato é que e o ex-governador do Maranhão, ex-senador da República, ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, postou em suas redes sociais, logo no início da manhã deste sábado (30), a imagem sacra do beijo de Judas Iscariotes na face de Jesus Cristo, representação milenar da mais covarde traição.
O beijo de Judas Iscariotes, um dos 12 apóstolos de Jesus apresentados pela Bíblia Sagrada, é um retrato simbólico do Sábado de Aleluia, dia em que o malfadado discípulo se suicidou, assombrado pela culpa por ter delatado o seu Mestre aos romanos, abrindo caminho para a crucificação.
Se a postagem tem alguma conexão com a realidade atual, mais especificamente, com o cenário político, não se sabe, pois Flávio Dino não deixou claro. E nem poderia, tendo em vista a liturgia do cargo que ocupa hoje em dia.
Caso Flávio Dino tenha feito a postagem tão somente para rememorar um acontecimento bíblico, por ocasião da Semana Santa, para levar à reflexão no campo cristão, vale muito o registro.
Porém, se há algo mais, cabe aos bons entendedores tirar suas próprias conclusões.
O governador Carlos Brandão repercutiu, nas redes sociais, notícia publicada por este blog no último dia 26 que informou aumento de 11% das visitações ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em 2023 e a 6ª posição em frequência turística do atrativo local no ranking dos parques nacionais.
Em sua postagem, Brandão comemora o crescimento das visitas aos Lençóis ano passado, quando registrou frequência de 408.235 turistas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, que administra as unidades de conservação federais.
O governador do Maranhão manifestou confiança de que os Lençóis Maranhenses alcançará a liderança do ranking de visitações dentre todos os parques nacionais: “rumo ao primeiro lugar”, escreveu Brandão.
No domingo (31.03), a dica para curtir o tradicional almoço de Páscoa sem stress ou filas, mas com muita comodidade e muito sabor em família ou com amigos é no charmoso bistrô Villa do Vinho Bistrô na Cohama.
Mais do que um simples encontro gastronômico, essa tradição carrega consigo o simbolismo da renovação e da vida, elementos centrais na celebração da ressurreição de Cristo.
A proposta de Werther Bandeira na sua Villa do Vinho Bistrô vai além da oferta de um menu especial. Ela se estende à criação de um espaço onde famílias e amigos possam se reunir para celebrar datas especiais e colecionar memórias felizes. Harmonizando pratos da culinária contemporânea com os melhores drinks e vinhos. Quem preferir pode reservar sua mesa ou o espaço para dez pessoas da adega sem custo extra, pelo fone (98) 981253311. Ou pedir suas encomendas pelo Ifood para saborear as delícias da Villa do Vinho em casa.
O povoado Floresta, no 1º Distrito de Caxias (MA), é apenas uma, de outras dezenas de comunidades rurais, que estão recebendo Iluminação Pública, com a substituição de lâmpadas comuns por luminárias de LED. Dona Betânia Mendes destaca a importância da revitalização da iluminação no local. O melhoria do serviço, que beneficia diversas localidades na zona urbana e na zona rural do município, é resultado dos esforços do prefeito Fábio Gentil e do secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto.
“Aqui estava no escuro, e agora com essas lâmpadas vai ser melhor para nós. Aqui à noite não tem como andar, porque estava escuro. Agora, de hoje em diante, vai dar uma melhorada. Hoje tem só algumas funcionando, mas vai melhorar muito agora, vai ficar no claro”, disse Betânia Mendes, moradora do povoado Floresta.
Seu Antônio Mendes também comemora a troca das luminárias antigas por novas, além da colocação de luminárias em locais que não existiam. Nos últimos 4 meses, a prefeitura realizou 1321 atendimentos em iluminação pública somente na zona rural, além da eficientização de 879 pontos com iluminação em LED.
“Foi bem-vindo porque vai melhorar para nós aqui. A gente já teve um tempo, mas até esses papeiros da lâmpada levaram. Nesse trecho, só tinha uma acesa, mas as outras estavam apagadas. É importante demais a colocação dessas lâmpadas na zona rural. Nós precisamos dessa melhoria. Nós temos direito de ter o benefício”, disse Antônio Mendes, morador do povoado Floresta.
O trabalho da Prefeitura de Caxias (MA) está atendendo à população de toda a zona rural. Na zona urbana, também os trabalhos seguem sendo intensificados. Entre outubro de 2023 a fevereiro de 2024, foram 3096 atendimentos só na zona urbana, sendo que foram realizadas a colocação de luminárias em LED em 596 pontos.
“A gente tem trabalhado na zona urbana e rural. Além de estarmos fazendo a manutenção da iluminação, estamos implementando iluminação que não tinha”, destaca Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.
“Nosso compromisso até 2024 é chegar a 80% do parque de iluminação pública trocado por iluminação em LED. E, não é trocando um ponto, é abastecendo o povoado com Iluminação em LED. Já fizemos mais de 50 povoados. Quanto mais iluminada tiver a cidade, com certeza menos prejuízos teremos”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).
Nessa segunda-feira, dia 1º de abril, Thaynara OG fará a inauguração da super loja do São João da Thay no Shopping da Ilha. E Thay já manda o recado da: “A inauguração vai ser linda, a loja es´ta linda, eu estarei por lá e lógico já preparei várias surpresas e apresentações dos amigos artistas! Te espero por lá!”.
Anota aí: Inauguração Loja São João da Thay, dia 1º, segunda feira no SHOPPING DA ILHA às 18h (piso L3, ao lado da Leitura)
Quase 10 toneladas. Essa foi a quantidade de peixe distribuído às comunidades carentes de São Luís pelo vereador Marlon Botão (PSB) na semana da Páscoa. . A ação, que beneficiou milhares de famílias de mais de 50 bairros da capital, em especial na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, já faz parte do calendário de projetos sociais do mandato do parlamentar.
“Eu venho de uma formação católica, de uma formação cristã, então, para mim, a semana da páscoa tem um significado muito forte, de reflexão, de comunhão e caridade. Realizo essa doação de peixe desde o primeiro ano de mandato e, de lá para cá, esse projeto só se expandiu. Neste ano, graças a Deus, chegamos a quase 10 toneladas de alimentos doados às famílias necessitadas”, disse. . “Numa cidade como São Luís, onde a desigualdade social ainda é muito forte, essas ações ganham uma dimensão humanitária muito significativa. E só quem faz esse trabalho de base, dentro das comunidades, conversando olhando no olho com as pessoas, consegue entender isso. Não dividimos apenas o peixe; dividimos esperança em dias melhores. Mostramos a essas famílias que elas não serão esquecidas, que elas têm um representante na Câmara de São Luís que fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir mais dignidade e oportunidades para cada uma delas”.
Fortalecimento . Marlon Botão lembrou que possui projetos sociais em todas as comunidades onde ocorreram ações de doação de peixe. . “Ao longo desses últimos três anos, a gente vem construindo esse trabalho social permanente dentro das comunidades, com os nossos projetos Gente que inspira, Inspirar Saúde e tantos outros. São projetos que alcançam milhares de pessoas e que se mostraram fundamentais, porque, além de trazer mais saúde e dignidade para as famílias, eles recuperaram o orgulho dessas pessoas em fazerem parte das suas comunidades”, disse.
“Então, além da ação assistencialista, com a doação de peixe, que é muito importante, porque muitas famílias ainda vivem com insegurança alimentar, o nosso mandato também tem essa atuação permanente dentro das comunidades, com os projetos sociais e as políticas públicas para criar condições para que essas famílias tenham um futuro melhor e adquiram a sua independência, a sua autonomia. É assim que estamos fortalecendo essas comunidades que, por muitos anos, foram negligenciadas pelo poder público”. . Dividindo esperança . Marlon Botão disse, ainda, que a sua atuação dentro das comunidades tem o objetivo de dividir esperança.
“Eu sei que muitas vezes, por causa das dificuldades da vida, do dia a dia, essas famílias tendem a perder a esperança; não acreditam que é possível mudar a difícil realidade em que vivem. E a minha missão, diariamente dentro dos bairros, é provar a cada uma delas que isso não é verdade, que é possível, sim, a gente construir uma São Luís mais justa, humana e igualitária para todos”, disse.
“Temos mostrado isso não com discurso, mas com muito trabalho, levando equipamentos sociais para dentro dos bairros, atendimento médico, reforma de escolas e postos de saúde. E eu tenho fé que com esse trabalho, que deve ser de todos nós, em todas as esferas da sociedade, nós vamos conseguir construir uma São Luís digna para todos, em que todas as famílias vivem em condições adequadas, com seus direitos básicos assegurados. Nessa Páscoa, essa é a minha reflexão: se cada um fizer a sua parte, um futuro melhor para todos nós é possível”.
O parlamentar também afirmou que “se permite sonhar” por uma cidade desenvolvida, sustentável e com oportunidade para todos.
“Sou o vereador mais jovem da Câmara de São Luís, e, ao longo dos meus 23 anos de idade, eu me permito sonhar e vou continuar trabalhando muito para que São Luís seja uma cidade desenvolvida, sustentável e com oportunidade para todos”, disse.
“E, por todos os bairros que ando, eu divido essa esperança com as pessoas. Porque é com essa luta que nós vamos, sim, construir uma cidade mais justa e humana. E esse futuro, mais desenvolvido, sustentável e com oportunidade para todos, a gente constrói com o trabalho de agora”, finalizou Marlon Botão.