Após cobrança do vereador Marcial Lima, feira durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta quarta-feira (21), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) voltou a cobrar a taxa de licenciamento de veículo anual sem o reajuste de 85,09% que seria aplicado desde o último dia 19. Marcial Lima ainda questionou o percentual elevado aumento.
Por meio de uma indicação verbal, que é uma prerrogativa do vereador, Marcial Lima relatou a elevada quantidade de reclamações contra o reajuste da taxa de licenciamento cobrada pelo DETRAN-MA. Ele também informou que o sistema digital do órgão saiu do ar nos últimos dias, o que impediu que os contribuintes emitissem que os contribuintes emitissem os boletos para pagamento ainda com o valor antigo
Marcial Lima cobrou do DETRAN-MA explicação para a pane em seu sistema informatizado, que prejudicou milhares de pessoas que tentaram pagar a taxa de licenciamento veicular antes da incidência do reajuste. O vereador condenou o percentual do aumento definido pelo órgão, argumentando que nenhum setor da economia e nenhum trabalhador do Brasil obteve um ganho dessa envergadura.
Por meio de nota, o DETRAN-MA comunicou que por causa da pane em seu sistema, a taxa de licenciamento será cobrada sem reajuste até o dia 29 deste mês. O órgão alegou, ainda, que o percentual de aumento aplicado está abaixo do índice inflacionário registrado nos últimos nove anos, período em que a taxa não teve o seu valor alterado.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Marcial Lima.
Abáixo, a nota do DETRAN-MA: